1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ajuda a instalar narrator em português no Vista

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Metro, 3 de Agosto de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 5600)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O problema é o seguinte. Tenho aqui um portátil acer de um amigo que está praticamente cego e que precisava do narrator a funcionar. Colocar a funcionar eu consigo o meu problema é que ele diz para descarregar a versão em portuguêse e não faço ideia de como se faz. Nunca ter mexido praticamente no Vista também não me está a ajudar muito :)

O portátil já trazia o Vista em Português e eu gostava de o poder ajudar.

Alguém sabe o que fazer? O narrator está em Inglês e o Vista em português e o ideal era ter uma voz com uma dicção mais parecida com a nossa.

Obrigado desde já.

2. Skyflier

Skyflier Power Member

Estás a usar o Hal?

Ou é a voz original do Vista?

3. Metro

Staff Member

No narrator só tem a opção da Anna que é em inglês.

Farto de pesquisar no google como é que se instalam mais vozes e outros idiomas como sugere na janela que aparece sempre mas não faço ideia como se faz.

Não sei o que é o Hal.

4. Skyflier

Skyflier Power Member

O Hal é o programa com que eu costumo trabalhar, é um sintetizador de voz que trabalha em conjunto com o SAM. Com esse é que obtens as vozes em português, acontece é que é pago e a sua acessibilidade é um pouco complicada.

É isto http://netin.ese.ipcb.pt/kit/Programas%20CD/ATs/ElectroSertec/Website/produtos/hal.htm

E penso que, e podes dizer ao teu amigo que possivelmente pela ACAPO é capaz de arranjar o HAL gratuitamente.

Última edição: 3 de Agosto de 2008
  5. Metro

Staff Member

Muito obrigado.

Vou dizer-lhe isso a ver realmente se a ACAPO lhe pode arranjar o programa. Não me parece que ele possa mesmo comprar o programa.

Pelo que vejo não aparece referência ao Vista. Eu não me queria meter a instalar o XP neste portátil sem saber se consigo instalar tudo o que é drivers.

Se alguém souber instalar vozes para o narrator como ele pede numa janela de texto mas que eu não consigo descobbrir como se faz era excelente.

6. Skyflier

Skyflier Power Member

O HAL funciona no Vista em modo de compatibilidade Windows XP. De qualquer das formas penso que o SAM ou o SAPI funcionem no Vista.

Pois olha penso que não há mais vozes para o narrator do Windows, podes ver aqui

É incrível como é que um programa tão importante como o HAL custa no mínimo 700€.

EDIT: Olha a Dolphin está a disponibilizar uma versão trial de 30 dias do HAL em Português na versão 8. Certamente que é compatível com o Vista. Basta ires aqui.

Última edição: 3 de Agosto de 2008
  7. Metro

Staff Member

Seguindo o link que colocaste realmente a unica voz que aparece é o da Anna. Mas é estranho não ter mais nenhuma voz disponível. nem que fosse em Chinês.

Realmente não estou a ver como se pode resolver isto :(

Vou explorar a opção da ACAPO a ver.

É realmente chato que o Vista por default não traga nada melhor em termos de Acessibilidade. Não é algo que tenhamos que conviver diariamente a maioria de nós mas por ser uma minoria é que deveria haver estas ferramentas gratuitamente :(

8. Skyflier

Skyflier Power Member

É verdade e antes do Windows XP nem voz havia. Ainda me lembro no Windows 98 em que se tinha que usar o Orpheus com umas vozes foleiras que não se percebia nada. Agora o HAL já evolui e tem vozes normais e bem percebíveis. Se não me engano é uma que se chama "Madalena" e outra que é o "Pedro", são estas as duas vozes em PT presentes no HAL. Experimenta essa versão trial no PC dele e assim ele pode tentar habituar-se também ao programa que para mim é o melhor neste ramo de software.

9. Metro

Staff Member

Mais uma vez obrigado.

10. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

O narrador do vista não vale nada!
    Questão: Hal é sigla para quê?

Cumprimentos,
    :kfold:

11. Skyflier

Skyflier Power Member

Penso que não é para nada é mesmo um nome que a Dolphin deu ao programa.

12. Beware

Beware What is folding?

:p Pois, pelo que vi no site também me pareceu, a não ser que seja em homenagem a alguém (se fosse Hall) ou estrela ou outra coisa!!

Abraço

Partilhar esta Página