ajuda a interpretar valores de teste á linha

TeckMaster2

Power Member
boas pessoal, eu como muitos por aqui estou com problemas com a a sapo desde a migração , neste momento estou mo meio de uma "guerra" de mails com o suporte da sapo, já passei a faze de ofertas de trafego e estou já na fase de me pedirem para fazer ums simples testes a linha.

já dei a volta pela casa, parece tudo bem, já fiz o que mandaram, desligar telefones filtros tudo, enfim testei toudas as conbinações possiveis por aqui.

estou inteiramente convencido que o problema é exterior á minha casa.

apesar de estar a usar um linksys wag300n voltei a ligar o speedtouch 516v6 da sapo para testar umas coisas e obti sempre estes valores em todos os testes :

tudoligado.png



como podem ver a linha de upload está boa de saude e recomendasse mas apesar de não saber interpretar muito bem estes valores é obvio para mim que algo de muito errado se passa com o download.


Alguem por aqui podia-me ajudar a interpretar estes valores? especialmente o download que tem uma atenuação de 47 o que não me parece nada normal.

qual é a vossa opinião sobre isto ?

nota: mesmo com uma atenuação deste tamanho a linha já chegou a ter quase 8 megas de download, o que tenho verificado é que com o tempo a velocidade de download da linha vai diminuindo, de á umas semanas para cá já passou de 7,7 megas para 5.3 megas .
 
Última edição:
eu tb tenho andado com probs,so nao me deu ainda na cabeça mandar mail para a sapo.já agr aproveito e ponho aqui tb o meu screenshot.

 
TeckMaster2: Para além da atenuação alta, o teu noise margin é quase 10. Esse valor diminui quando a velocidade de sincronismo aumenta, e pode tornar a linha instável abaixo dos 10db. por isso mesmo que a atenuação fosse baixa, esse valor tb não ajuda.

Quanto à atenuação alta, ou é devido à distância à central, ou à instalação. experimenta desligar todos os telefones, e ligar o modem na primeira tomada da casa para ver se o valor diminui um pouco.

o problema é q o sapo não mete também o pessoal em ADSL2+, isso iria ajudar muita gente... nem no centro de lisboa tenho adsl2+ :/

xMAXx: esse valor de sincronismo de download, por não ser um valor certo, pode indicar que estás a ter problemas em sincronizar. podes tentar pedir para te baixarem a velocidade de download, ou tentar um truque qq que se usa com o dmt e que encontras por aí no forum, para forçar o sincronismo a velocidades mais baixas.
 
Última edição:
Boas. E o que pode influenciar o Noise Margin ?
Código:
SNR Margin 16 15
Line attenuation 19 10
Data Rate 4096 256
o noise margin, como o nome indica, é uma margem, e é aconselhado que seja superior a 10db, embora o limite dos limites seja 6db. sempre que sincronizas a uma velocidade mais alta, essa margem diminui, sendo esse um dos factores que impede várias migrações.

fora isso, esta definição explica o que é:
Noise may be defined as the combination of unwanted interfering signal sources whether it comes from crosstalk, radio frequency interference, distortion, or random signals created by thermal energy. Noise impairs the detection of the smallest analog levels which may be resolved within the demodulator. The noise level along with the maximum clip level of an analog signal path set the available amplitude dynamic range.

The maximum data rate of a modem is limited by the available frequency range (bandwidth) and signal-to-noise ratio (SNR) which is amplitude dynamic range. If more of either is available, more bits may be transferred per second. In an audio analogy, the better (higher) the signal-to-noise ratio is, the easier it is to 'hear' the desired signal above the noise. The same principle applies here. The better the margin (the difference between the signal and the noise) the easier it is for your modem to pick out the DSL signal from the background noise.
@ http://www.dslreports.com/faq/691

jnightz: http://dmt.mhilfe.de/ -> atenção que existem várias versões para vários routers, mas não há versões para todos os routers.
 
Mostra aí os erros de CRC, dá sempre jeito!

A tua margem de ruído, que não é bem a mesma coisa que a relação sinal/ruído - SNR - na gama de download não é de facto a mais famosa. Mas se for estável é um bom compromisso, no entanto convêm fazer um "log" de 24H e checkar os erros de CRC + margem de ruído.
 
Back
Topo