1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda a interpretar valores de teste á linha

Discussão em 'ISPs' iniciada por TeckMaster2, 15 de Abril de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1192)

1. TeckMaster2

TeckMaster2 Power Member

boas pessoal, eu como muitos por aqui estou com problemas com a a sapo desde a migração , neste momento estou mo meio de uma "guerra" de mails com o suporte da sapo, já passei a faze de ofertas de trafego e estou já na fase de me pedirem para fazer ums simples testes a linha.

já dei a volta pela casa, parece tudo bem, já fiz o que mandaram, desligar telefones filtros tudo, enfim testei toudas as conbinações possiveis por aqui.

estou inteiramente convencido que o problema é exterior á minha casa.

apesar de estar a usar um linksys wag300n voltei a ligar o speedtouch 516v6 da sapo para testar umas coisas e obti sempre estes valores em todos os testes :

como podem ver a linha de upload está boa de saude e recomendasse mas apesar de não saber interpretar muito bem estes valores é obvio para mim que algo de muito errado se passa com o download.

Alguem por aqui podia-me ajudar a interpretar estes valores? especialmente o download que tem uma atenuação de 47 o que não me parece nada normal.

qual é a vossa opinião sobre isto ?

nota: mesmo com uma atenuação deste tamanho a linha já chegou a ter quase 8 megas de download, o que tenho verificado é que com o tempo a velocidade de download da linha vai diminuindo, de á umas semanas para cá já passou de 7,7 megas para 5.3 megas .

Última edição: 15 de Abril de 2007
  2. xMAXx

xMAXx Power Member

eu tb tenho andado com probs,so nao me deu ainda na cabeça mandar mail para a sapo.já agr aproveito e ponho aqui tb o meu screenshot.

3. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

TeckMaster2: Para além da atenuação alta, o teu noise margin é quase 10. Esse valor diminui quando a velocidade de sincronismo aumenta, e pode tornar a linha instável abaixo dos 10db. por isso mesmo que a atenuação fosse baixa, esse valor tb não ajuda.

Quanto à atenuação alta, ou é devido à distância à central, ou à instalação. experimenta desligar todos os telefones, e ligar o modem na primeira tomada da casa para ver se o valor diminui um pouco.

o problema é q o sapo não mete também o pessoal em ADSL2+, isso iria ajudar muita gente... nem no centro de lisboa tenho adsl2+ :/

xMAXx: esse valor de sincronismo de download, por não ser um valor certo, pode indicar que estás a ter problemas em sincronizar. podes tentar pedir para te baixarem a velocidade de download, ou tentar um truque qq que se usa com o dmt e que encontras por aí no forum, para forçar o sincronismo a velocidades mais baixas.

Última edição: 15 de Abril de 2007
  4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. E o que pode influenciar o Noise Margin ?
    Código:
    SNR Margin 16 15
    Line attenuation 19 10
    Data Rate 4096 256

5. jnightz

jnightz Power Member

Que programa é esse? Onde se pode sacar?

6. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

o noise margin, como o nome indica, é uma margem, e é aconselhado que seja superior a 10db, embora o limite dos limites seja 6db. sempre que sincronizas a uma velocidade mais alta, essa margem diminui, sendo esse um dos factores que impede várias migrações.

fora isso, esta definição explica o que é:
    @ http://www.dslreports.com/faq/691

jnightz: http://dmt.mhilfe.de/ -> atenção que existem várias versões para vários routers, mas não há versões para todos os routers.

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

thanks pela info :)

8. HaTrED

HaTrED Colaborador
    Staff Member

Mostra aí os erros de CRC, dá sempre jeito!

A tua margem de ruído, que não é bem a mesma coisa que a relação sinal/ruído - SNR - na gama de download não é de facto a mais famosa. Mas se for estável é um bom compromisso, no entanto convêm fazer um "log" de 24H e checkar os erros de CRC + margem de ruído.

Partilhar esta Página