Ajuda a ligar a rede wireless!!!

[ThunderS]

Power Member
Boas pessoal. Venho então solicitar a vossa ajuda para o seguinte:

Quero comprar um router wireless para partilhar a ligação netcabo por 1 Desktop e 2 portáteis da HP Pavilion.

Ora bem, agora colocam-se as questões:


1 - Qual o router que aconselham??

2 - Para os portáteis não preciso de comprar receptores, basta ligar a função wireless, certo?

3 - Para o desktop já vou precisar de comprar um receptor certo? qual comprar?

4 - Há algum router que permita ambas as ligações (cabo e wireless)? uma vez que o desktop está ligado neste momento directamente ao modem?

5 - A nivel de configurações, os portateis têm o Vista e o desktop o XP, é fácil configurar?

6 - A nivel de protecção pelo que tenho lido aqui pelo forum, convem restringuir o acesso exclusivo aos MAC´s dos 3 computadores, e activar o WEP (ou algo assim) certo?


Agradeço as vossas respostas e se alguém tiver algum importante a dizer (por mais que ache básico ou problema simples) agradeço que diga, uma vez que não só nunca trabalhei com o Vista, nem com redes wirelesses.
 
Última edição:
Explicação meio básica

1- Router para netcabo prefiro que alguém que tenha cabo te aconselhe
2- Sim
3- Sim, pen usb wifi ou uma placa interna de rede wifi, valores a rondar os 20€
4- Sim, praticamente todos os routers têm 4 entradas para cabo (lan) mas nem todos sao wireless.
Podes ver o diagrama deste router por exemplo e as opções que poderias ligar asus wl500g.
http://images10.newegg.com/UploadFilesForNewegg/itemintelligence/Asus/33-320-008/33-320-008.bmp

5-Sim em principio não tens grande dificuldade de configuração, se definires no router com ip dinâmico (dhcp) e bem configurado basta ligares o cabo de rede(pc) para teres rede, configurando a rede wireless no router, em seguida nos portateis quando fazes a pesquisa de redes sem fios deverá aparecer a tua rede.

6-Sim tens vários tipos de protecções aconselho a wikipedia e mesmo aqui o forum com uma pesquisa, podes esconder o id da tua rede wireless, limitar certos mac address e encriptação wpa, wep.
 
Kamipt, obrigado pela resposta =)

Enquanto aguardava respostas já vi por ai um tutorial que me irá ajudar a configurar.

No entanto surgiram-me outras duvidas, os portáteis têm norma n, será compativel com routers de norma g por exemplo? ou será melhor comprar um router com norma n que já deverá aceitar as normas anteriores?

Quanto ao router, é que se suportasse uma entrada por cabo, poupava o dinheiro no receptor, mas secalhar a diferença de dinheiro de um router que aceite as 2 ligações é mais cara que comprar o receptor.

EDIT: Ninguém responde? vá lá pessoal.. preciso mm de saber e comprar um router.
 
Última edição:
Depois das 18h já é complicado responder pelo menos da minha parte.

Os norma N são compativeis com as normas anteriores.
Como te disse dificilmente achas um router à venda sem pelo menos 4 entradas cabo, a única questão é se queres ter fios a passar ou não, no entanto fios são sempre mais estáveis
 
Todos os routers wireless, salvo raras excepções, trazem pelo menos 4 entradas ethernet (fio) e depois permitem diversos computadores wireless... Aliás, é aconselhavel que haja sempre um computador ligado por cabo...


Cumps
 
Ok, obrigado pelas respostas. já comprei o router:

Belkin N Wireless router.

Mas agora estou para aqui com umas lutas estranhas... tento aceder ao router pelo respectivo ip e não o encontra...

Não estou a ver o que é necessário... embora este router tb tenha uma entrada ADSL (coisa que não dizia na caixa, pq eu queria um router apenas, mas como a diferença de preços para um modem/router era de 20€, trouxe este, embora este não dissesse q era modem ADSL, ao contrário do outro que lá estava.)

Tentei cololar o cd do modem/router mas diz-me que não fiz os passos necessários... será que isto só worka tendo mesmo ADSL?? ou tenho de ir trocar isto por um apenas de router?

EDIT: http://catalog.belkin.com/IWCatProductPage.process?Product_Id=372043#

Vá lá pessoal, ajudem lá, principalmente quem tiver um router destes sff. Preciso mm de saber se isto apenas funciona com ligação ADSL!!



EDIT2: bem afinal era ADSL e já troquei e já está tudo ok =) tks na mm.
 
Última edição:
Estou a tentar aceder à rede wireless a partir do portátil... mas agora pede-me uma password e um username... e não sei qual é nem onde está isso nas configurações do router... Alguém me ajuda plz?
 
O site da belkin pareceu-me um pouco confuso para achar o manual mas se não tens http://belkin.httpsvc.vitalstreamcdn.com/belkin_vitalstream_com/support/dl/f5d8233-4_v1_manual.pdf

Ele parece ter nos leds a informação se estás com a wireless configurada e se está protegida (pag 11):

A. Wireless Security
OFF Wireless security is off
Solid Blue Wireless security is on

B. Wireless-Computer Status
OFF Wireless computer is not present
Solid Blue Wireless computer is connected to
the Router
Blinking Amber Problem with wireless computer
connecting properly to the Router


Se ainda não acedeste ao ip, é o 192.168.2.1 password não tem é só clicar no submit.

A partir da pagina 41 tens a configuração wireless.
 
O site da belkin pareceu-me um pouco confuso para achar o manual mas se não tens http://belkin.httpsvc.vitalstreamcdn.com/belkin_vitalstream_com/support/dl/f5d8233-4_v1_manual.pdf

Ele parece ter nos leds a informação se estás com a wireless configurada e se está protegida (pag 11):

A. Wireless Security
OFF Wireless security is off
Solid Blue Wireless security is on

B. Wireless-Computer Status
OFF Wireless computer is not present
Solid Blue Wireless computer is connected to
the Router
Blinking Amber Problem with wireless computer
connecting properly to the Router


Se ainda não acedeste ao ip, é o 192.168.2.1 password não tem é só clicar no submit.

A partir da pagina 41 tens a configuração wireless.

Obrigadão amigo.. de facto nao tinha o manual.. isto é tudo a poupar e já nem manuais metem dentro dos equipamentos.. é possível que exista um pdf perdido para dentro do cd que eles mandam.. enfim. Mas já está tudo a bombar, tb tive o auxilio de um membro aqui do forum pelo MSN, senão ainda amanhã andava á luta.

Tks =) :x2:
 
Back
Topo