Ajuda a modificar a alimentação de um hub usb

Sylix

Power Member
Comprei um teclado numérico que trás um hub usb, mas ele só aguenta alimentar coisas de baixo consumo como pen's. Eu como precisava de mais alimentação pensei que bastaria desoldar os fios da alimentação e solda-los a um transformador externo. Assim fiz...agora tudo o que ligo, liga-se mas transferência de dados nada!Nem reconhecer, nada, apenas liga-se. O que me parece é que o hub tenha algum tipo de sensor em como reconheça que esta a passar energia quando algum usb está ligado mas como quebrei as ligações...népia. Já tentei ligar os 5v do pcb do hub directo para o ground mas o hub e teclado desliga-se e da uma mensagem de erro no windows a dizer overpowered ou algo assim.

Pergunto se existe alguma maneira de contornar este problema?
Obg
 
...Já tentei ligar os 5v do pcb do hub directo para o ground ...

Depois de cometeres um erro gravíssimo como este, curto-circuitar a alimentação, não me parece boa ideia continuares a inventar, ou ainda cabas sem HUB, teclado e PC.

Compra um HUB capaz de fornecer ao dispositivo a quantidade de corrente que ele necessite, ou liga-o com cabo directo ao PC que é o melhor, já que pelos vistos as necessidades energéticas são algo elevadas para ainda andar depois a distribuir por várias portas de 1 HUB, a corrente que vem apenas de uma porta USB do PC. Mas, sim!... eu percebi que era por causa disso que lhe estavas a tentar ligar um transformador, mas como também percebi que não sabes bem o que andas a fazer prefiro não arriscar a propor mais artistices que venham a ser mal interpretadas e acabem por resultar funestas para o hardware ou potencialmente perigosas para a saúde.
Já agora, estamos a falar de ligar o quê ao HUB? E qual a quantidade de corrente que isso necessita?

Abraço

PS: Pronto... vou arriscar...
Há certamente outras possibilidades, mas esta foi a que me ocorreu:

usbexternalpower.gif


Do lado esquerdo temos o HUB, e do lado direito o equipamento que pretendes ligar na porta USB do HUB.
Talvez o melhor fosse construir o que apresento no esquema, sob a forma de um adaptador, em vez de andar a mexer no HUB (ou teclado que o integra), até porque não deve haver muito espaço.
A ideia de colocar uma resistência e um LED em série, (podia-se colocar apenas uma resistência de 1K, por exemplo) é obrigar o HUB a "ver" uma carga a consumir corrente na linha de alimentação. As restantes 3 linhas, dados e massa, passam directas para o lado do dispositivo a ligar, mas a linha de alimentação dos 5v tem que ser interrompida, "para não haver confusões". Os 5v vindos da alimentação alternativa externa, são então "injectados" do lado da carga, ou seja, no dispositvo que se pretende ligar ao HUB. Claro que o terminal negativo dessa alimentação será ligado na linha GND. Chamo a atenção para o facto de ser bom garantir que a alimentção externa a usar seja mesmo de 5v. Claro que mais ou menos 0.1v ou 0.2v não será crítico, mas não acredites em transformadores baratos que vê marcados com 5v à saída e depois se os medes apresentam um valor muito distinto. É que o equipamento que vais ligar pode não gostar de levar com 7 ou 8v. Se pretendes usar uma alimentação que não tem os 5v regulados, então é melhor complicar um bocado mais o esquema que apresento e incluir nele um regulador de tensão do tipo 7805, o que já te deixa à vontade para ligar transformadores baratuchos capazes de fornecer algo entre 7.5v a 18v DC. Se for esse o caso diz, que posso fazer o esquema para isso.
Desculpa se anteriormente fui indelicado, mas fiquei em estado de choque. LOL
Se o teu HUB sobreviveu com o que lhe fizeste, é porque o pessoal que projectou o controlador USB do teu HUB o dotou de protecção contra curto circuitos e isso impediu o seppuku (suicídio) a que o estavas a induzir. Só que ele não foi nessa, renegou a ordem do mestre e virou Ronin. LOL
Abraço
 
Última edição:
Ok era o que eu pensava mas realmente não percebo de electronica. Vou exprimentar e depois digo se funcionou. O que quero ligar é um teclado midi que consome cerca de 300mA.
Obrigado pela ajuda :)
 
Não consegui por a funcionar, infelizmente. O led acende e esta tudo bem mas continua a não detectar. Tenho ligado um pouco diferente desse esquema tb...
usbexternalpower1.gif


Existe problema em não existir um ground comum?
Obrigado pela paciência:D
 
Back
Topo