1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda a pensar na criaçao de um site

Discussão em 'Web Development' iniciada por Inoculado, 31 de Julho de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 714)

1. Inoculado

Inoculado Power Member

Boas ,

Venho aqui mais uma vez colocar vos uma questao .
    quero que me ajudem a pensar em como actuar e quais alternativas que possuo.

um amigo meu ,pediu me ja ha bastante tempo para lhe construir um site ao que ele pudesse aceder ,fora de casa ,o site iria correr no pc dele ,e assim ele podia consultar documentos nele inseridos.

requisitos ,

um menu ,(lateral) a apresentar um lista das categorias de ficheiros ,dos assuntos q trata
    ex.
    Direito Penal
    Direito Constitucional
    Direito Administrativo
    Direito do trabalho
    Direito Tributario
    Jurisprudencia

e outros temas mais ,à parte destes

Estes ficheiros devem se encontrar em diferentes directorias ,isto é uma das minhas dores de cabeça ,pq como explico a frente n sei se deve usar uma base de dados nele

clicando em cada lista apresenta uma tabela com os ficheiros nessa categoria

poder vizualizar o conteudo que estara em texto simples ou pdf ,imagem ... tambem a possibilidade de efectuar o download dos ficheiros (acrescento eu).

proteçao dos dados atraves de login .

2º ponto
    Linguagens de programaçao de que disponho conhecimentos ,PHP ,MYSQL ,Javascript ,HTML
    Tenho algumas duvidas ,se criar uma base de dados vou ter o trabalho adicional de a preencher ,e nunca mexi com directorios de ficheiros alem de imagens na base de dados.
    Nao sei o q sera melhor criar uma DB ou trabalhar com php (scan_dir ,open_dir) para procurar nesses directorios.
    Outra coisa que me intriga é o facto de nem saber ao certo a extensao dos ficheiros e apresenta los no navegador ,para possibilitar a leitura

Ajudem me a pensar ,
    Obrigado a todos

Última edição: 31 de Julho de 2008
  2. Midao

Midao Power Member

O que queres dizer com isto aqui em cima mencionado?

Relativamente ao resto aconselho-te talvez consultares alguns CMS que possibilitam a criação do site e terás muitos menos problemas pois pelo que parece existe por aí algumas dúvidas e muitas indecisões.

3. Frapp_girl

Frapp_girl Power Member

Um site supostamente deve correr em qualquer pc ou será que querias dizer que só ele teria acesso a certos conteúdos desse site?

4. MPalhas

MPalhas Power Member

ele deve querer dizer que o site estará alojado no pc dele.
    uma espécie de página privada para poder aceder facilmente aos documentos a partir de qualquer sitio

se estás com duvidas sobre como fazer, e o objectivo é apenas ele ter uma maneira segura de aceder aos seus documentos via online, sugeria-te que usasses um CMS. assim fica garantido que o sistema de login (bem como tudo o resto) é suficientemente seguro, e não precisas de estar a reinventar a roda para uma coisa tão simples

mas se quiseres fazer tu próprio, o que me parece que queres é criar uma espécie de Windows Explorer via browser, de maneira a que se possa navegar e criar pastas, organizando a informação.
    neste caso não sei se será tão necessária a base de dados, porque servirá apenas para guardar os dados de login

5. Inoculado

Inoculado Power Member

exactamente ,eu nem percebi a tua questao midao ,quanto mais tu perceberes a minha .quando instalamos um servidor no pc ele adquire algumas funcionalidades q nos permite correr paginas web ,é um fenomeno estranho para alguns.

percebo a medida q vou avançado n materia q as minhas questoes devem se a uma lacuna no conhecimento profundo ou falta dele das linguagens de programaçao .
    pq se eu avançar mais um pouquinho encontro uma forma muito capaz de alcançar aquilo q pretendo mas q desconhecia como foi o caso de xml que me dei agora conta ,quase ou nenhum conhecimento tinha ainda desta materia

pretendo msm criar um site com um design apelativo ,sou totalmente capaz de introduzir um sistema de login "seguro" ,n me julguem tao mal . alem disso n sou fa de cms ,sou um auto didata gosto de fazer eu mesmo

Mpalhas ,n sei se percebi bem ,mas a criaçao de directorios pode ele criar por ftp a distancia ou aquando em casa no servidor ou de qualquer outra forma ,é um site simples basico o q me intriga é como ele quer aceder aos ficheiros nas diferentes pastas espalhadas pelo HD sabe se la onde ,
    torna se complicado para mim ,quando ele me explica como quer que as coisas funcionem e como devem ser conduzidas para q tal aconteça so q erra porque n tem conhecimento de como as coisas sao feitas realmente ,

de resto obrigado pelas qustoes e respostas

Última edição: 2 de Agosto de 2008
  6. svr

svr Power Member

Uma sugestão se é apenas para aceder aos proprios documentos, dá uma vista de olha no eyeOS, basta procurares no Google.
    Cumprimentos.

7. Inoculado

Inoculado Power Member

8. Pelo que percebi, a necessidade do teu amigo passa por poder aceder (em qualquer lado) a ficheiros no disco rígido do pc de casa/escritório.

Não precisas de criar um site para isso, configurares um remote desktop é o ideal.

Não te esqueças é de uma coisa, independentemente da solução que optares, se os ficheiros a serem acedidos forem grandes, vai demorar algum tempo a abrir. Provavelmente a internet que o teu amigo tem em casa tem pouca largura de banda no upload, que limita o download de quem pretente aceder.

9. Inoculado

Inoculado Power Member

exactamente ,tens razao ,obvio
    mas a ideia ainda passa por ser um site ,para futuros upgrades

Partilhar esta Página