Ajuda a pôr RAM a 3600MHz

Skyl

What is folding?
Boas,

Completei uma build gaming há poucos meses e no início liguei o XMP e as memórias trabalharam a 3600MHz até descobrir que os resets que andava a sofrer pararam quando descativei o XMP.

Como percebo pouco de OC, venho pedir vossa ajuda para tentar pôr a 3600MHz estável (sem restarts). O meu PC é composto pelo seguinte:

2hpV6cK.png


Reparei agora que no Speccy que na memória aparece @ 1333MHz (20-19-19-43), supostamente deveria ser CL16... nos sticks tem escrito 16-18-18-38 e tudo, ou o CL16 é só aos 3600MHz?

Obrigado
 
UP, alguém me pode dar uma ajuda?

Se por acaso tentar alterar as settings das memórias (já tentei pôr igual ao que diz no rótulo das memórias, voltagem e tudo) e além de não ficar nos 3600MHz, o som fica "crackling", tipo com chuva. Se meter em default settings fica normal...
 
Antes de mexeres nas voltagens, verifica se tens a última BIOS para a tua board. Recentemente houve melhorias na estabilidade do XMP e de overclocks de memória para todas as boards AMD.
 
Há estes 2 a seguir à versão que tenho actualmente, a Beta penso que não é muito recomendado instalar por ser Beta, agora a 7C56v15 acham que possa melhorar baseado nessa descrição?

uZp1jft.png
 
Ok, talvez já tenhas a atualização que melhorou a estabilidade da RAM, mas poderá ajudar atualizar para a última estável (não beta), especialmente porque tens um 5600X e ainda vão havendo melhorias para as CPU Zen 3, portanto mal não fará. Se continuar na mesma, então tenta a solução do outro user.
 
Obrigado @cerjiuh e @Spider-Vice segui ambas as vossas propostas e aparentemente está ok, atualizei a BIOS para a mais recente nonBeta, activei XMP, alterei de 3600 para 3533 a 1.4V e aparentemente o problema que tinha com o som já não tenho mais, tive a jogar durante uns míseros 5 minutos no FS2020 e não houve crashes/resets, deixar ficar assim a ver se está realmente estável. ;)
 
Back
Topo