Ajuda a traduzir o site oficial do Folding para Português

Então neste caso o que está em inglês é para traduzir?

é que como está tanta coisa já feita e ainda não actualizada gera alguma confusão.
 
Traduzido Networking problems


[FONT=&quot]Problemas de rede/configuração da rede

[/FONT]
[FONT=&quot]O meu cliente (Folding@Home) foi assignado ao endereço IP 0.0.0.0. Existe algum problema?

[/FONT]
[FONT=&quot]Frequentemente/de tempo em tempo, podemos não ter nenhum trabalho necessário para determinada plataforma.[/FONT]
[FONT=&quot]Quando isto acontece não vos iremos fornecer trabalho em duplicado que não e realmente necessário.[/FONT]
[FONT=&quot]Preferimos desta forma ter clientes em espera/idle, ou a procurar por outros trabalhos necessários/novos trabalhos do que ficarem ocupados com trabalhos/funções que não são necessárias serem completas. Apesar do teu computador poder ocasionalmente ficar algum tempo em espera/idle, nós ainda valorizamos o teu donativo.[/FONT]
[FONT=&quot]Se verificares que a situação persiste por um período bastante longo, verificar ou pede ajuda junto do Fórum porque isso não é muito normal.[/FONT]

[FONT=&quot]Tenho Um modem; posso usar o Folding@Home?[/FONT]
[FONT=&quot]Sim. Ele pode ser configurado para fazer marcação automática ao ligar, ou aguardar até conectar/ter conexão.[/FONT]
[FONT=&quot]Pode existir/haver alguns problemas/incompatibilidade entre alguns modems e a versão do protector de ecrã/sreensaver. Se verificares algum problema ou incompatibilidade usa a versão da consola do Folding@Home.[/FONT]

[FONT=&quot]Estou por detrás de uma Firewall. Posso usar o Folding@Home?[/FONT]
[FONT=&quot]Sim. Por favor verifica as configurações da firewall ou servidor Proxy no painel de configuração.[/FONT]
[FONT=&quot]Podes chegar ao painel de configuração carregando com o botão direito no modo de visualização gráfica ou clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas.[/FONT]



[FONT=&quot]As opções separadas por / estão lá porque apesar de estarem ambas correctas, pode preferir uma em vez da outra desta forma é só escolher a que melhor se enquadra no pretendido.[/FONT]

Já está no local.

Excelente a ideia de colocar / para ver como ficava melhor. Facilita imenso :)
 
A traduzir Project Details, Big Picture.

Alguem pode postar o que falta?

Estou kind of lost in here

Abraços

Tudo o que neste site ainda tiver a ingles e para traduzir:

http://folding.stanford.edu/Portuguese/FAQ

P.S: o Project Details ja foi anteriormente traduzida desta forma vou procurar algo que ainda nao tenha sido traduzido.

Metro dai a minha ideia de colocar uma indicação na thread principal com o que ja teria sido traduzido porque ao longo desta thread ja a coisas traduzidas que ainda nao foram colocadas no site.
 
Última edição:
Estou a traduzir a FAQ-v6 (en, pt). Vou traduzir diractamente no site, visto que é uma página à parte.

#EDIT: Tradução feita e já disponível na página.
 
Última edição:
Aos poucos irei actualizando este tópico tendo em conta o que ja se encontra traduzido/vai ser traduzido, desta forma é mais fácil ter uma ideia do andamento do projecto.

Os meus agradecimentos ao Syk3r e ao Psycop pois grande parte foi traduzida por elee(tópicos gerais) o resto fui acrescentando e corrigindo.


Detalhes do projecto, algumas noções

O que é o Folding@home? O que é o enrolamento de proteínas?


Folding@Home é um projecto de computação distribuída, que simplificando, estuda o enrolamento, enrolamento incorrecto/indevido de proteínas. O enrolamento de proteínas é explicado em mais detalhe/com mais detalhe na secção/área científica.

O que é a Computação Distribuída?

A computação distribuída é um método de processamento em que diferentes partes de um programa ou de diferentes porções de dados, são processados por dois ou mais computadores
em comunicação entre eles por rede ou através da Internet.

Quem detém/é dono dos resultados?
O que lhes acontece?

Ao contrário de outros projectos de computação distribuída, o Folding@home é dirigido por uma instituição académica (especificamente, o Pande Group do departamento de química da Universidade de Stanford), que é uma organização sem lucros dedicada à pesquisa científica e à educação. Não iremos vender os dados ou fazer dinheiro com eles.

Iremos ainda cada vez mais divulgar os dados para outros usarem. Em particular, os resultados do Folding@home vão ser disponibilizados a vários níveis. Mais importante, as analises das simulações irão ser enviadas para revistas cientificas para publicação e esses artigos irão posteriormente ser publicados no site. Depois da publicação, os dados brutos estarão disponíveis para todos, incluindo outros pesquisadores, aqui neste site.

Como posso ver quantas outras pessoas estão a participar?

Nós temos vários tipos de estatísticas de utilizadores e trabalho concluído na secção de Estatísticas. Pode ver as suas estatísticas individuais, da sua equipa e uma estatística geral. Veja também as secções de Resultados e Prémios.

Porque não divulgam o código fonte?


A maior parte das partes do FAH são publicas, como é o caso o código fonte de Tinker e Gromacs- Ao contrário de muitos projectos, a maior preocupação não é a funcionalidade mas a integridade do projecto e divulgar o código fonte de maneira, de certa forma, permitira que as pessoas pudessem reverter o processo e forjar resultados que tornariam todo o projecto inútil.
Contudo, frisamos que uma vasta maioria de código é já open source. Temos um FAQ sobre Open Source com mais detalhes.

O que completou o projecto até agora?

Tem-nos sido possível enrolar várias proteínas no intervalo de 5-10 micro-segundos com validação experimental. Isto é fundamental acerca de trabalho prévio. Jornais científicos com os nossos resultados podem ser encontrados da secção Resultados. Estamos agora a encaminhar-nos para outra proteínas importantes e usadas no estudo de enrolamento de biologia estrutural, assim como proteínas relacionadas com doenças. Há muitos artigos em jornais de topo (Science, Nature, Nature Structural Biology, PNAS, JMB, etc) com resultados do FAH. Actualmente, o FAH já publicou mais resultados do que todos os outros grandes projectos de computação distribuída juntos!

Porque não usar apenas um super-computador?

Os super-computadores modernos são essencialmente clusters de centenas de processadores conectados por redes rápidas. A velocidade desses processadores é comparável (ou menor por vezes) às encontradas nos computadores pessoais (PC). Assim, se um algoritmo (como o nosso) não necessita de velocidade de rede, ira executar tão rápido num super-cluster como num super-computador. No entanto, a nossa aplicação não necessita das centenas de processadores existentes nos super-computadores actuais, mas de centenas de milhares de processadores. Logo, os cálculos executados pelo Folding@home não seriam possíveis por outros meios! Ainda, mesmo que nos dessem acesso exclusivo a todos os super-computadores do mundo, ainda teríamos menos ciclos de computação do que os efectuados com o cluster Folding@home. Isto é possível visto que os processadores do PC actuais são muito rápidos e existem centenas de milhares de PC em ‘espera’ pelo Mundo!

Posso usar o Folding@home numa máquina que não me pertence?

Por favor corre o cliente do Folding@home apenas em máquinas que possuas/tens ou que o administrador/dono te dê permissão para correr o nosso software. Qualquer outro uso do cliente Folding@Home viola/quebra as nossas regras/licença de utilização.

Quais são os requisitos mínimos?

Todos os computadores podem contribuir para o Folding@Home. Contudo, se o computador for lento (exemplo: computadores com 3 ou 4 anos) pode não ser rápido o suficiente para acabar a WU/Unidade de trabalho a tempo.


[FONT=&quot] Problemas de rede/configuração da rede

[/FONT]
O meu cliente (Folding@Home) foi assignado ao endereço IP 0.0.0.0. Existe algum problema?

Frequentemente/de tempo em tempo, podemos não ter nenhum trabalho necessário para determinada plataforma.
Quando isto acontece não vos iremos fornecer trabalho em duplicado que não e realmente necessário.
Preferimos desta forma ter clientes em espera/idle, ou a procurar por outros trabalhos necessários/novos trabalhos do que ficarem ocupados com trabalhos/funções que não são necessárias serem completas. Apesar do teu computador poder ocasionalmente ficar algum tempo em espera/idle, nós ainda valorizamos o teu donativo.
Se verificares que a situação persiste por um período bastante longo, verifica ou pede ajuda junto do Fórum porque isso não é muito normal.

Tenho um modem; posso usar o Folding@Home?

Sim. Ele pode ser configurado para fazer marcação automática ao ligar, ou aguardar até conectar/ter conexão.
Pode existir/haver alguns problemas/incompatibilidade entre alguns modems e a versão do protector de ecrã/sreensaver. Se verificares algum problema ou incompatibilidade usa a versão da consola do Folding@Home.

Estou por detrás de uma Firewall. Posso usar o Folding@Home?

Sim. Por favor verifica as configurações da firewall ou servidor Proxy no painel de configuração.
Podes chegar ao painel de configuração carregando com o botão direito no modo de visualização gráfica ou clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas.


Erros

O programa instalador/programa de instalação do Folding@home não faz nada.

Se está a tentar instalar o cliente gráfico do Windows ou Screensaver/Protector de ecrã, e vê “Setup is starting..” a aparecer numa janela pop-up, mas não acontece mais nada(nem sequer uma mensagem de erro),o problema deve-se ao facto da presença de mais de um ficheiro com o nome/denominado “setup.exe.” na pasta onde está o setup do FAH. Lembra-te que podes ter vários directórios temp/temporários, dependendo do sistema operativo. Renomeia/altera o nome, move, ou os ficheiros “setup.exe” a mais e não deves ter mais problemas

O Folding@home parece estranho (Windows) ou tem segfaults (Linux).

Folding@Home necessita do mínimo de 64Mb de memória. Algumas coisas estranhas podem ocorrer no Windows quando corre o cliente com menos memória, ou segfaults se estiver a correr o Linux com pouca memória.

O meu protector de ecrã/screen saver parece-se com um ecrã preto com pontos a voar.

Pensamos que conseguimos diagnosticar este problema. Parece que é causado por um monitor ou placa gráfica que não suporte 8bits de cor. Adicionalmente, encontrámos alguns problemas com drivers gráficas mais antigas. Se tiveres a ter algum problema, por favor certifica-te que tens as drivers mais recentes para a placa gráfica e drivers para OpenGL.

Tenho um erro do tipo "Network Recv Timeout" na consola (ou em scrlog.txt).


Se te aparece algo como…..

Deleting files IP = 171.64.122.81 Network Recv Timeout GetWork Failed

…então não te preocupes. Significa que o programa está com problemas a conectar ao servidor, e está a tentar ligar-se novamente. Temos alguns problemas com o servidor ocasionalmente, e os utilizadores podem ter o mesmo problema. Se o problema persistir por mais de um dia, experimentar reiniciar o programa, ou mesmo reinstala-lo. Para a versão de consola basta carregar no CTRL + C para sair graciosamente, e recomeçar de novo.(Nota: esta função foi recentemente adicionada, e pode não resultar na versão que tem/possui, e pode ter que a desligar recorrendo ao gestor de dispositivos).

Jogos em OpenGL não funcionam ou são minimizados quando estou a correr o cliente gráfico do Folding@home.


Jogos em OpenGL não funciona ou são minimizados quando estão a correr o cliente gráfico do FAH. Este é um problema/anomalia que pode ocorrer quando se corre o cliente gráfico do FAH e outro programa que utiliza o OpenGL, que na sua maioria são jogos. Esta anomalia/problema não está relacionada directamente com o cliente gráfico do FAH, mas sim, com o OpenGL que é utilizado no cliente gráfico do FAH, que não permite ser corrido mais do que uma aplicação simultaneamente/ao mesmo tempo.
Para resolver esta anomalia/problema tem que desinstalar a versão gráfica do FAH e utilizar apenas a versão da consola. Agradecimentos/Obrigado ao [Spectre] e ellroy80 por contribuírem para esta entrada na FAQ


Folding@home e Genome@home



O que é o Genome@home e como se relaciona com o Folding@home?

Genome@home foi outro projecto de computação distribuída do Laboratório do Grupo Pande/Pande Group lab. Em 15 de Abril de 2004 o projecto foi concluído, pode encontrar mais detalhes em http://genomeathome.stanford.edu

O objectivo do Genome@home é o design/desenho das proteínas e as suas aplicações. Uma das principais aplicações para a utilização do nosso estudo de design/desenho de proteínas é a criação de grandes bibliotecas referentes a sequências de proteínas, de certo modo “re-desenhar” ou “reverse-engeneering” um Genome/Genoma existente (dai o nome Genome@home).

Outra aplicação para o desenho/design das proteínas é para entender o porquê das proteínas enrolarem e porque é que elas são incorrectamente enroladas e desagregam-se. Esta é uma questão fundamental/central do Folding@home e directamente relacionada com o nosso estudo do enrolamento das proteínas e do incorrecto enrolamento das mesmas, pois está relacionada com algumas doenças como Alzheimer’s, ALS, entre outras.

O que faz agora a selecção do Genome@home?

Nós desenvolvemos algumas unidades de trabalho/WUs que não levam a nenhum novo trabalho/desenvolvimento, dai não precisarem de tempo limite/deadlines. Estas unidades de trabalho/Wus sem tempo limite estão alojadas no servidor pelo que pode seleccionar uma bastando para isso seleccionar a opção gah no cliente. Estas unidades de trabalho/WUs são melhores para maquinas mais lentas ou maquinas sem acesso á Internet/que não estão ligadas á Internet. O cliente é capaz de as ir buscar também. Para clientes versão 5.00 e mais recentes, o tempo limite inexistente destas unidades de trabalho/WUs está listado/mostrado explicitamente.

Notas:

*Recentemente, estas unidades de trabalho/WUs sem limite de tempo têm estado indisponíveis devido ao campo de ciência que estamos correntemente a estudar (que não é compatível com elas), mas contudo estas unidades de trabalho/WUs poderão regressar.

*Quando configura uma maquina mais lenta para estas unidades de trabalho/WUs sem limite de tempo, a partir dai será sempre assignado a essa maquina unidades de trabalho/WUs sem limite de tempo (e nada mais) desta forma a maquina poderá ficar em espera/idle por meses e meses seguidos/a fio.

*Para sistemas que conseguem completar os prazos pré-estabelecidos, por favor reconfigure o cliente para aceitar WUs normais.


Execução/Running


Acabei uma WU e agora recebi outra para a mesma proteína. Está alguma coisa errada/Existe algum Problema?

Não, está tudo bem. Nós estamos a estudar a dinâmica de varias proteínas, dai poder receber varias WUs/Unidades de trabalhos da mesma proteína (com o mesmo numero de projecto) varias vezes. Cada WU/Unidade de trabalho dá-nos informação adicional sobre a dinâmica dessa proteína em especifico, e dessa forma bastante importante para nos. De facto, se só fizéssemos uma WU/Unidade de trabalho por proteína, não iríamos aprender muito. Um número de projecto, Clone e número de geração distinguem cada WU/Unidade de trabalho.

O Folding@home corre em máquinas com duplo processador ou multi-core/multi -núcleo?


Sim consegue, se correr um dos nossos clientes SMP de alta performance, para linux-64 OSX/Intel ou Windows. Veja a pagina de download de clientes.
Para outras plataformas, e para processadores adicionais deve ser corrida um cliente do tipo consola por processador (com o “-local” argumento de linha de comandos se estiver a usar o Windows). Primeiro crie directórios/pastas diferentes para cada processador e copie a consola do FAH e respectivos executáveis para cada pasta/directório. De seguida configure as mesmas usando o comando –config, preenchendo as opções para cada uma. É bastante importante certificar-se que debaixo das opções avançadas cada copia tem uma identificação de máquina diferente (de 1 até 8, ate um máximo de 16 clientes). A primeira copia automaticamente será reconhecida com o número de identificação 1, assim/deste modo, copias adicionais devem ser renomeadas para 2,3,4,entre outras. A partir dai basta correr/lançar cada uma a partir do seu directório ou usando o comando – local existente no Windows. Recomendamos que não corra mais do que uma versão do cliente FAH por processador.

Deverei fazer alguma coisa especial para correr o programa num cluster?

O principal aspecto/O mais importante a considerar é garantir que cada CPUID é único por máquina. Para ajudar a evitar ter ID’s duplicados, as versões para Windows (v3 ou posterior) mantêm o seu ID no registro, e a versão para linux (v3.11 e posterior) mantem o ID numa pasta especial mais precisamente em MachineDependent.dat.


Formas de evitar ID’s duplicados:
  • Se instalar cada cliente individualmente, então será impossível ter um ID duplicado.
  • Para versões recentes do Windows e máquinas com um só processador, não existe qualquer tipo de problema (para Dual-Core ver ponto acima).
  • Para um Cluster com Linux, certifique-se que copia o directório mas NÃO COPIA o ficheiro MachineDependent.dat. O ficheiro irá ser criado automaticamente assim que correr o cliente pela primeira vez na nova pasta.
Porque é que devo fazer o update do meu software Folding@Home para a versão mais recente?

Estamos continuamente/sempre a melhorar o software Folding@home, e a adicionar novas funcionalidades. Lançamos também novas versões para corrigir bugs/erros reportados pelos utilizadores que ajudam desta forma o projecto a correr com o menor número de anomalias possível.

Como é que os resultados são devolvidos?

O teu computador faz o upload automático dos resultados para o nosso servidor assim que termina uma WU/Unidade de trabalho e faz o download de uma nova Wu/Unidade de trabalho logo de seguida.

Posso fazer o download de mais de uma unidade de cada vez?

O algoritmo que usamos funciona melhor se descarregar uma WU/Unidade de trabalho de cada vez, e verifica o estado após cada WU/Unidade de trabalho é completa. Desta forma/Por isso nenhuma opção para fazer o download de varias WUs/Unidades de trabalhos está disponível.
Se tiver múltiplos processadores no computador, é possível ter cada um a trabalhar numa WU/Unidade de trabalho diferente. Não tente correr duas copias em diferentes maquinas que utilizam o mesmo directório e o mesmo sistema de ficheiros. Cada cliente precisa de trabalhar numa pasta/num directório diferente.

Quanto tempo demora a concluir uma Unidade de Trabalho/WU? Como é que consigo medir/Como é que meço uma WU/Unidade de trabalho?

Isto varia, como será obvio, da velocidade do computador e o tamanho da proteína a ser estudada. Dependendo da proteína e das propriedades a serem estudadas, WUs/Unidades de trabalho de diferentes tamanhos poderão ser usadas.
A página de sumario do projecto tem informação do tamanho particular de cada proteína e a deadline/prazo limite para conclusão.

Consigo correr a versão gráfica e de consola ao mesmo tempo? O que acontece se correr duas versões diferentes da consola/duas consolas ao mesmo tempo?

Sim, mas SÓ se tiver múltiplos processadores/nucleos, e instalar cada uma delas em directórios/pastas diferentes. Adicionalmente, NÃO copie apenas os ficheiros de uma pasta para outra. Isto irá fazer com que exista problemas entre os clientes.
  • Não irá depois receber credito pelo trabalho que fez
  • O resultado não irá ser usado.
Em vez disso, instale cada cliente em directórios diferentes. Se já tiver copiado o programa para múltiplos/vários directórios/pastas e está a tentar corre-los, procure o ficheiro client.cfg e apague-o. A próxima vez que o cliente começar vai criar um novo ficheiro e atribuir um novo ID á maquina.

Como é que sei que os meus resultados foram realmente devolvidos e se encontram a ser usados? Como consigo saber ao certo o que já fiz/o trabalho que já realizei?



Para descobrires/Para teres conhecimento dos resultados enviados, podes verificar a pagina de estatística, por estatística individual, estatísticas da tua equipa, e estatísticas gerais do Projecto. Se o teu computador está a enviar informação/dados, deves poder ver o teu username juntamente com o numero de WUs/Unidades de trabalho completas/concluídas. Se o teu nome não aparecer nas estatísticas e o programa está a funcionar bem no teu computador (sem erros), significa que ou ainda não terminou uma WU/Unidade de trabalho (pode demorar alguns dias, ou mesmo mais num computador antigo), a lista ainda não foi actualizada ainda. Volta a verificar daqui a um dia ou dois, e deve lá estar contabilizado….desde que te lembres qual o username/nome de utilizador que colocas-te.

Porque é que alterar/ajustara prioridade através do gestor de processos não afecta a performance?


O trabalho é feito pelo fahcore, nao o processo do cliente, desta forma alterar a prioridade do processo nao aumenta a performance. A prioridade para o fahcore está colocada como “Idle”/em espera por defeito(mas aparece como normal no gestor de aplicativos). O cliente está já programa para utilizar todos os ciclos que não estão a ser utilizados de momento, dai alterar a prioridade no Windows não é necessário/é desnecessário. Se o cliente FAH está a competir com outro processo que esteja a correr em “idle”/em espera, como por exemplo um Antivírus, existe uma opção já configurada para alterar automaticamente a prioridade para low/baixa.


Como é que ajusto manualmente/altero manualmente a prioridade do core/núcleo do Folding@Home?


Corre o cliente (versão consola) com a opção –config para alterar as definições

Consigo correr o Folding@Home quando o SETI@home está a correr/funcionar?

Sim, SETI@home e outras aplicações de computação distribuída conseguem correr ao mesmo tempo que o Folding@home, desde que tenhas memoria RAM suficiente. Alguns programas, incluindo o SETI@home correm com uma prioridade definida maior do que o Folding@home, o que impede o FAH de progredir/trabalhar, se é corrido/utilizado ao mesmo tempo. Se verificares/notares que o cliente FAH não está a avançar/progredir, podes resolver isto alterando a opção “Prioridade Ligeiramente Superior” no cliente FAH. Esta alteração pode ser feita através da opção avançada, no cliente gráfico, ou correndo a versão consola com a opção –switch activada.
Nota: As WUs/unidades de trabalho do FAH têm tempo limite, enquanto que outros projectos normalmente não têm. Por isso/Por conseguinte recomendamos que definas logo uma maior prioridade ao FAH, ou dedicar um só núcleo/processador ao cliente, permitindo que outros projectos utilizem os restantes recursos do computador.


Existem alguns limites para o tempo que a minha maquina demora a concluir uma WU/Unidade de trabalho?


Sim. Dependendo da WU/Unidade de trabalho, trabalhos inacabados para a maioria dos projectos, expiram e são reasignados a novas máquinas. Uma vez que terminar uma Wu gera o download de uma nova WU e por conseguinte um novo calculo, nos mantemos o andamento do projecto criando tempo limite. Á medida que começamos a processar maiores e mais demooradas WUs/Unidades de trabalho iremos aumentar este tempo limite consoante o necessário. O tempo Limite varia entre alguns dias, a algumas semanas, dependendo da natureza da WU. Irás depois receber créditos por todas as unidades que terminares antes do prazo pré estabelecido. Depois da data limite de processamento, o cliente apaga todos os dados referentes á WU/Unidade de trabalho e faz o download de uma nova de forma a recomeçar o trabalho. Nenhum credito é oferecido depois do prazo final.


Consigo correr a versão Linux no FreeBSD?


Sim. Por favor segue os seguintes passos:

Instala emulators/Linux_base a partir do CD FreeBSD.

Edita /compat/Linux/etc/yp.conf e coloca o servidor correcto nesse ficheiro.

Faz o download da colsola para Linux (FAHxConsole, onde x é a versão) e adiciona ao directorio.

% brandelf -t Linux FAHxConsole

A partir da versão 3.24, tudo o que tens que fazer a partir daqui é especificar

"-freeBSD" flag ao corer o cliente

% ./FAHxConsole –freeBSDe ira automaticamente marcar os nucleos cientificos que são descarregados.

Para clientes anteriores ao 3.24 a flag -freeBSD não é suportada e terás que fazer o seguinte:
Depois de iniciares o cliente, espera até o download do núcleo estar concluído e depois termina/kill o trabalho

% brandelf -t Linux FahCore_65.exe

% ./FAHxConsole

E estás pronto! (Agradecimentos ao "gotti pela sugestão).

E no OpenBSD?

Trabalha quase tão facilmente como trabalha com o FreeBSDt
Segue os seguintes passos:

1. Instala /usr/ports/emulators/redhat/base atraves dos ports da versão 3.4 ou posterior.

Se tens uma versão anterior, ou apenas preferes instalar por pacotes, instala o redhat_base-8.0p2. 2.

Configura um script que redireccione e se marque a si próprio “call to elf2olf”,de modo a que o núcleo dos binários possa ser marcado correctamente. Este script pode ser descarregado de: http://www.schnarff.com/brandelf, ou simplesmente criando o teu próprio:

1. !/bin/sh

elf2olf -v -o linux $3

Certifica-te que utilizas a versão B da consola para linux uma vez que com a versõa A pode ocorrer coredump.

O que é a instabilidade de/na simulação?

A simulação do movimento de uma molécula envolve um grande esforço de computação. Cada simulação corresponde a um numero de passos no tempo (cada um bastante pequeno). A cada passo, a posição dos vários átomos é calculada e actualizada, baseada no numero de factores. De vez em quando, a simulação entra num estado que não é legal/recomendado/correcto (exemplo: átomos ficam bastante próximos, os “laços” estão em ângulos impossíveis de criar, entre outros).

Em situações como estas, o núcleo sai, e a informação é enviada para o servidor. O cliente FAH é depois assignado outro trabalho. Se o teu computador é estável, então não há problema. Em computadores instáveis, é possível que a instabilidade da simulação seja criada pelo próprio sistema em vez de estar directamente relacionada com a WU/Unidade de trabalho. Por causa disto, uma WU/Unidade de Trabalho pode ser enviada outra vez devidoa ter sido devolvida incorrectamente devido á instabilidade criada durante a simulação.
Em determinados projectos esperamos sempre que uma pequena percentagem das unidades encontrem/tenham problemas de instabilidade

E se eu desligar o computador? O cliente guarda o trabalho realizado (i.e.checkpoint)?

Periodicamente/Frequentemente o núcleo escreve informação para o teu disco rígido, deste modo se parares o cliente do FAH, podes mais tarde retomar o processamento da WU do mesmo ponto donde terminas-te em vez de começares tudo de novo.
Com o núcleo Gromacs , estes checkpoints podem ocorrer a qualquer momento e não estão directamente relacionados com a informação guardada e os resultados. Inicialmente, foi definido para ocorrer a cada 1% da WU (frame a frame), e a partir dai de 15 em 15 minutos era criado um checkpoint, para que maquinas mais lentas, nunca perdessem mais do que 15minutos de trabalho.

As proteínas começam a ser mais complexas e a correr/a ser processadas durante mais tempo, pelo que é melhor ter mais frames numa WU, para que não percas muita informação sempre que tiveres que reiniciar o programa ou o computador.
Mesmo assim este processo não leva em consideração a velocidade da maquina. Uma maquina rápida termina uma frame em apenas alguns minutos, enquanto que uma lenta pode demorar horas, e o membro do Folding@home com a maquina lenta, não quer perder 99% das “horas” que levou a processar aquela meia dúzia de frames, contudo o utilizador com a maquina mais rápida não quer perder tempo de processamento, que é gasto aquando a escrita destes checkpoints a cada 15 minutos do disco, e nenhum deles quer ter um valor de upload associado com resultados que tenham muitas frames pois iria consumir muito upload.

Obriago ao Bruce Borden por esta entrada na FAQ.


Estatísticas, Equipas, Usernames/ Nomes de utilizadores

Como posso mudar o meu username (nome do utilizador)?

A maneira mais simples de mudar o nome de utilizador é ir ao painel (clicar com o botão direito do rato no ícone gráfico na área de notificação no canto inferior direito do ambiente de trabalho). Pode mudar o nome do utilizador em qualquer altura. Entretanto, as unidades antigas (enviadas até então) do trabalho remanescerão creditadas ao utilizador anterior.

Como posso juntar-me ao projecto/criar uma equipa?

Para criar uma equipa, preencha por favor este formulário. Para se juntar a uma equipa, basta colocar o número da equipa no painel de configuração (em clientes gráficos) ou incorporar o número da equipe na primeira vez que instalar o cliente (para a consola de texto).

Estou a usar várias maquinas por detrás de uma firewall. Podem ter todas o mesmo Username/nome de utilizador?

Sim. Podem todos ter o mesmo nome. No passado, era necessário adicionar # 1, # 2, etc. aos nomes de utilizador. Isto já não é necessário actualmente.

Existem alguns caracteres que deva evitar usar no username/nome de utilizador?

Nós recomendamos fortemente a usarem apenas letras, números e o underscore"_". Não use espaços no seu nome de utilizador, use por favor algum caracter como o "_". Actualmente reservamos os caractéres # ^ ~ |. # é usado para diferenciar uma firewall (ver acima). Queremos também reservar ^ | e ~ para outros problemas que possam surgir. Também não deixe espaços no seu nome de utilizador; por favor use algum caractér como "_". Finalmente, tenha atenção que os usernames são “case sensitive”, ou seja é sensível a letras maiúsculas e minúsculas "Dave" e "dave" e "dAVE" são todos utilizadores diferentes.

Como é que decidem quanto crédito é atribuído a cada WU/Unidade de trabalho?

Antes de lançar alguma unidade nova do trabalho, ela é testada num Pentium 4 a 2.8GHz, com as instruções SSE 2 desligadas (mais especificamente, como reportadas por /proc/cpuinfo em linux: vendor_id : GenuineIntel, cpu family : 15, model : 2, model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz, stepping : 9, cpu MHz : 2806.438, cache size : 512 KB).

Estes computadores utilizam Linux como sistema operativo, assim sendo, todas as WUs são testadas com linux.
Nós colocamos o resultado disto na seguinte fórmula:
pontos = 110 * (diasPorWU)
onde o dias por WU é o número dos dias que o CPU onde a WU foi testada demorou a completar a unidade de trabalho.

Esta equação foi escolhida para igualar os pontos das unidades de trabalho com o core Gromacs antigas com o sistema de pontos antigo. WUs ao sistema precedente do ponto. O fundamento disto é para que as unidades de trabalho com o Core Tinker valham mais do que antes deste novo sistema de pontos (isto é, antes de Abril 2004). Atenção que o conceito muito de uma máquina de referência significará em que algumas WU o desempenho da sua máquina seja diferente.

Vejam que o próprio conceito de ter uma máquina de referência vai significar que algumas unidades de trabalho vão demorar tempos diferentes a serem processadas no seu computador. Mesmo entre os Pentium 4, há algumas diferenças significativas nas arquiteturas, alguns Pentium 4 são mais recentes que outros, e com algumas modificações, como maior Cache, o que influenciará o desempenho da máquina. Além disso, as variações entre unidades de trabalho podem também conduzir às diferenças em pontos.

O nosso objectivo é a consistência dentro de uma definição dada por uma instalação na máquina da referência (descrita acima). No entanto, como é de esperar, para além da natural variação de máquina para máquina e de unidade de trabalho para unidade de trabalho nunca será possível ter um sistema de atribuição de pontos que demonstre o processamento de cada computador individualmente.

Como é que decidem a deadline/prazo limite para as WU’s/Unidades e trabalho?

Cada unidade do trabalho é testada num Pentium 4 2.8GHz, com SSE 2 desligado. Para a maioria de unidades do trabalho (embora possa haver umas excepções, descritas no parágrafo seguinte), nós aplicamos a seguinte equação tempo para entrega = 20 x (dias por WU) + o fim do prazo 2 = o máximo (30 x (dias porWU) + 2,10) onde os dias por WU é o número dos dias que o processador de testes demorou a concluir a unidade de trabalho. O "+2" dias estão lá para dar uma margem adicional para WUs rápidas (a contar com o servidor em baixo, etc).

Se 30 x dias por WU for menos de 10 dias, os prazos são ajustados a 10 dias, como um tempo mínimo para todos os projectos. Após ultrapassado o tempo para entrega é o a WU e enviada a um outro cliente. Ocasionalmente, os fins do prazo podem ser ajustados para menos tempo ou para mais tempo. A razão para termos prazos de entrega é porque quanto mais cedo tivermos os resultados mais depressa podemos estudar esses dados.

Além disso, diferentes projectos têm requisitos diferentes por parte do servidor e podem necessitar de um tempos limites maiores ou menores. Os servidores têm em conta a performance dos computadores o que permite que computadores mais fracos recebam unidades de trabalho apropriadas.

Como é que consigo uma cópia de todo o estado actual?


Você pode descarregar uma cópia daqui: http://fah-web.stanford.edu/daily_user_summary.txt ou http://fah-web.stanford.edu/daily_team_summary.txt Estas listas são actualizadas a cada 6 horas. Por favor não corra nenhum crawler nas nossas páginas cgi. Tais acções resultarão em que o seu IP fique banido permanentemente

Geral

O que é que as imagens de proteínas mostram?

Nós usamos várias representações para mostrar as proteínas que estão a ser processadas, incluindo all-atom, stick, e esquemas de representações de Richardson.
As cores são usadas para destacar partes especificas (mas que podem ser átomos específicos, tipos de átomos, ou características estruturais, dependendo do contexto).
Para saber mais a Wikipédia tem alguns artigos bastante interessantes sobre este assunto:De onde veio o logótipo?

O nosso logótipo é uma representação abstracta do nosso objectivo: Ir da sequencia da estrutura da proteína codificada no genoma até a estrutura da proteína. A dupla hélice a esquerda do logótipo denota o genoma (ADN é uma dupla molécula helicoidal ) e as setas à direita são representações da estrutura da proteína (as estrutura da folha-beta são frequentemente desenhadas como tiras com setas).

Vocês têm botões de atalho que eu posso usar como ligações para o seu vosso sítio?

E que tal isto (agradecimentos a RPH IV)

Quanta potencia/dinheiro é necessária para manter um FAH a correr a 24/7 num computador?

Em termos gerais, um CPU usa tanta energia quanto uma lâmpada incandescente. Aqui esta um relatório na gestão de electricidade de computadores de Lawrence Berkeley Laboratórios do Governo, e há outras referências na Internet que você pode encontrar. Embora as maiorias das fontes de alimentação em maior parte dos computadores serem avaliadas em 400 watts, o normal é inferior. Em média, um computador do tipo Pentium usa aproximadamente 100 watts (se o monitor estiver desligado). Assim, normalmente a diferença entre estar desligado ou a correr o FAH é aproximadamente 24x100 = 2.4 kwh. a $0.15 por kwh. (de PG&E na Califórnia), isto resultara em aproximadamente $0.36 (0.34 €) por dia. De forma geral, a iluminação e o aquecimento usam uma maior parte da electricidade da casa do que os computadores. Assim a melhor forma de cortar nas despesas e conservar energia seria apagar as luzes, desligar o monitor do seu computador (que usa mais energia que uma CPU), e baixar o aquecimento.

E sobre a segurança?

Nós trabalhamos muito para manter a melhor segurança possível com metodologias modernas de informática. O nosso programa carregará e descarregará dados apenas do nosso servidor de dados em Stanford. Os núcleos também são digitalmente assinado (veja abaixo) para garantir que você está a receber os verdadeiros núcleos de Stanford e nada mais.
Como é isto possível? Nós tomamos fortes medidas para verificar todos os dados que entram no seu computador e os resultados que mandamos de volta para Stanford com assinaturas digitais de 2048 bit. Se as assinaturas não foram iguais (tanto na entrada como saída) o cliente apagara os dados e começara novamente. Isto assegurado, pelas melhores medidas de segurança de software desenvolvidas até hoje (assinaturas digitais e PKI versão 3.0), nós estamos a manter a segurança o mais apertado possível. Finalmente, a protecção de ecrã do cliente está disponível para descarreguar apenas deste local de Internet, de forma que a nós possamos garantir a integridade do programa. Nós não apoiamos programas do Folding@home obtidos noutro lugar e proibimos outros de distribuir o programa.

Porque não há versões para IRIX, Solaris, OS-2, AMIGA, Macintosh OS9, etc?

Nós fomos inundados com pedidos para outras versões. Devido a recursos limitados, nos podemos apenas apoiar algumas versões do cliente. Nós tentamos escolher sistemas operativos que são abundantes entre os doadores e que nós podemos apoiar adequadamente em casa. Nós apoiamos BSD via emulação de camada de Linux (ver em cima).

O que vão fazer nas versões futuras do software?

Um bom lugar para ouvir falar de novas versões, versões beta, etc., é o Folding-Community forum.


Protector de Ecrã/Screen Saver (Windows: versão 4 e anterior; OSX: todas as versões) (a traduzir)

Devo correr a versão screensaver/protector de ecrã ou consola?

A versão gráfica da consola mostra a mesma informação que a versão de screensaver /protector de ecrã. É recomendada quando:

* Queres correr o Folding@home 24/7.
* Não queres um screensaver
* Gostares de ver exactamente o que está a ser processado (molécula).

A versão de screensaver é recomendada quando:

* Não queres correr o Folding@home 24/7 apenas quando não estiver no computador.
Se mesmo assim não tens a certeza, experimenta as duas!

O que é que está o protector de ecrã/screensaver a mostrar?


O nosso cliente gráfico mostra uma visualização em tempo real da operação a ser executada no momento.

A molécula desenhada é a configuração atómica actual(“fold”) da proteína que está a ser simulada no teu computador e o gráfico no fundo, mostra a potencial energia em incremento femtoseconds.

Nós disponibilizados as proteínas para serem visualizadas numa variedade de estilos e orientações, ambos para obter um melhor aspecto á proteína que se encontra a ser “foldada” ou enrolada, assim como simples aesthetics.

Existem neste momento dois modos de visualização: Space-filling e Ball-and-stick.No modo ball-and-stick, cada pequena bola representa um atomo, e os sticks representao os “laços” entre os atomos.No modo space-filling caa esfera preenchida representa o volume aproximado que o electrão ocupa a volta de cada átomo. Em ambos os modos, os átomos de carbono são desenhados a cinzento (ainda que alguns atomos de hidrogenio nao apareçam), o oxigenio aparece a vermelho, nitrogenio a azul e sulfur aparece a amarelo.

O meu monitor está programado/configurado para desligar após algum tempo posso ainda assim correr a versão screensaver/protector de ecrã?


Definições de poupança de energia, que desligam o monitor apos um determinado período de tempo, não afecta o cliente FAH screensaver.
Deste que tenha o computador ligado o screensaver vai continuar a correr e a processar dados, mesmo que o monitor esteja desligado.

A versão screensaver/protector de ecrã usa muito tempo de processador/usa bastante o processador?


A versão de screensaver está criada de modo a usar pouco o CPU, mesmo sem Hardware compatível com OpenGL, o screensaver apenas usa 5% do processamento de CPU para os gráficos.

Se tem algum hardware compatível com OpenGL o processamento por parte do CPU é virtualmente zero. Uma vez que o espaço preenchido (“orb”) pelo desenho dos átomos pode ser visto durante o processo de criação do mesmo, pode dar a impressão que esta a utilizar bastante o processador, mas o tempo de espera é colocado/definido por um temporizador, e não ocorre essa sobrecarga porque demora sempre algum tempo a carregar/desenhar (“orb”)

Será que se usar mais hardware de cálculo 3D a versão screensaver/protector de ecrã corre melhor?


As placas de aceleração 3D podem fazer diferença em proteínas mais complexas.

Como é que desligo o screensaver/Protector de ecrã?


O screensaver foi criado de modo a desligar-se com um clique do rato ou premindo uma tecla. Não se desliga se apenas movendo o rato. Isto serve para prevenir que os utilizadores inadvertidamente fechem o Folding@home, uma vez que irá demorar um bocado até recomeçar o processamento.



*10:49 Update!* Projecto de tradução concluído, peço a atenção a quem queira ajudar o facto de as palavras a amarelo e negrito ainda precisarem de tradução, apagados updates anteriores de modo a este topico fica mais limpo
 
Última edição:
Fou-Lu, traduziste a partir de onde? Da FAQ que estava na página em Português?

Ah, uma coisa, Não precisam de traduzir as tabelas de conteúdos. Elas são geradas automaticamente ;)
 
Fou-Lu, traduziste a partir de onde? Da FAQ que estava na página em Português?

Ah, uma coisa, Não precisam de traduzir as tabelas de conteúdos. Elas são geradas automaticamente ;)

Sim, tudo o que estava em inglês na pagina de português, estou a traduzir de modo a que possa ficar FAQ PT com resultados em PT. em vez de FAQ em PT com resultados em ING.

O que queres dizer com tabelas de conteudo?
 
Tabelas de conteúdo são aquelas listagens no início da página com os títulos dos tópicos nessa página.

Ia-te pedir que editasses o teu post para ficar apenas com o conteúdo que traduziste naquele momento (pois vejo que está ali uma tradução que já tinhas feito sobre problemas de redes e uma listagem de tópicos de erros).

Ah, mais uma coisa, tenta traduzir a partir da FAQ em inglês (e não da que está na página Portuguesa). Assim tem-se sempre a certeza que se está a traduzir a informação mais recente (aquela cópia que temos é de há uns dois meses atrás).
 
Última edição:
Tabelas de conteúdo são aquelas listagens no início da página com os títulos dos tópicos nessa página.

Ia-te pedir que editasses o teu post para ficar apenas com o conteúdo que traduziste naquele momento (pois vejo que está ali uma tradução que já tinhas feito sobre problemas de redes e uma listagem de tópicos de erros).

Ah, mais uma coisa, tenta traduzir a partir da FAQ em inglês (e não da que está na página Portuguesa). Assim tem-se sempre a certeza que se está a traduzir a informação mais recente (aquela cópia que temos é de há uns dois meses atrás).

Alterei neste momento o display, desta forma compreende-se o que está traduzido(a vermelho) o tópico geral a que está relacionado (verde) e o que falta traduzir (negrito e branco).

Vou agora antes de continuar a traduzir o que falta verificar se há updates referente a esta pagina e actualizar.

Mais tarde concluo a tradução.

Obrigado pelo conselho.
 
Estamos a traduzir a FAQ neste momento.
Parece que o amjpereira já fez o grande trabalho de traduzir a página da FAQ principal toda. (BTW, great job ;))

O que ainda há por tarduzir?
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-Points
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-Diseases (esta já foi traduzida há uns tempos pelo grande DekkeR, é uma questão de verificar se mudou alguma coisa)
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-Press (FAQ de extremo cuidado!! :D)
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-OpenSource
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-passkey
http://folding.stanford.edu/English/FAQ-Uninstall

Entretanto vou copiar o conteúdo que o amjpereira traduziu.

Se fores (ou quem quiser) traduzir alguma página, agradecia que fizesses um post em baixo a indicar qual :)
 
Estou agora a começar a traduzir o Folding@home Points FAQ

Folding@home Questões Mais Colocadas(QMC) sobre os Pontos


Tabela de conteúdos/Lista de conteúdos


Introdução

A razão principal que leva á grande adesão de um projecto de computação distribuída é o sentido de competição universitaria e o de fazer o máximo possível pelo projecto em mãos. Uma das formas para incentivar mais o trabalho é através de atribuição de pontos que o Folding@home (FAH) regista de perto (nas nossas estatísticas, ou na pagina Stats).

Aqui demonstramos em detalhe a natureza/a forma de como os nossos pontos são determinados e o porquê desse método ser usado. Existem vários métodos que podiam ser utilizados, mas descobrimos ao longo do tempo, e através de discussão/conversa com os doadores/utilizadores do FAH que o nosso método é bastante razoável, tendo em conta a complexidade de atribuir pontos por WUs/unidades de trabalho.

Como é que decidem quanto crédito é que vale cada WU/Unidade de trabalho.

Os pontos são determinados pela performance de uma determinada máquina comparando com uma máquina de testes.
Antes de lançar alguma unidade nova do trabalho, ela é testada num Pentium 4 a 2.8GHz, com as instruções SSE 2 desligadas (mais especificamente, como reportadas por /proc/cpuinfo em linux: vendor_id : GenuineIntel, cpu family : 15, model : 2, model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz, stepping : 9, cpu MHz : 2806.438, cache size : 512 KB).

Estes computadores utilizam Linux como sistema operativo, assim sendo, todas as WUs são testadas com Linux.

Nós calculamos o resultado da seguinte forma:

Pontos = 110 x (dias Por WU)
onde os dias por WU são o número dos dias que o CPU onde a WU foi testada demorou a completar a unidade de trabalho.

Esta equação foi escolhida para igualar os pontos das unidades de trabalho com o core Gromacs antigas com o sistema de pontos antigo. WUs ao sistema precedente do ponto. O fundamento disto é para que as unidades de trabalho com o Core Tinker valham mais do que antes deste novo sistema de pontos (isto é, antes de Abril 2004). Atenção que o conceito muito de uma máquina de referência significará em que algumas WU o desempenho da sua máquina seja diferente.

Vejam que o próprio conceito de ter uma máquina de referência vai significar que algumas unidades de trabalho vão demorar tempos diferentes a serem processadas no seu computador. Mesmo entre os Pentium 4, há algumas diferenças significativas nas arquitecturas, alguns Pentium 4 são mais recentes que outros, e com algumas modificações, como maior Cache, o que influenciará o desempenho da máquina. Além disso, as variações entre unidades de trabalho podem também conduzir às diferenças em pontos.

O nosso objectivo é a consistência dentro de uma definição dada por uma instalação na máquina da referência (descrita acima). No entanto, como é de esperar, para além da natural variação de máquina para máquina e de unidade de trabalho para unidade de trabalho nunca será possível ter um sistema de atribuição de pontos que demonstre o processamento de cada computador individualmente.

Porque é que a alguns projectos são atribuídos significativamente mais pontos do que a outros?

Certos projectos requerem substancialmente mais recursos do que outros, seja em espaço no disco,maior velocidade de transferência, ou mais RAM utilizada. Por defeito, estas unidades de trabalho são dadas apenas aqueles que as requerem. Para recompensar estes contribuintes/utilizadores, por doarem recursos alem do normal, normalmente damos pontos bónus por estas unidades de trabalho maiores.

Qual a diferença entre os pontos atribuídos normais e os pontos extra?

A diferença entre uns e outros é que para calcular os pontos extra soma-mos 50% do total de pontos da WU normal. Por favor ter em conta que este valor pode ser alterado.

Como é que configuro o meu cliente para receber WUs que valham mais pontos?

Por favor vê o tutorial de configuração para mais detalhes.

Existe algum risco em trabalhar com /foldar este tipo de WUs em que são atribuídos pontos extra?

Estas unidades de trabalho são maiores e encontram-se num estado experimental. Por exemplo, por vezes as mesmas envolvem novos núcleos como o núcleo QMD.
Por conseguinte, não deve ser foldada/trabalhada uma WU num computador que não seja uma máquina dedicada para o Folding. Os pontos extra servem para recompensar a doação de recursos ao FAH e como tal não deve ser de espantar quando estas WUs/Unidades de trabalho causem instabilidade na performance geral do sistema.

Porque é que maquinas com processadores AMD não conseguem receber WUs QMD, em que são atribuídos mais pontos?

Por favor verifica as perguntas e respostas referentes ao núcleo QMD. Nesta FAQ, descrevemos a situação existente entre os chips AMD e o núcleo QMD. Esta incompatibilidade acontece apenas com este núcleo o que representa uma minoria do projecto Folding@home.

Para mais informação por favor vê:
 
Última edição:
Boas

Como prometido...FAQ Uninstall traduzido:


O que é o Folding@home?

Folding@home ou FAH é um exemplo de um supercomputador distribuído, tal como o SETI@home, o United Devices, o Entropia, o Distributed.net, e muitos outros. A computação distribuída permite que pessoas doem o tempo dos seus computadores para construir supercomputadores, 100 ou 1000 vezes maiores do que o normal.



Como é que o Folding@home funciona?

Do ponto de vista do computador, o Folding@home funciona exactamente como um explorador de Internet. Ele carrega ficheiros da Internet, com verificações de segurança para se assegurar que os mesmos vêm do sítio oficial. De facto, ele apenas usa a porta 80 (ou 8080 se disponível) e fala com os servidores via HTML, tal e qual um explorador de Internet. A partir daqui, as semelhanças acabam: ele efectua o seu cálculo científico e depois envia os dados de volta. Se estiver a correr o FAH, vai ver unicamente o tráfego de Internet na porta 80 ou 8080. O cliente apenas utiliza o tempo em que o processador está inactivo.



Posso correr o Folding@home numa máquina que eu não possuo?

Só é legalmente permitido instalar o Folding@home numa máquina que possua, ou que tenha permissão do dono para o fazer.

Qualquer outro uso do FAH viola o nosso acordo de licença.



O que é que o Folding@home faz acerca das instalações ilegais?

Nós entramos em acção rápida contra as instalações ilegais (como Jethroted e Dales Kid) e estamos preparados para acção imediata em caso de outras infracções similares. Veja em baixo para desinstaladores de terceiros.

Nós terminamos remotamente qualquer cálculo adicional para estes clientes, para que eles não tenham mais nenhum uso significante do processador ou de largura de banda. Além disso, essas contas são reiniciadas, não será somado mais nenhum ponto e as investigações começam. Ninguém pode obrigar as pessoas a não instalar o programa de modo ilegal, mas nós removemos todos os incentivos que levem a praticar isso e investigamos acusações adicionais dos ofensores.



Alguma vez isto aconteceu a outros projectos de computação distribuída?

Sim. SETI@home tem liderado o caminho em muitas áreas da computação distribuída, incluindo instalações ilegais.



Como é que eu desinstalo o Folding@home?

Para a versão gráfica do Windows do FAH, e se o cliente foi instalado utilizando o instalador oficial, haverá uma opção de desinstalar disponível no separador Folding@home no menu iniciar. Isto irá desinstalar completamente o programa.

Para a versão consola do programa, deverá procurar o FAH binário (chamado FAHConsole5.exe, etc.) e apagar o programa Folding@home.

Para a versão protector de ecrã, basta apenas seleccionar outro protector de ecrã que vai fazer com que o Folding@home pare.



E se as sugestões acima não funcionarem?

Neste caso, você terá uma instalação não oficial do Folding@home, violando assim o nosso acordo de licença. Alguém teve acesso à sua máquina e decidiu correr o Folding@home. Hackers entrem em máquinas para correr tarefas em que estão interessados (ex: servidores de Internet, sítios FTP, etc.) e podem fazer a vida muito difícil aos utilizadores para removerem este programa modificado. Se o seu computador foi violado, por favor contacte os oficiais de segurança do seu fornecedor de serviço Internet para reportar esta acção ilegal.



Não há nenhuma maneira para apagar automaticamente o Folding@home quando ele foi instalado sem a permissão do dono?

Se o nosso cliente foi instalado numa máquina sua, sem a sua autorização, a Universidade de Stanford não teve nada a ver com a instalação. Nós vamos ajudar as autoridades para tomarem uma acção forte contra qualquer Hacker que tenha feito isso sem a sua permissão ou conhecimento.

Infelizmente, as instalações não autorizadas fazem intencionalmente com que seja difícil desinstalar, visto que os programas e instaladores funcionam de diferentes maneiras cada dia. Assim, não há nenhum modo de responder automaticamente a isto, apenas sugerimos que mantenha o seu antivírus actualizado. A melhor defesa contra qualquer tentativa de violação é um computador com boa segurança.

De qualquer maneira, ficam aqui algumas sugestões para contrariar os que tentaram modificar a instalação do Folding@home:

1. Use a ferramenta de pesquisa do seu sistema operativo para procurar por ficheiros com o nome tipo "FAHlog.txt" ou "FAHCore_*.exe".
2. Se encontrar esses ficheiros, procure por executáveis na mesma directoria que pareçam estranhos e apague-os.

Este poderá ser um processo incómodo, mas assim irá remover os ficheiros envolvidos e por consequente fazer com que o Folding@home pare.



O que é que eu posso fazer para aumentar a segurança do meu computador?

O primeiro passo para a segurança do computador é considerar alguém que poderá ter utilizado a sua máquina. A maior parte das instalações são feitas por alguém com acesso físico à sua máquina. Nós recomendamos vivamente que utilize uma Firewall (tipo a Firewall grátis do Zone Alarm para computadores com Windows) e um programa antivírus. Também é importante manter a sua máquina actualizada com a versão mais recente do sistema operativo (principalmente para máquinas com Windows).



Eu estou muito familiarizado com o Windows. Poderá dar-me informações mais específicas e técnicas sobre como remover o Folding@home?


Há basicamente três coisas a remover, assumindo que não há nenhum vírus subjacente que os tentará reconstruir:

1. Executáveis e ficheiros de trabalho. Utilize o Windows Explorer para procurar pela directoria que contenha ficheiros começados com FAH ou Fah. Outros ficheiros nessa directoria poderão ser "WinFAH", "MyFolding", "client", "queue", e "unitinfo". Deverá haver também uma subdirectoria chamada "work" que contém ficheiros com nome começando em "wudata", "wuinfo", "wuresults", "logfile", "current", e "core78". Qualquer outro ficheiro e a directoria em si deverão ser apagados, desde que o conteúdo não lhe seja útil.
2. Programação e ficheiros de arranque. Apague atalhos em qualquer pasta de arranque ou ambientes de trabalho referentes aos ficheiros apagados anteriormente.
3. Informação de sistema. Utilize o editor de registo (Regedit) para remover as chaves "PandeGroup" no grupo "HKEY_LOCAL_MACHINE>Software".

Poderá falhar a apagar o ficheiro executável principal se o seu nome foi modificado para tornar difícil de encontrar o mesmo, mas muito provavelmente ele estará na mesma directoria dos outros ficheiros também. Este procedimento poderá também deixar para trás alguns ícones e outras informações, e potencialmente alguns programas de terceiros, mas assim deverá eliminar substancialmente o cliente Folding@home da máquina. Obrigado ao Richard Howell por esta parte do FAQ.



Onde é que eu posso saber mais?


Há também ferramentas de terceiros para remover versões de instaladores não autorizados (estas ligações são disponibilizados apenas para complementar a informação, e a Universidade de Stanford não dá nenhuma garantia para estas ferramentas de remoção):

* http://www.buzoo.co.uk/folding/index.html
* http://www.vendomar.ee/~ivo/ufold/
Quando tiver mais um tempinho livre traduzo mais

Cumps ;)
 
Última edição:
Folding@home questões mais colocadas sobre software Livre/Aberto

Tabela/Lista de conteúdos

Introdução

FAH foi criado através de várias ferramentas de código livre/aberto nomeadamente o Gromacs (http://www.gromacs.org), o TINKER (http://dasher.wustl.edu) e o AMBER (http://amber.scripps.edu) para pacotes MD e MPICH para MPI (http://www-unix.mcs.anl.gov/mpi/mpich/). Se estiveres interessado em verificares os códigos/algoritmos destes programas, podes fazer o download gratuito e testa-los tu mesmo. Qualquer um podem compilar a versão SMP do Gromacs, usando o ultimo Gromacs em conjunto com o MPICH.

E o/acerca do Cliente?

Ainda não disponibilizamos o código fonte do cliente por varias razoes, relacionadas sobretudo com a fiabilidade entre outros

Contudo desenvolvemos/criámos/fizemos um compromisso – temos estado a desenvolver uma entrada na arquitectura do programa que permita as pessoas escrever software de código livre/aberto que mais tarde pode ser adicionado ao cliente final. A nossa primeira entrada disponível é no Cliente gráfico (GUI) (ver cliente gráfico, Kit OpenGl em baixo).

Cliente gráfico kit OpenGl

O nosso cliente OpenGl e o respectivo Kit está neste momento disponível para download. A principal razão é devido ao facto de estarmos a necessitar de novos modos gráficos, e desta forma de programadores OpenGl.

Se és um programador OpenGL, faz o donwload do ficheiro. zip, e lê o README.txt para mais informações/indicações. Podes também visitar o fórum Graphics Playground para discussão/debate, perguntar/colocar questões, e mostrar o teu trabalho.
http://www.stanford.edu/~beberg/FAH-OpenGL-Kit-1.zip

Mas o Gromac não é um código GPL? Onde se encontra o código fonte do vosso programa?

Foi atribuído ao Folding@home uma licença não comercial e não-GPL para o Gromac, desta forma não somos obrigados a libertar/divulgar o nosso código-fonte.

Temos contudo licenças análogas para os outros nucleos. Os detentores da copia de qualquer código GPL(neste caso os programadores pertencentes á equipa de desenvolvimento do Gromac) podem distribuir o mesmo software com diferentes licenças em paralelo.

Estamos neste momento a trabalhar de modo a divulgar o código fonte do cliente GPU e outros aspectos do FAH numa biblioteca denominada openMM. Podes saber mais aqui:
https://simtk.org/home/openmm

Informação Técnica: Compilando/programando com Gromacs

Ficam aqui algumas indicações/instruções. Note que se não está familiarizado com MPI ou Gromacs ou a dinâmica molecular, não seremos capazes de fornecer apoio ou informação sobre como isso funciona – especialmente porque se o fizéssemos, teríamos que te dar um diploma em química computacional no final de todas as explicações! Todos estes aspectos são medianamente complexos, pelo que este projecto não será aconselhado aos fracos de coração, de qualquer das formas aqui vai:

·Vai a http://www.gromacs.org clica no separador Download, e depois na opção código fonte.

·Selecciona a versão mais recente para download, sendo que o ideal será obteres directamente do CVS (http://wiki.gromacs.org/index.php/CVS_HowTo) – esta é a versão que usamos

·Recomendamos vivamente que dês uma vista de olhos no código relacionado com o Gromac antes de seguires qualquer destes passos e só após teres a certeza que compreendes perfeitamente o mesmo, e que deves tentar criar/programar com ele. Se te parecer algo complexo ou confuso, o melhor seria não continuares porque não valera o esforço. Programar Gromac é bastante complexo mas nada comparado com a parte referente a desenvolver o próprio código. Como um teste para veres como o código funciona, vê se consegues modifica-lo de forma a dares um novo comando ao ficheiro MDP.

·Segue as indicações no ficheiro de instalação. Muito resumidamente basta fazer:

./configure
make
make install

·Podes experimentar correr o Gromac sem o FFTW para teres uma ideia do que irás fazer, mas o FFTW é bastante útil para algumas partes do código.

·Para poderes criar isto como um cliente SMP faria, vais necessitar de uma versão do MPI, nos usamos a versão MPICH2 (http://www-unix.mcs.anl.gov/mpi/mpich2/). Vais ainda necessitar de compilar/programar, isto ou usar as bibliotecas existentes. Por exemplo, se quiseres compilar apenas o executável mdrun, com suporte MPI em paralelo fazes:

make clean
./configure --enable-mpi
make mdrun
make install-mdrun

Deves ter agora um executável de instalação a funcionar. O código binário para usar é mdrun.

Se estas a usar MPI, então usa “mpiexec mdrun”, Podes testar este código com cálculos de teste com: ftp://ftp.gromacs.org/pub/benchmarks/gmxbench-3.0.tar.gz

Este exemplo de cálculos ira dar-te algo a funciona. Tem em atenção que não serás capaz de usar os ficheiros FAH directamente pois temos aspectos modificados do ficheiro de formato do Gromac de forma a encaixar nas nossas necessidades específicas. Contudo o exemplo do villin, nos testes é bastante parecido com tudo o que customamos correr/usar.
Vê o teste do Gromac por si mesmo em (http://wiki.gromacs.org/index.php/Test-set

Existem BASTANTES aspectos em falta nas alíneas gerais acima, pelo que e recomendado que leias o README e o INSTALL que se encontram no directório onde guardas-te o download do gromac assim como os documentos do MPICH – a descrição acima é mais para terem uma ideia geral do que é neste momento a programação usando o Gromac

Para mais informações por favor consulta:
 
Última edição:
Folding@home Questões mais colocadas sobre palavra-chave.

O que é uma palavra-chave?


Uma palavra-chave é identificador único que liga/une/estabelece uma ligação directa entre a tua contribuição e tu (não apenas o teu nome de utilizador) e permite ainda prevenir que outros façam batota usando o teu nome. Obtém uma palavra-chave, no nosso site (vê em baixo), introduzia quando configuras o cliente e os nossos servidores fazem o resto. Deves manter a tua palavra-chave anónima.

Qual o propósito/utilidade da palavra-chave?

Anteriormente não tínhamos nenhum tipo de identificadores únicos no Folding@home (nomes de utilizadores por exemplo podem ser partilhados por muitas pessoas). O benefício principal de usar uma palavra-chave associada ao teu nome de utilizador, é o facto de que se alguém fizer batota, não iremos apagar todos os dados de toda a gente com esse username, apenas aqueles que fizeram batota irão ver os seus dados apagados. Ainda mais interessante é o facto de planearmos em pouco tempo atribuir pequenos bónus a todos os utilizadores que tenham uma palavra-chave configurada.
Finalmente ter uma palavra passe configurada abre mais possibilidades em demonstrar a informação e estatísticas dos teus feitos, mais do que só o nome do utilizador.

Onde posso obter uma palavra-chave?

http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/getpasskey.py

Preciso mesmo de uma palavra-chave?

Não, podes deixar esta informação em branco que o cliente faz o resto, contudo não existe forma de distinguir o trabalho feito por ti e por todos aqueles que usam o mesmo nome do utilizador, e por conseguinte, não te vão ser atribuídos nenhuns pontos bónus.

Porque e que a pagina da palavra-chave pede o meu mail?
Nos enviamos a palavra-chave para o teu e-mail, se mostrássemos a palavra-chave na página principal, então não haveria razão para ela existir, pois qualquer um teria acesso a ela.
Enviar a palavra-chave para o teu email e mais seguro pois apenas tu tens acesso ao teu email.

Existe alguma forma mais fácil de copiar a palavra-chave para o cliente?


Sim, fazendo a habitual operação de copiar e colar.
Para colar algo na consola carrega com o botão direito sobre a mesma e selecciona colar. É recomendado que não mexas no ficheiro client.cfg pois não e um simples documento de apenas texto e podes corromper a informação existente no mesmo.

Devo manter a palavra-chave secreta?

Sim, não coloques a palavra-chave em NENHUM lado, muito menos nos fóruns.

Como faço se me esquecer da palavra-chave?

Vai a página de criação da palavra-chave, se já tiveres criado uma palavra-chave, ao voltares a preencher o formulário a mesma vai ser-te reenviada, se nunca tiveres criado uma, ela e criada automaticamente.

Para mais informações por favor consulta:


Pelas minhas contas apenas falta a pagina de Press, contudo estou neste momento a morrer de sono, se alguém quiser acabar esteja a vontade, senao quando acordar dou cabo dela!!!

http://folding.stanford.edu/English/FAQ-Press
 
Última edição:
Sobre "palavra-chave", quando traduzi a FAQ-v6 deixei como "passkey", pois não é bem uma palavra (no seu sentido comum, ou fazendo comparação com o inglês, word). Isto porque não achei melhor termo, e palavra-chave não me pareceu o mais correcto.

@amjpereira, grande trabalho. Estás de parabéns ;) Obrigado por toda a ajuda que tens dado, mais uma vez!

Vou ver se acabo de passar o conteúdo.
 
Back
Topo