1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda a um Newbie indeciso

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por FelixPT, 2 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1024)

1. Boas,

Ando em processo de troca de portátil (vou reformar o meu Acer TM 290) e estou bastante indeciso. Não sei se o este será o sitio para postar esta duvida, mas aqui vai.

Quero um portatil leve (ate 2.5kg), fiavel e que dure alguns anos sem precisar de grandes updates.

Estou a pensar no Macbook (tive á muitos anos um iMac dos primeiros, aqueles verdes-azulados) 2.16 branco, no Sony CZ e eventualmente num ASUS deste estilo.

Que vos parece? Não vou jogar no portátil é principlmente para mail, trabalhos em Office, browsing e alguma musica/fotos/video (nada profissional).
    O único requerimento é que no caso do Mac vai mesmo ter de correr Windows de vez em quando, porque a rede da faculdade não trabalha com mac (parece impossível, mas é verdade).

Agradeço desde já qualquer input que me ajude a decidir.

Cumprimentos

2. issues

issues Power Member

Apartir do momento em que consegues substitutos para mac das aplicações que usas em windows não sei porque razão não compras Mac. Este foi o criterio que usei, apesar do meu primeiro computador ter sido um Mac, depois tive sempre Pcs com windows. Depois comprei um mac, porque sabia que tinha mais a oferecer a mim do que o windows, Deixei de ter o sistema carregado com antivirus, firewall, antispyware entre outros programas. E também porque existe para mac os programas que necessito para trabalhar e em alguns casos substitutos bem melhores do que os que usava no windows. Por isso digo: FORÇA NISSO.
    Quanto a windows, uma vez que que existe o bootcamp e que os actuais Macs estão equipados com processadores intel, facilmente consegues instalar lá o windows, os drivers são fornecidos com o bootcamp e se tiveres alguma duvida, coloca a questão neste forum.

3. Meje

Meje Power Member

Eu não tinha substitutos para algumas aplicações windows, mas também não preciso do windows todos os dias, só de vez em quando e uso quase sempre o parallels, estando a correr uma instalação de windows em bootcamp, ou seja tenho as opções todas. Não me arrependo nada da compra e a menos que fique obsoleto para correr o software que necessito, acho que o meu MacBook vai durar uns bons aninhos. Com o tempo vão-se descobrindo uma excelentes aplicações para Mac que nos deixam satisfeitos com a mudança!

4. Obrigado pelo input.

Só mais uma pequena questão sobre o Bootcamp/Parallel. Funcionam bem nas redes de faculdade? È tudo "straight forward" ou precisa de configurações complicadas/conhecimentos técnicos? (OK, são duas perguntas...)

Gostava de ouvir mais opiniões de pessoal que use Mac em redes "semi-publicas"(tipo faculdade).

Obrigado pelo vosso contributo para o meu problema.

Cumprimentos

5. Meje

Meje Power Member

No meu caso uso a rede e-U e não tive qualquer problema. O minha faculdade disponibiliza uma página com as instruções passo a passo para configurar a rede em windows (com parallels ou nativo é a mesma coisa) ou osx.

Eu não percebo muito disto, mas achei bastante fácil usar o parallels e partilhar os recursos, como a ligação à internet ou directorias e/ou discos.

6. Obrigado Meje.

Tive a ver a tua thread com mais ou menos as mesmas duvidas que eu e fiquei mais esclarecido.

Tou cada vez mais inclinado para o Mac...parece ser mesmo uma optima escolha!

Pergunta pa queijinho: É possível sincronizar PDA (HTC P3600 a correr Windows Mobile 6 em particular) com o OS X? Eu sei que vem ai o iPhone e tal, mas comprei este em Janeiro e não tou psicologicamente preparado para trocar...

Obrigado pelos vossos comentários!

Cumprimentos

7. augusto.ivo

augusto.ivo Power Member

Em que universidade andas?

8. Na Nova de Economia em Lisboa. Ai não há qualquer problema, e imensa gente usa Macs. O problema é que preparo-me para ir para a LSE como "free mover" para o ano que vem e eles avisam mesmo que a rede deles não suporta Mac.

Parece que estamos mais avançados que eles nesta altura!

Aproveito para deixar outra pergunta. Existe alguma boa razão para esperar que os MacBook incorporem o Santa Rosa (parece-me que a unica diferença é o Front Side Bus a 800MHz em vez de 667MHz - corrijam-me se estiver errado).

Cumprimentos

9. margarida46

margarida46 Power Member

Boa noite Félix.
    Compre um Mac sim, não há melhores computadores. Sou aquilo que se designa por switcher, e digo-lhe que os Mac's são uma maravilha. E agora com o Parallels, ou o Bootcamp, pode ter o Windows XP, ou mesmo o Vista, a correr no Mac sem problemas. Falo por experiência própria, fui utilizadora de PC durante quase 12 anos ( desde que apareceram ) e mudei para o Mac. Estou muitíssimo satisfeita, muito mesmo. Já agora se puder, espere até Outubro e compra-o já com o novo sistema operativo, o Leopard, se quiser dar uma vista de olhos, vá a http://www.apple.com/macosx/leopard/features, e vai ver que vale a pena.
    Margarida.

10. bruno_eg

bruno_eg Banido

Razões do SantaRosa:
    - Possível integração das GMA X3100 , decepcionaram um pouco mas é melhor que a GMA950;
    - Melhor gestão de energia, num portatil vale apena.

E ainda há a possibilidade (se bem que remota) da Apple incluir os ecrãs com retroiluminação a LEDs (menor consumo).

E por último (mas não menos importante) : Leopard.

Mas claro que se precisas dele já então compra, comprar na altura que precisas é sempre a melhor opção.

11. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Olá... tb fui aluno da FEUNL... e foi o sítio onde vi/mexi no meu primeiro mac... acho que era um IIc não tenho a certeza, mas só lá ia jogar um jogo tipo airhockey com extraterrestres... pois naquela altura o dito computador não estava em rede e nada dava para fazer. :)

Ó Margarida... posso-te fazer umas perguntinhas para o iswitch?! :)

12. Peidina

Peidina Banido

Completamente de acordo contigo. Faço das minhas palavras as tuas.

Partilhar esta Página