Xbox Ajuda : A Xbox mostra legendas Closed Captions ??

JorgeDias

Power Member
Olá a todos.

Um amigo meu já colocou a situação seguinte num outro fórum ( menos especializado que este ) e não obteve nenhuma resposta conclusiva. Por isso pediu-me para colocar aqui este apelo :


Preciso da vossa ajuda - apelo particularmente aos possuidores de uma Xbox ( a antiga ) e de Dvds de região 1.

A situação é a seguinte:

O meu pai tem problemas auditivos graves.

Recentemente mandou vir dos EUA vários DVDs de programas documentais, assim como outros filmes, que curiosamente têm apenas as chamadas CLOSED CAPTIONS - nada de legendas " normais " .

É evidente que no PC eu tenho Software que me permite mostrar essas legendas, mas o meu pai não quer saber do PC para nada - quer ver e " ler " os filmes na sala.

Daí eu pensar ... se arranjar uma Xbox barata que sirva como MEDIA CENTER, será que posso instalar algum programa que me permita conseguir o display destas Closed Captions ??

Fiz uma pesquisa no Google e parece que existem boas indicações neste sentido...mas queria ter a certeza antes de avançar para a compra.

Por isso, peço a alguém que tenha um Xbox (e que tenha também um DVD R1 com legendas CC) me faça uma experiência e veja se dá alguma coisa.

Agradeço a vossa ajuda ( especialmente o meu pai ).

Então .... há alguém por aqui que faça a experiência que o rapaz pede ??
 
O que ele pede tanto pode depender da TV ou não.
Ou seja, tens o texto para deficientes auditivos e texto Line 21.

Explicando:

Se o DVD diz:
"English subtitles for the hearing impaired" é compatível com qualquer leitor de DVD (incluindo a XBOX),
pois são legendas perfeitamente normais que podem ser activadas ou desactivadas pelo leitor.

Line 21 são descodificadas pela TV, coisa que se assemelha ao teletexto. A TV deverá ter (ou não)
a opção para activar essa opção.
 
Última edição:
Os Dvds apenas têm as chamadas Cosed Captions.

Não são lidas em leitores de Dvd de sala.

Nos EUA as TVs fazem a descodificação e mostram as legendas.

Nos Pcs há muito Software de leitura de DVds que faz isso.

Presumo que o mplayerhq da Xbox também o faça.

Alguém o pode testar ??
 
Estive a experimentar e:

- com o DVD Player do XBMC não funciona.

- com outro DVD Player, para a Xbox (DVDX), idem.

- não sei como usar o mplayer para ver um DVD, pelo que não consegui experimentar.
 
Estive a experimentar e:

- com o DVD Player do XBMC não funciona.

- com outro DVD Player, para a Xbox (DVDX), idem.

- não sei como usar o mplayer para ver um DVD, pelo que não consegui experimentar.

Muito Obrigado pela info.

Depreendo que está a utilizar um DVD R1 que tem as CC ( normalmente isso está referido na contracapa com um símbolo CC ) ... é pena não conseguires usar o Mplayer ... é com este que eu penso que pode dar ...
 
Depreendo que está a utilizar um DVD R1 que tem as CC ( normalmente isso está referido na contracapa com um símbolo CC ) ...

Exacto. Diz: "Closed Captioning by the National Captioning Institute". DVD R1.

é pena não conseguires usar o Mplayer ... é com este que eu penso que pode dar ...
Pois não... Não faço ideia como se faz para o usar para DVD-VIDEO. Se alguém souber...
 
Embora um "pouco" tarde, retomo este tópico para registar que, efectivamente, o XBMC permite visualizar "closed captions".

Como? Usando o mplayer. Para funcionar, tem de ser adicionada a linha

subcc=1

ao respectivo ficheiro de configuração (mplayer.conf).

Depois, basta ir aos ficheiros VOB (penso que também funcione, se criarmos ISOs dos DVDs) e, antes de os arrancar, seleccionar para ler com o mplayer e não com o DVD player.
 
Back
Topo