Ajuda - Abertura de Loja Video-Jogos - Duvidas e Esclarecimentos

Yorda9

Power Member
Boas a todos,e se este não for o local mais indicado para este tópico peço a um moderador que o mova por favor.

Então é o seguinte.

Estou a pensar em abrir um loja de venda de video-jogos e gostaria se possivél a esclarecer algumas duvidas de souberem e que me ajudassem por favor.

Eu sei que para vender video-jogos tenho sempre de ter o selo do I.G.A.C e já andei a pesquisar sobre isso as minhas duvidas são as seguinte:

  • como mostra na imagem abaixo,essa taxa de primeira classificação é sobre cada cópia dos jogos ou é uma por titulo?Ou seja tenho 10 cópias do Fifa09 para venda pago essa taxa 10 vezes ou pago só uma vez?


  • Para além dessas taxas que pus na imagem,sabem se paga-se outras taxas?
  • As editoras dos jogos estabelecem um preço de venda ou o preço de venda é livre como acontece por exemplo nas Tv que muitas vezes cada loja têm um preço diferente da outra?

Muito obrigado a todos que me possam ajudar.

Abraço.
 
Última edição pelo moderador:
Boas a todos,e se este não for o local mais indicado para este tópico peço a um moderador que o mova por favor.

Então é o seguinte.

Estou a pensar em abrir um loja de venda de video-jogos e gostaria se possivél a esclarecer algumas duvidas de souberem e que me ajudassem por favor.

Eu sei que para vender video-jogos tenho sempre de ter o selo do I.G.A.C e já andei a pesquisar sobre isso as minhas duvidas são as seguinte:

  • como mostra na imagem abaixo,essa taxa de primeira classificação é sobre cada cópia dos jogos ou é uma por titulo?Ou seja tenho 10 cópias do Fifa09 para venda pago essa taxa 10 vezes ou pago só uma vez?


  • Para além dessas taxas que pus na imagem,sabem se paga-se outras taxas?
  • As editoras dos jogos estabelecem um preço de venda ou o preço de venda é livre como acontece por exemplo nas Tv que muitas vezes cada loja têm um preço diferente da outra?


Muito obrigado a todos que me possam ajudar.

Abraço.

Creio que essa taxa não te cabe a ti! Essa taxa é para o caso de entrada de novos jogos! Normalmente quando compras jogos a uma distribuidora eles já vêm com esse selo pois são eles que tratam disso quando os jogos dão entrada do país! Daí aparecer 2 tipos, já classificados ou por classificar!

Acho... não te posso dar a certeza!


Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Creio que essa taxa não te cabe a ti! Essa taxa é para o caso de entrada de novos jogos! Normalmente quando compras jogos a uma distribuidora eles já vêm com esse selo pois são eles que tratam disso quando os jogos dão entrada do país! Daí aparecer 2 tipos, já classificados ou por classificar!

Acho... não te posso dar a certeza!


Cumps

Então quando compramos ás editoras os jogos já vêm com selos e tudo?

Já agora quem legisla os preços para venda são as editoras ou a lei da concorrencia?

PS-Obrigado Krypton.
 
Então quando compramos ás editoras os jogos já vêm com selos e tudo?

Já agora quem legisla os preços para venda são as editoras ou a lei da concorrencia?

PS-Obrigado Krypton.
Isso é uma boa pergunta.
Lembro-me de há uns largos anos (10, por aí) um familiar meu vender jogos na sua loja, e dizia que os preços "eram eles que faziam"...
Se for esse o caso, importar pode ser uma boa opção. Mas aí já era necessário o tal selo...
 
Então quando compramos ás editoras os jogos já vêm com selos e tudo?

Já agora quem legisla os preços para venda são as editoras ou a lei da concorrencia?

PS-Obrigado Krypton.

Eu acho que não falas com editoras de jogos. Falas sim com distribuidoras, e os jogos já vêm catalogados já com os selos do IGAC. Quando marcas uma reunião com o distribuidor, ele indica-te a que preço te vai vender, e a partir daí colocas uma margem de lucro (geralmente 30%). Depois segue as regras normais de negócio, quantos mais comprares melhores preços tens, e os jogos em que a distribuidoras definem preço único para o mercado tens que respeitar.

Penso ser mais ou menos assim que funciona... mas já estou fora do meio há qse 10 anos (e não era jogos, mas sim música), portanto há coisas que já não me lembro, e há coisas que estão diferentes de certeza.

Não te consigo ajudar muito mais, mas de qualquer das formas a melhor sorte para ti e para o teu negócio. :D
 
Acho que alguns membros tem actividade profissional neste área, talvez te possam ajudar se virem a thread.

Pessoalmente não percebo boi do assunto.
 
Infelizmente não. Olha vou meter isto nos Jogos, também é um sítio onde fica bem enquadrado, talvez alguém veja.
 
Eu acho que não falas com editoras de jogos. Falas sim com distribuidoras, e os jogos já vêm catalogados já com os selos do IGAC. Quando marcas uma reunião com o distribuidor, ele indica-te a que preço te vai vender, e a partir daí colocas uma margem de lucro (geralmente 30%). Depois segue as regras normais de negócio, quantos mais comprares melhores preços tens, e os jogos em que a distribuidoras definem preço único para o mercado tens que respeitar.

Penso ser mais ou menos assim que funciona... mas já estou fora do meio há qse 10 anos (e não era jogos, mas sim música), portanto há coisas que já não me lembro, e há coisas que estão diferentes de certeza.

Não te consigo ajudar muito mais, mas de qualquer das formas a melhor sorte para ti e para o teu negócio. :D

Acho que básicamente é este o modelo de negócio! A niveis legais, não sei como tens de proceder. Tratas sempre tudo com as distribuidoras de jogos! Uma dica... se queres diminuir o custo por jogo, arranja uma boa carrinha e negoceia com a distribuidora para ires tu lá buscar os jogos, em vez de tos trazerem porque cortas em mais um intermediário!

Cumps
 
Se comprares a distribuidores nacionais , podes vender com o lucro que quiseres salvo exepçoes e o jogo ja vem com todas as exigencias legais satisfeitas(Manual/Folheto uti pt, selo igac e outras merdiçes que obrigam colocar)

Se importares tu, tens que tratar de todo o processo, no entanto podes vender com a margem de lucro que quiseres.
 
Acho que aqui a questão mais importante é como é que procedes quando não se usa os canais normais de distribuição.

Quando se compra nos distribuidores portugueses já temos a papinha toda feita e é só meter a vender... Mas se formos comprar um pack de jogos à Ecofilmes e afins paga-se perto de 40€ por uma novidade, ou seja, em termos de margem de lucro (e mesmo de competitividade) é insustentável, uma vez que para venderes a 49€ (com um lucro baixo) um jogo de PC estás a po-lo ao mesmo preço de uma ***** ou Vobis, com o handicap de se ter uma loja de menor dimensão e consequentemente menor oferta para dispersar os lucros.

Acho que a ideia do Yorda era precisamente usar esses canais mais próximos, tipo ou comprar no estrangeiro ou mesmo comprar o jogo antes do canal de distribuição, para poder ter preços competitivos. O problema é onde é que se compram (quais são esses fornecedores...) e quais são os trâmitos legais que se tem que ter em conta, uma vez que o jogo (provavelmente) vem sem o selo do IGAC e consequentemente não reune as condições de legalização para se por à venda.
 
Acho que aqui a questão mais importante é como é que procedes quando não se usa os canais normais de distribuição.

Quando se compra nos distribuidores portugueses já temos a papinha toda feita e é só meter a vender... Mas se formos comprar um pack de jogos à Ecofilmes e afins paga-se perto de 40€ por uma novidade, ou seja, em termos de margem de lucro (e mesmo de competitividade) é insustentável, uma vez que para venderes a 49€ (com um lucro baixo) um jogo de PC estás a po-lo ao mesmo preço de uma ***** ou Vobis, com o handicap de se ter uma loja de menor dimensão e consequentemente menor oferta para dispersar os lucros.

Acho que a ideia do Yorda era precisamente usar esses canais mais próximos, tipo ou comprar no estrangeiro ou mesmo comprar o jogo antes do canal de distribuição, para poder ter preços competitivos. O problema é onde é que se compram (quais são esses fornecedores...) e quais são os trâmitos legais que se tem que ter em conta, uma vez que o jogo (provavelmente) vem sem o selo do IGAC e consequentemente não reune as condições de legalização para se por à venda.

A Ideia é mesmo esta,combater os preços abusivos que se praticam em Portugal e tentar igualar os preços que se praticam em Inglaterra por exemplo que são bem mais acessiveis.

Toda a ajuda e esclarecimentos são muito bem-vindos.

PS-Obrigado Timber por teres movido o tópico.
 
Bem, se tiveres preços á "inglês" e um site á medida para vender jogos, acho que terás sucesso.

Boa sorte.

O objectivo é mesmo esse druyda,lembro-me de há uns anos de ter falado com alguém ligado há venda de musica e jogos em que me dizia que as lojas tinham lucros absurdos no sentido que um cd de musica saia da editora por exemplo a 1€ a distribuidora vendia a 5€ e as lojas vendiam a 15€.

Epá não quero ficar nem ser rico,não quero andar de porche ou ferrari,como costumo dizer só quero viver bem e dar uma vida condigna há minha familia,e pensei neste negócio,pois para além de ser uma coisa que gosto bastante penso que era bom tanto para mim que vendia como era bom para quem comprava.

Obrigado a todos que me ajudarem,e se conseguir realizar este projecto/sonho o pessoal da zwame vai ter preços bacanos :D:D:D.

Abraço a todos.
 
Back
Topo