Ajuda - Abertura de Loja Video-Jogos - Duvidas e Esclarecimentos

Sim, o colombo seria uma boa localização, mas para além da renda ser enorme, e de ser dificil arranjar um cantinho, já tens *****, Worten, vobis, game, replay zone, toys'r'us, dentinho...

Ia ser dificil, ainda por cima sendo uma loja nova, teria de arranjar uma maneira para chamar muita atenção, como por exemplo, logo para abrir, uma semana, cada dia dedicado a uma ou mais plataformas! (antigas e recentes!).

E naquele novo shopping, o dolce vita? Será que já há muitas lojas do género?
 
o dolce vita ja tem imensas acho eu.

ve por exemplo no cascaisshopping, tá sempre cheio de gente, e de jogos tem a ***** e a worten que nao tem nada propriamente de jeito ( mas secalhar o mehor e mesmo um sem nenhuma), mas ai ganhavas um cliente :P
 
Às sexta à noite e aos fins de semana é impossível arranjar lugar no Cascais Shopping, então nos dias de chuva aquilo é pior que o trânsito da IC19. Para além de que há uma escola secundário logo ali ao lado e aquilo aos dias de semana está sempre CHEIO de putos. Era um bom sítio para abrires a loja, pois tal como já foi dito não há nada parecido por lá e a ***** e a Worten só têm lixo.
 
Como já foi falado, online é uma veia relativamente forte para uma loja.

Talvez esteja a simular um bocadinho de mais, mas pedir 10 jogos na Gamestop a 30€ e vender esses mesmos a 40 cá (leglamente) tornar-se-ia meio caminho andado.

Online então, ui ui
 
Abrir uma loja de videojogos por conta própria sem ter um bom suporte por trás (*****, Game-qualquer-coisa) ainda para mais nos dias que correm é pura loucura.
 
Boas.

Vocês dizem para ele abrir uma loja num shopping mas vocês fazem ideia de quanto é a renda/aluguer num shopping ?
Pagas no minino 2 vezes mais pelos mesmos metros quadrados.
No entanto tb é onde se ganha mais dinheiro.
 
Como já foi falado, online é uma veia relativamente forte para uma loja.

Talvez esteja a simular um bocadinho de mais, mas pedir 10 jogos na Gamestop a 30€ e vender esses mesmos a 40 cá (leglamente) tornar-se-ia meio caminho andado.

Online então, ui ui

Pois, e adicionas selos do IGAC e respectivos impostos, manuais ou instruções mínimas em português obrigatórias que implica custos de reprodução e de remover os celofanes do jogo, e para venderes por 40 euros "legalmente" vivias do ar certamente, porque o lucro é bem inferor a 10 euros (será que chega a ser lucro?). Ou então entras em conflito legal com o IGAC pelo facto do selo não estrar de acordo com as normas europeias e só aí já tens um bom prejuízo. Os portugueses gostam de ser diferentes, é como os CTT. Diz a lei que o bilhete de identidade é pessoal instransmissivel mas quando não podes levantar uma encomenda alguém tem de apresentar o original por ti :rolleyes:. Por isso além dos CTT também temos o IGAC :rolleyes:

A forma mais "legal" de fazer lucro com isso é vender no miau os jogos em promoção, como uns quantos idiotas já o fazem e ainda consideram que estão a fazer um favor ao povo (ou será ao próprio bolso com dinheiro fácil?). Ora como isso implica fuga aos impostos (e um dia por causa dessa treta os vendedores de segunda vão lixar o resto do pessoal que manda vir de fora, basta umas alterações manhosas na lei e já está) não é por aí que consegues lucrar o que que que seja. Já para não dizer que edições localizadas nem vê-las. Temos o Bluray com multilinguas mundiais e é porque o disco suporta, senão nem isso.

Até agora ninguém conseguiu concorrer com os preços de mercado. E usar o Reino Unido como referência, seríamos os primeiros a conseguir isso, por causa do câmbio.

Ficam dois pequenos exemplos de preços antigamente e agora (dois, porque não há pachorra para meter mais fotos do que isso):

Primeiro, um jogo de Snes comprado em Portugal com um preço médio (porque há mais baixo e há mais caro, este é o valor aproximado de um de vários jogos que tenho com a etiqueta de preço:
P1010130.jpg


Em seguida o preço de um jogo actual, fotografado por mim directamente do press kit francês oficial do Tomb Raider Underworld:
P1010131.jpg
 
Loja física é muito mais difícil.
Tens de pagar a renda (num centro comercial, então, muito cara - e tens de dar uma percentagem das tuas vendas!), tens um investimento inicial maior (decoração, etc)... O que quer dizer que tens de vender os produtos com uma margem maior, para conseguir pagar tudo isso.
 
Concordo! Mesmo em Lisboa, provavelmente se gasta mais em gasosa e tempo para me deslocar à loja e voltar a casa do que encomendar. A comodidade/custo/tempo hoje em dia representa muito.
 
Concordo! Mesmo em Lisboa, provavelmente se gasta mais em gasosa e tempo para me deslocar à loja e voltar a casa do que encomendar. A comodidade/custo/tempo hoje em dia representa muito.

Se morares perto de Lisboa irias preferir ir comprar pessoalmente do que pagar portes para não se saber quando nem como se recebe a compra em casa. Só se compra por correio quando a diferença de preços se justifica ou a distância é muito longa e não há alternativa.
 
Epá eu não sei quais são as condições do user Yorda9 , mas a sugestão de abrir a loja num Colombo é uma coisa tão complicada , já repararam que nesses grandes centros comerciais a esmagadora maioria das lojas que lá estão pertencem a grandes empresas , ou que tiveram de alugar o espaço ou comprar com a participação/investimento de vários sócios ? A despesa é simplesmente enorme e por isso torna-se dificílimo a qualquer cidadão de classe média deste País abrir uma loja num local desses . Não sei qual é a ideia , se é alugar ou pagar a loja a pronto , de qualquer das maneiras sugeria que desses uma olhadela a lojas que possam estar a ser vendidas por bancos , lojas que tenham sido neste caso, alvo de penhora em que os donos das lojas deixaram de pagar a loja e ficaram em divida para com os bancos , os bancos acabam por reaver as lojas e depois colocam-nas no mercado por preços um pouco ou muito mais baixos .
 
Eu não sei como é que a parte das legalidades funciona e quanto dinheiro se gasta, para poderes importares jogos. Mas acho que numa fase inicial devias apostar num loja online e depois sim, se a coisa correr bem, investir numa loja física. Dá-me ideia que é a unica maneira de teres preços competitivos. Se conseguires estruturar as coisas bem, como a protecção dos jogos ao envio, a rapidez do envio, comunicação com os clientes e principalmente preços, vais ter sucesso. Já agora se apostasses na loja online é legal utilizares a própria casa como escritório e armazem, não há nenhum inconveniente nisso?
 
Ora bem... a idéia deste nosso amigo, já eu tive, e já me informei devidamente há algum tempo atrás, e além do mais sou lojista actualmente, e já fui chefe de secção de videojogos de uma grande superfície (que obviamente não vou nomear).
Vou deixar aqui os meus conselhos...

Se estás a pensar abrir uma loja física... Esquece. A menos que ganhes no euromilhões e possas apostar numa localização altamente rentável (como um centro comercial), e possas apostar logo num bom stock, numa boa imagem, num bom design, etc. Se puderes, óptimo. Se não puderes, vais atirar o teu dinheiro ao lixo basicamente, porque tens mais que muita concorrência não só de grandes superfícies, mas também de lojas da especialidade como a Game, ou a Gamestop (que chegou agora a Portugal, e se bem conheço a política agressiva deles, não devem tardar a aparecer que nem cogumelos por este país fora). Além disso... só a renda de uma loja num centro comercial de jeito (não estou a falar de centros comerciais que já deram o que tinham a dar) é absolutamente ridícula, isto para não falar nos custos adicionais, como dinheiro que as lojas precisam dar ao condomínio do centro nas alturas do natal. É basicamente um roubo.

Se estás a pensar abrir uma loja online... já poderá ser mais possível. No entanto, a única maneira de garantires o sucesso, era teres preços pelo menos iguais aos praticados nos sites ingleses. Agora, o problema é que vivemos num país de atrasadices mentais, e os selos do IGAC é uma dessas atrasadices mentais. Tu para praticares o preço igual aos ingleses precisavas comprar os jogos a fornecedores estrangeiros (de preferência dentro do espaço comunitário para evitar alfândegas e taxas adicionais). No entanto, por cada título que importas para Portugal, tens que enviar uma cópia do jogo para o IGAC, tens que pagar 37,41€, e apresentar uma factura de compra com as quantidades todas, bem como um certificado de autenticidade (que os distribuidores à partida te arranjam). Os selos em si são baratos... não é grande problema. Cada selo são 18 cêntimos, o que no preço de um jogo não significa grande coisa. O problema é que por cada título que mandares vires tens que pagar os 37,41€. Ou seja... tinhas que vender umas 4 ou 5 unidades de cada jogo só para cobrir o custo da porcaria da avaliação que o IGAC faz (e que é uma palhaçada digo já, e devia ser considerado ilegal pela UE, uma vez que é uma taxação dupla, por uma entidade de regulação de actividades culturais, e os jogos pagam IVA de 20% e não de 5% como os produtos culturais).

Resumindo... se achas que consegues ter um site apelativo, com um serviço de entrega rápido e de preferência grátis (ou diluído no preço dos jogos) e bom serviço de resposta aos clientes, e consegues dar-te ao luxo de mandares vir pelo menos umas 20 ou 30 unidades de cada jogo.... Força.

Caso contrário... esquece. Já muitos outros (e mais empenhados, e mais conhecedores do mercado e do funcionamento das instituições) tentaram e desistiram porque vivemos num país da treta.

P.S. - Sou dono de uma loja actualmente, mas não de jogos... só para ficar esclarecido :)
 
Eu concordo com o EMPIRE. Podes sempre arranjar uma empresa que te faça o site e manutenção em troca de publicidade é menos um custo. Eu acho que a loja online era uma ideia excelente, tinhas é que arranjar maneira de ter os jogos ao preço dos UK.
 
O EMPIRE disse o principal do que havia para dizer de frma muit clara. Eu próprio já me deparei com a mesma situação. O selo do IGAC é uma afronta basicamente. Se toda a gente protestasse e apresentasse queixa, as coisas mudavam, mas ainda há povo a aplaudir quando metem a porcaria do selo.
 
O EMPIRE disse o principal do que havia para dizer de frma muit clara. Eu próprio já me deparei com a mesma situação. O selo do IGAC é uma afronta basicamente. Se toda a gente protestasse e apresentasse queixa, as coisas mudavam, mas ainda há povo a aplaudir quando metem a porcaria do selo.


Quem? Quando comprei o meu ultimo jogo cá em PT (coisa que nao fazia ha muito), nomeadamente a CE do Fallout 3, numa gamestop, o empregado disse que o jogo tinha garantia de 6 meses, mas Só SE O SELO ESTIVESSE INTACTO e o talão obviamente, eu na altura fiquei com cara de parvo, mas tive para lhe perguntar que lei era essa, mas tava muita gente na fila e eu calei-me e fui-me embora...

Desde quando agora até o selo do IGAC serve de garantia... eles nao podes fazer isso até porque ha muitas alminhas inteligentes que metem as porcarias dos selos, do lado da abertura da caixa... ou no selofalante, que muitas vezes é rasgado e deitado no lixo com o plastico...

Conclusão odeio o selo do IGAC porque fica sempre uma marca de cola ou pior na caixa do jogo... (ás vezes arranco, outras passa-me despercebido) agora quando eles chegam ao cumulo de colarem 3 selos nas caixas das Xbox 360 (agora ha um pack que vem com o trivial e mais 2 jogos, na worten tava um pack desses com os 3 selos de seguida...).
 
Quem? Quando comprei o meu ultimo jogo cá em PT (coisa que nao fazia ha muito), nomeadamente a CE do Fallout 3, numa gamestop, o empregado disse que o jogo tinha garantia de 6 meses, mas Só SE O SELO ESTIVESSE INTACTO e o talão obviamente, eu na altura fiquei com cara de parvo, mas tive para lhe perguntar que lei era essa, mas tava muita gente na fila e eu calei-me e fui-me embora...

Desde quando agora até o selo do IGAC serve de garantia... eles nao podes fazer isso até porque ha muitas alminhas inteligentes que metem as porcarias dos selos, do lado da abertura da caixa... ou no selofalante, que muitas vezes é rasgado e deitado no lixo com o plastico...

Conclusão odeio o selo do IGAC porque fica sempre uma marca de cola ou pior na caixa do jogo... (ás vezes arranco, outras passa-me despercebido) agora quando eles chegam ao cumulo de colarem 3 selos nas caixas das Xbox 360 (agora ha um pack que vem com o trivial e mais 2 jogos, na worten tava um pack desses com os 3 selos de seguida...).

o selo serve de garantia porque sem ele não o podem revender, hoje em dia pa não me lixar tiro a porra do selo cheio de coidado do celofane e colo dentro da caixa.
 
o selo serve de garantia porque sem ele não o podem revender, hoje em dia pa não me lixar tiro a porra do selo cheio de coidado do celofane e colo dentro da caixa.

Eu sei disso, ok que eles querem revender o artigo e para isso têm de meter o autocolante, mas se eu vou meter aquilo na garantia é porque está avariado, e se está avariado, eles não o podem revender (nao devem XD). Mas mesmo que fosse nos 15 dias, e que fosse uma simples troca, eles teriam de aceitar, tivesse ou nao... Se nunca em montes de anos recusaram, porque raio agora começariam a recusar...
 
Eu sei disso, ok que eles querem revender o artigo e para isso têm de meter o autocolante, mas se eu vou meter aquilo na garantia é porque está avariado, e se está avariado, eles não o podem revender (nao devem XD). Mas mesmo que fosse nos 15 dias, e que fosse uma simples troca, eles teriam de aceitar, tivesse ou nao... Se nunca em montes de anos recusaram, porque raio agora começariam a recusar...

Ainda por cima o selo não serve para identificar edições localizadas, visto que as versões americanas ou não portuguesas (no caso particular de existir uma edição portuguesa) também já o trazem. Assusta-me ver lojas como a Worten a vender já versões americanas ou inglesas sem nenhum tipo de aviso. Portanto o selo no máximo serviria para identificar se a edição que estamos a comprar é de facto europeia/portuguesa, mas como não se trata do caso, o selo do IGAC não serve rigorosamente para nada mas ainda insistem em dizer que sim e que combate a pirataria e tal. É pouco mais que uma jogada suja de cobrar imposto sobre algo que começou a ter demasiado sucesso no mercado e o estado interpretou como uma forma fácil de ganhar dinheiro, visto tratar-se de um bem não essencial, ou seja, está mais facilmente sujeito a impostos inventados mesmo que para isso se mobilizem os meios necessários para falsamente legalizar essa atitude. Só conheço mais um país que utiliza um método semelhante de colocar um holograma de autenticação: Itália. Como somos peritos em só imitar o que lá fora se faz de mau e ainda pioramos, não me admiro nada que tenham ido buscar essa referência a algum lado. Além disso, tratando-se de uma entidade para regulação das actividades culturais, Portugal deve ter sido dos primeiros países a aceitar os jogos como cultura ao nível da legislação interna, só é pena que o iva abaixo dos 20% não se aplique - pelos vistos nem todos os níveis de cultura são um direito de toda a gente. De qualquer forma, se a cultura é um direito de todos, o próprio site do IGAC é uma certa contradição a partir do momento que está na internet de livre acesso e tem uma área reservada... Até as embalagens de Chocapic quando oferecem software levam selo do IGAC :nocom8le:. Depois vêm para aqui falar na defesa da propriedade intelectual e dos direitos de autor, cobrando maioritariamente impostos pelo que é software legítimo :nocom8le:...

Depois há a segunda vertente, que é a forma como colocam os selos de forma indiscriminada nos jogos e edições especiais, como se alguém gostasse de ter essa porcaria colada nas caixas sem forma de se livrar dela - como se o selo fosse uma obra prima de design. Mas como já são os fornecedores ou distribuidores a colocar o selo, o IGAC já se desmarca do que quer que seja que tenha a ver com a colocação do selo de forma imprópria, por vezes a ocultar conteúdos informativos importantes nas próprias caixas :nocom8le:. Adicionando autocolantes com a descrição em português provavelmente obrigatória na lei porque pouca gente se dá ao trabalho de imprimir uma capa com essa língua incluída (só para cobrar é que se dão ao trabalho) e códigos de barras, mais a perda do celofane original para colocação de um manual que muitas das vezes pouco mais diz do que como se liga a consola :nocom8le: e que chega a ser um motivo pelo qual se atrasam datas de lançamentos de jogos, acho impressionante como é que temos de pagar tanto por um jogo cheio dessas porcarias...
 
Back
Topo