Ajuda - Abertura de Loja Video-Jogos - Duvidas e Esclarecimentos

Eu se fosse a ti nao me metia nisso...
Tinhas que ter preços mesmo competitivos.

X2

Eu tambem acho que não te devias meter nisso,lojas,nesta fase do campeonato,e ve-las abrir hoje e fechar já amanhã seja de que area for!E no que diz respeito aos videojogos,lembra-te da pirataria!
Há certos hipermercados,onde pura e simplesmente já não ves jogos de PC,porque será??
CUMPS
 
Bom só agora vi o teu topico, e o bynight já falou de mim e do que aconteceu no meu caso. Muitos dos argumentos aqui apresentados são bastante validas, fala a voz da experiência.

Hoje em dia, abrir uma loja de jogos, com toda a concorrência que existe, das duas uma, ou tens mesmo muito dinheiro, ou então vais-te afundar.

Não é mesmo para te desanimar, é para estares ciente do que te pode esperar. Mas acredita que não é mesmo nada fácil. E quando se abre uma loja sem nome, então tudo se torna mais difícil...

Se quiseres eu dou-te ajuda em alguns aspectos que te falte informar! ;)
 
Bom só agora vi o teu topico, e o bynight já falou de mim e do que aconteceu no meu caso. Muitos dos argumentos aqui apresentados são bastante validas, fala a voz da experiência.

Hoje em dia, abrir uma loja de jogos, com toda a concorrência que existe, das duas uma, ou tens mesmo muito dinheiro, ou então vais-te afundar.

Não é mesmo para te desanimar, é para estares ciente do que te pode esperar. Mas acredita que não é mesmo nada fácil. E quando se abre uma loja sem nome, então tudo se torna mais difícil...

Se quiseres eu dou-te ajuda em alguns aspectos que te falte informar! ;)

olha ele, eu a falar de ti, e tu por aqui.Acredita que aquela loja deixou saudades, ás evzes passo lá a porta quando saiu para o bairro alto e penso nas tardes que la passei no convivio. Abraço
 
Yorda onde tu moras há muitas lojas de jogos? Se morares assim numa zona em que seja habitação por cima e em baixo pequenas lojas como cabeleireiros/restaurantes/etc. tenta arranjar um 'cantinho' para ti. O pessoal iria decerto gostar e secalhar terias muita clientela. Mas também vê-lá o sítio onde abres, porque hoje em dia (roubos) não está fácil.

Se continuares mesmo com essa ideia, desejo-te a maior sorte com o projecto.
 
olha queres um bom sitio para montares uma loja de jogos?? Açores, S.Miguel

aqui as lojas tem algumas PS3 e algumas Wii's.. poucas 360 (apenas umas 4 ou 5)

sobre os jogos.. existe uma boa quantidade de jogos de PS2, alguma de PS3 poucos de 360 e Wii

se houvesse uma loja de jogos aqui.. é que seria mesmo bom.. se pudesses.. ;)
 
olha queres um bom sitio para montares uma loja de jogos?? Açores, S.Miguel

aqui as lojas tem algumas PS3 e algumas Wii's.. poucas 360 (apenas umas 4 ou 5)

sobre os jogos.. existe uma boa quantidade de jogos de PS2, alguma de PS3 poucos de 360 e Wii

se houvesse uma loja de jogos aqui.. é que seria mesmo bom.. se pudesses.. ;)

ora aqui está, partilho a mesma ideia, estava a ler o tópico e já a pensar, ora vamos lá dar aqui uma opinião.

isto porque é mesmo como o GM disse... digo até que é pior, porque fora a ***** vais me dizer onde encontras a x360, porque jogos, são poucos e consolas só mesmo na *****... é a pura da vergonha.


fiquei tão lixado quando fui dar uma volta pelo comércio que até sei lá... atraso de vida que isto é.

DIGO-TE, se houvesse aqui uma loja totalmente dedicada, de alma e coração, a video-jogos, seria sucesso, uma que não discriminasse nenhuma consola só porque estamos na sonylandia, uma que tivesse bons jogos sempre que estes saem e, pelo menos uma, consola de exposição para as pessoas poderem experimentar, era mesmo bom negócio.

Aqui garanto-te uma coisa, a renda dum espaço seria bastante baixa e, mesmo com preços de, tipo 59€( enquanto os mesmos são 69 nas *****, Worten e Vobis) vendi-as mas era mesmo vender, porque aposto que 80% da população de cá nem sabe da existência das amazon's e os preços brutais que por lá se praticam, depois cá, dessas grandes superfícies, só há mesmo worten vobis e *****, que até se atrevem a praticar preços mais elevados que os presentes nos respectivos websites.

a juntar a isto falta um espaço com gente competente e que saiba atender o cliente o que não há nestas 3 ''grandes'' lojas e algumas daqueles de vendedores locais é tudo uma cambada de brutos e mal educados que já são várias vezes que mal abrem a boca saio logo pela porta fora.

fica aqui só uma ideia, se a achares boa, porque como já disseram no tópico este negócio depende de muito estudo de mercado e, já te fiz aqui o estudo de mercado dos Açores.

E para consolidar ainda melhor isto, deixo-te o exemplo de uns conhecidos meus que compram jogos por 30/40€ usados no miau e acham muito bom negócio.:eek:

de resto, pelo que li, aí no continente não é facil...

P.S. e então lan party's( acho que é assim que se diz) seria novidade( pelo menos do meu conhecimento) e novidade por cá faz sempre vender e muito
 
lo_diablo tem razão...

eu kuando era mais novo.. ainda havia uma loja ou duas com uma consola para exprimentar.. mas foi poucissimas vezes..

cheguei a expimentar a Game Cube, Nintendo 64, Game Boy Advance SP, PS3 (na data de lançamento nos Açores, k eu ate apareci na revista dos Açores a dar pancadaria a um puto num jogo de boxing xD)

mas isso foi durante alguns meses.. e mais nada... e jogos.. eu nem vejo o Batman arkham Asylum á venda +ra 360.. apenas pra PC e PS3.. e se houvexe pra Wii.. de certeza k metiam a venda... mas pra 360.. :(

bom era mesmo uma loja de jogos "neutra" aqui em S.Miguel ;)
 
Ok, não tenho uma loja (nem tão pouco que se pareça) mas tenho um familiar directo que se iniciou agora no seu próprio negócio e Yorda, se tens tudo estudado então o meu conselho já foi dado, mas senão prepara-te para MUITA dor de cabeça.

Falando do que sei (e mais uma vez o negócio NADA tem a ver com lojas de jogos em centros comerciais), o esforço inicial é brutal, tanto a nível económico como a nível físico/psicológico.

Qualquer coisa que penses em fazer à loja (nome/estilo/display de consolas/torneios) garanto-te que existirá um entrave qualquer ou alguma lei que permita/não permita qualquer coisa. mas isso é offtopic.

E antes de pensares no lucro, preocupa-te com a despesa inicial, primeiro tens que ter um bom stock, e para isso é preciso dinheiro. Bancos e afins, garantias bancárias etc... Já deves calcular, nem vale a pena referir. São contas de outro rosário.

Depois a localização é importante, uma loja mal localizada é a sua morte. Esquece centros comerciais, tens demasiada concorrência, Jumbo's, *****'s, Game's, etc's. Nas lojas de rua, se ficar fora de um grande aglomerado ou fora de caminho esquece, poucos serão os clientes com paciência para se deslocar até lá, e embora arranjes grandes negócios (ex. jogos retro) esses clientes apenas não serão suficientes para te manteres à tona.

Agora, a ideia é bastante apeladora, aliás uma loja diferente de "Fábricas de Vender Jogos" como são a Game e a Gamestop é bastante atractiva, mas é neste momento utópica. Isto porque provavelmente a maioria dos jogadores casuais vai ***** comprar o jogo X, e aproveita que tem o parque à borla (só mesmo para exemplificar) e ainda vê umas TV's bebe um café etc..., e mesmo os que vão à Game será mesmo só por uma questão de comodidade, não por fidelidade. Pelo menos a grande percentagem.... Talvez estarei enganado. Como disse, não sei nada da área.

Eu por exemplo, compro os jogos cá que acho que valem a pena, isto é, os jogos que "quero no momento" ou edições de colecção que não compensa mandar vir de fora, e mesmo assim não tenho preferência de loja. Provavelmente compro usados (se compensar) na Game, mas prefiro a ***** pelo parque à borla, e como eu deve existir muito mais gente. E é nisto que tens que pensar. Por muito mais que queiras ser "diferente" (e volto a dizer que seria uma lufada de ar fresco) quem te vai fazer ganhar dinheiro são os clientes normais, e não aqueles que provavelmente queres como clientes alvo. Os que se interessam em coleccionar, os que compram bonecos, e os que procuram o melhor preço mas também o melhor atendimento.

Mas não desistas, o meu familiar começou à sensivelmente 1 mês com o seu negócio, e tá com montes de situações menos boas devido à natureza deste (combustíveis), mas assim que tudo endireitar é coisa para correr bem. O que interessa é a preserverança de cada um e acreditar que se consegue, sempre com os pés no chão.

E chega que já vai longo, se puder ajudar em mais alguma coisa contacta-me por pm, e olha se precisares de um funcionário para os FDS conta comigo, um dinheiro extra sabe bem e então numa loja de jogos ui ui...lol

P.S. : Provalmente terei dito algo de errado, nunca trabalhei com atendimento ao publico em lojas, nem na área dos jogos, apenas falo do que observo e escuto entre conversas com amigos. Se mandei alguma calinada corrijam-me por favor.

Abraço e boa sorte
 
_GM_ acho que estás um bocado desinformado, a Conforto para mim é a melhor loja de S.Miguel, tens uma boa quantidade de escolha para todas as consolas e um atendimento excelente com "neutralidade"!O mesmo não se pode dizer da Vobis,Worten, ***** que são :facepalm: (é o que descreve melhor)

Voltando ao assunto do tópico vou contradizer o lo_diablo, abrir uma loja na região é um autentico "tiro no pé" e vou dizer as razões:

- aqui a mentalidade é a seguinte, "tenho uma consola ,pc ou uma consola portátil vou é copiar jogos; porquê comprar se posso copiar e sai muito mais barato" e não estamos a falar de 10% ou 20% mas eu digo que seja mais de 85% do pessoal.

- prateleiras que tenham jogos ps2, ps3 e pc são sempre as mais vistas e há alguma renovação de stock, porque vendem, quanto às outras ficam meses e meses com os mesmos jogos, porque infelizmente não conseguem vender os jogos.

Por isso digo, investir numa loja exclusiva de jogos por aqui é deitar € pela janela fora :/
 
Juminha.. por acaso tenho que concordar contigo.. a mentalidade das pessoas aqui não é propria para fazer uma loja de jogos.. quando há poucas vendas no mercado..

e tambem eu ja me estava esquecendo da Conforto... :P sei que vendem jogos lá para todas as consolas recentes.. mas as consolas já nao me lembro

PS: Foi lá onde eu apareci na revista Açores quando a PS3 foi inaugurada.. :P
 
_GM_ acho que estás um bocado desinformado, a Conforto para mim é a melhor loja de S.Miguel, tens uma boa quantidade de escolha para todas as consolas e um atendimento excelente com "neutralidade"!O mesmo não se pode dizer da Vobis,Worten, ***** que são :facepalm: (é o que descreve melhor)

Voltando ao assunto do tópico vou contradizer o lo_diablo, abrir uma loja na região é um autentico "tiro no pé" e vou dizer as razões:

- aqui a mentalidade é a seguinte, "tenho uma consola ,pc ou uma consola portátil vou é copiar jogos; porquê comprar se posso copiar e sai muito mais barato" e não estamos a falar de 10% ou 20% mas eu digo que seja mais de 85% do pessoal.

- prateleiras que tenham jogos ps2, ps3 e pc são sempre as mais vistas e há alguma renovação de stock, porque vendem, quanto às outras ficam meses e meses com os mesmos jogos, porque infelizmente não conseguem vender os jogos.

Por isso digo, investir numa loja exclusiva de jogos por aqui é deitar € pela janela fora :/

A confoto? não me lixes, foi a pior loja que já fui aqui... pega-se no jogo para ler a contra-capa e já pegam ''não mexa nisso se não vai comprar'' perguntei pela x e disseram que não tinham nem nunca iriam a ter( cá da imparcialidade? e não é por nã se vender que EU vou comprar uma x e como eu tenho mais uns 3 ou 4 colegas que também querem comprar mas ficam lixados por nenhuma loja ter, isto porque por cá existe um grande receio em encomendar on-line).
nem meia prateleira de jogos da x possuem e novos não possuem nenhum... tive lá a 3 semanas.

a Disrego foi o mesmo cenário...enfim.

essa talvez seja na tua zona/grupo, porque tenho visto, e bem, que o pessoal compra bastante jogo novo( a PS3 n tem pirataria e 5% do pessoal de cá deve de saber que a xbox tem), então os militares é a pura da loucura, conheço 4 militares e eles queimam dinheiro em jogos que não é brincadeira e dizem que no quartel é acto geral.

depois a cena do tiro no pé, depende...

quando comentei li que o membro que quer abrir loja disse que não era para ficar rico, era sim para dar uma vida condigna. SE ele assim for, safa-se muito bem, agora se, quando começar a ver as primeiras contas animadores começar a se tornar em xico rico, então sim, tá no chão. Tenho um conhecido que abriu uma loja à uns 4 anos( jogos e computadores) e tem-se aguentado muito bem, vive bem, sem necessidades e o filho não passa ''fome'', vestem-se todos bem e vão para muitas festas, só não têm é um bruto BMW nem uma bruta casa... são um casal modesto que, já vão 4 anos, com a loja pequena que têm e vão-se aguentando, não me importava de ter um negócio igual ao dele.
 
Se queres a minha sincera opinião, loja só online nao é facil, o miau tá carregado de gente que compra em uk e vende em pt, para uma loja que nao tem espaço fisico ganhar alguma visiblidade é muito dificil, a nao ser que tenhas bons preços, mas depois... mais portes á cobrança (porque quem te paga por transferencia, tambem compra em uk...) nao sei se vais conseguir preços assim tao bons, a nao ser que apanhes promos, mas isso já fazem os gajos do miau...
 
A melhor maneira de fazer dinheiro actualmente abrindo uma loja de videojogos, é primeiro:

1- Criar uma sociedade, uma só pessoa não se desenrasca.
2- Serem pessoas com um estado economico muito estavel.
3- Serem cerca de 3/4 pessoas a investir no projecto.
4- Abrir a Loja numa zona acessivel, que toda gene conheça, mas ao mesmo tempo longe de grandes superficies.
5- Uma campanha publicitaria é essencial. Mesmo que seja distribuir papelinhos em centros comerciais, colar nas paredes ou por nos para-brizas dos carros, tudo vale.
 
Bem li estas paginas todas em menos de 5 minutos e parecia àgua no meio do deserto.

Eu e um amigo estamos desempregados há algum tempo e esta ideia tambem nos passou pela cabeça, criar um sitezinho à imagem de muitos que por aí existem e fazer uns preços dentro do que se pratica por cá mas na onda dos 5€ a 10€ de desconto dependendo dos titulos plataformas etc... ou cenas do tipo leve 2 artigos com desconto de 50% no titulo mais barato cenas dessas que a gente gosta de ver (fizeram-me isso na puma há umas semanas fiquei todo contentinho) não sei se é viável praticar estes preços mas no inicio gostaria de chamar o maximo de clientes possiveis e isso cativa-se com bons preços e ajuda tambem ter um atendimento rápido e eficaz (ja trabalhei muito no atendimento ao publico e sempre fui o melhor dos meus colegas em saber receber e perceber o que o cliente quer no fundo saber ouvir e conhecer o que tenho para oferecer) tambem gostava de tentar não cobrar os portes de envio exagerados que se cobram por aí (ja me cobraram 7€ de portes e eu pra devolver o jogo paguei 2.90€ de LX para o PORTO), tambem gostava de ter um apoio ao cliente rápido e eficaz através de e-mail e telefone directo (evitar estar 4 dias á espera de um email de esclarecimento sobre um artigo em stock) no fundo seria criar online um elo de ligação entre vendedor e cliente parecido com o que existe nas lojas (inexistente na maior parte delas, a mim na GAME até ja me perguntaram porque queria eu comprar um certo jogo, o porque de levar em platinum se os usados são exactamente a mesma coisa, sabia la o borrego que o jogo era para oferta... no fim o animal ainda me disse em tom de gozo "divirta-se á grande e á francesa" a resposta foi: "bem mais do que você ai atras desse balcão")

Adiante o nosso medo inicial é o do espaço fisico (LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, RENDAS, DESPESAS COM O ESPAÇOA NIVEL DE RESTAURAÇÃO E DECORAÇÃO, etc etc) centros comerciais nem pensar, um amigo meu acabou de abrir uma imobiliária num grande centro comercial e as cenas que eles te exigem estão a um nivel muito alto para um simples desempregado como eu...

Passamos então à ideia de ter um espaço online (o meu amigo até faz isso numa boa) a minha grande duvida é como contactar fornecedores, quem são, onde se escondem, onde são os escritorio a nivel nacional etc etc, tenho pesquisado mas admito que não sei bem por onde começar, gostava de ir à fonte e evitar intermediários como penso ser o senso comum, tentar negociar com eles a venda directa ou à consignação (menor investimento/lucro) o que me parece dificil, mas quem não chora não mama.

tambem gostava de dar um pulo ao iefp e falar com o iapmei para saber o tipo de incentivos que eles tem nestes campos, estou desempregado e tenho 24 anos, acho que me enquandro no perfil de futuro jovem empresário a tentar criar o proprio posto de trabalho sebem que neste país para te darem um empurrão so se for do cimo dumas escadas.

No fundo tb não espero vir a ser nenhum magnata, mas gostava de pagar a renda da casa e do carro e ainda poder dar-me ao luxo de não andar sempre a tirar o saldo de conta com medo do que lá vai aparecer...

se souberem de alguma coisa ajudem pessoal, critiquem, aconselhem, deitem por terra todas as minhas ilusões, ou digam vai em frente tibingas e ñ penses no comboio que vem la ao fundo do tunel.

BTW ñ liguem a falta de virgulas e acentos que escrevi isto tudo bem à pressa
 
Última edição:
Back
Topo