1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda ambiente especifico

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por NotoriousXavi, 9 de Dezembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 664)

1. NotoriousXavi

NotoriousXavi Power Member

Boas pessoal. Tenho uma S6500fd e queria aventurar-me nos modos manuais. O ambiente é uma sala, com luz artificial (será à noite), e quero tirar fotos de pessoal numa festa, quer em grupo, quer individualmente. Que modo posso usar e quais as definições que devo ter em conta (abertura, etc)?

2. kryo

kryo Power Member

abertura máxima (maior luminosidade) e exposição moderada (1/60, 1/125). pode nao ser o suficiente, e ai terás que recorrer a iso mais elevado, o que tendo em conta a tua máquina poderá nao ser a melhor opçao, ou usas flash, preferencialmente externo, para nao flashar o pessoal directamente.

o modo, isso depende dos gostos.. eu usaria manual, para controlar melhor a situaçao. AV será de evitar, pois em principio dar-te-á exposição muito lentas, abaixo dos 1/60, e aí vai sair tudo desfocado; em TV é uma melhor opção, pois mesmo que a abertura nao seja compensada, mais vale uma foto mais densa (com maior informaçao de luz e dados) que uma foto estoirada (menos informaçao, logo impossivel de recuperar).

e pronto, são esses os meus parcos conselhos. se te valerem de alguma coisa, já fico satisfeito!

3. Batmuman

Batmuman Banido

Para que te seja mais fácil eis a minha sugestão:

1. Escolhes o modo de prioridade à abertura

2. Escolhes uma abertura de f/2.8 (isto vai fazer entrar mais luz). A velocidade vai ser ajustada automáticamente, por isso só tens de te preocupar com a abertura.

3. Escolhe ISO 800. A S6500 porta-se muito bem com este ISO.

4. Estabiliza a máquina o mais que puderes (encosta-te a uma parede, sustem a respiração, pousa a máquina em qualquer superficie, etc). Clica no botão 'timer 2 segundos' para não carregares no botão no momento do disparo porque isso faz tremer a foto.

5. Neste modo procura fotografar as pessoas paradas ou não ficam nítidas porque a velocidade vai estar ajustada para um valor baixo.

edit: isto, claro, é para fotografares sem flash e apanhares as cores naturais do ambiente. No entanto aconselho-te a veres a 1ª foto antes de te atirares para a 2ª. Se estiver tremido então terás de usar o flash e aí não há muita sabedoria, podes até escolher o modo creativo de retrato.

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

5. Batmuman

Batmuman Banido

Estou a gostar do teu papel de moderador hoje. Muito bem. Estás-te a esforçar :D

6. NotoriousXavi

Postei um novo tópico porque trata-se de uma pergunta especifica, que teve respostas bastante interessantes como podes ver. Já não é a primeira vez que o digo, vocês com tantas restrições começam a meter receio ao pessoal para postar tópicos e às tantas temos stickies que são uma salganhada de perguntas e respostas em que ninguém sabe com quem está a conversar.

Quanto ao resto do pessoal que realmente ajudou obrigado, deram-me mesmo o tipo de indicações que precisava.

7. Batmuman

Batmuman Banido

Ficamos contentes por te termos ajudado. Se tiveres alguma dúvida, manda :)

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o tópico tem 16 páginas de perguntas feitas e respondidas e ng se queixou.
    hj vem um fazer uma pergunta especifica, amanha vem outro e no fim da semana temos 12 tópicos com perguntas que podem estar compiladas num

9. Batmuman

Batmuman Banido

Não te preocupes tanto, amigo. Se estiver mal os moderadores tratarão de fazer o seu trabalho. Relaxa.

10. NotoriousXavi

Mais uma vez vou ter que discordar da tua opinião adolfo. Se eu for agora ao tópico de que fala a maioria dos tópicos? Comparações de máquinas ou opiniões sobre a compra de alguma. E a fotografia em si, que dá nome à secção? Técnicas, concursos, desafios, etc.. Ninguém coloca esse tipo de posts porque aparecem sempre tipos a querer fechá-los.

E atenção, eu percebo perfeitamente que tem de haver ordem no fórum, mas vocês querem obrigar as pessoas a perder tempo a procurar o tópico certo onde possam postar as coisas, obrigando-as também a saber que tópicos andam activos, quais os que têm feedback, etc.

Mas é como disse o Batmuman, os moderadores que façam o que acharem melhor, se depois alguém não concordar vai à secção certa para protestar.

11. adolfo dias

adolfo dias Power Member

por alguma razão se criaram tópicos para diversas situações mais abrangentes, como é o caso do "modos manuais" "oportunidades fotograficas" e outros tantos que são usados em casos para esses fins e n são usados para "spam" fotografico, como é o caso dos topicos das máquinas que chega a uma altura se fala de tudo menos da máquina em questão
    o problema é mesmo o que referiste.. ng se dá ao trabalho de usar o search e vai de abrir tópico novo.

existe em sticky um tópico com a compilação dos tópicos mais importantes a fim de evitar estas situações, mas é mais facil chegar e abrir um novo.

a duvida inicial enquadrava-se perfeitamente no tópico que indiquei. dei a dica, quem quiser aproveitar aproveita.
    como alguem disse a moderação se encarregará de juizos finais

Partilhar esta Página