Ajuda ambiente especifico

NotoriousXavi

Power Member
Boas pessoal. Tenho uma S6500fd e queria aventurar-me nos modos manuais. O ambiente é uma sala, com luz artificial (será à noite), e quero tirar fotos de pessoal numa festa, quer em grupo, quer individualmente. Que modo posso usar e quais as definições que devo ter em conta (abertura, etc)?
 
abertura máxima (maior luminosidade) e exposição moderada (1/60, 1/125). pode nao ser o suficiente, e ai terás que recorrer a iso mais elevado, o que tendo em conta a tua máquina poderá nao ser a melhor opçao, ou usas flash, preferencialmente externo, para nao flashar o pessoal directamente.

o modo, isso depende dos gostos.. eu usaria manual, para controlar melhor a situaçao. AV será de evitar, pois em principio dar-te-á exposição muito lentas, abaixo dos 1/60, e aí vai sair tudo desfocado; em TV é uma melhor opção, pois mesmo que a abertura nao seja compensada, mais vale uma foto mais densa (com maior informaçao de luz e dados) que uma foto estoirada (menos informaçao, logo impossivel de recuperar).

e pronto, são esses os meus parcos conselhos. se te valerem de alguma coisa, já fico satisfeito!
 
Para que te seja mais fácil eis a minha sugestão:

1. Escolhes o modo de prioridade à abertura

2. Escolhes uma abertura de f/2.8 (isto vai fazer entrar mais luz). A velocidade vai ser ajustada automáticamente, por isso só tens de te preocupar com a abertura.

3. Escolhe ISO 800. A S6500 porta-se muito bem com este ISO.

4. Estabiliza a máquina o mais que puderes (encosta-te a uma parede, sustem a respiração, pousa a máquina em qualquer superficie, etc). Clica no botão 'timer 2 segundos' para não carregares no botão no momento do disparo porque isso faz tremer a foto.

5. Neste modo procura fotografar as pessoas paradas ou não ficam nítidas porque a velocidade vai estar ajustada para um valor baixo.


edit: isto, claro, é para fotografares sem flash e apanhares as cores naturais do ambiente. No entanto aconselho-te a veres a 1ª foto antes de te atirares para a 2ª. Se estiver tremido então terás de usar o flash e aí não há muita sabedoria, podes até escolher o modo creativo de retrato.
 
Última edição:
Postei um novo tópico porque trata-se de uma pergunta especifica, que teve respostas bastante interessantes como podes ver. Já não é a primeira vez que o digo, vocês com tantas restrições começam a meter receio ao pessoal para postar tópicos e às tantas temos stickies que são uma salganhada de perguntas e respostas em que ninguém sabe com quem está a conversar.

Quanto ao resto do pessoal que realmente ajudou obrigado, deram-me mesmo o tipo de indicações que precisava.
 
Postei um novo tópico porque trata-se de uma pergunta especifica, que teve respostas bastante interessantes como podes ver. Já não é a primeira vez que o digo, vocês com tantas restrições começam a meter receio ao pessoal para postar tópicos e às tantas temos stickies que são uma salganhada de perguntas e respostas em que ninguém sabe com quem está a conversar.

Quanto ao resto do pessoal que realmente ajudou obrigado, deram-me mesmo o tipo de indicações que precisava.

o tópico tem 16 páginas de perguntas feitas e respondidas e ng se queixou.
hj vem um fazer uma pergunta especifica, amanha vem outro e no fim da semana temos 12 tópicos com perguntas que podem estar compiladas num
 
Mais uma vez vou ter que discordar da tua opinião adolfo. Se eu for agora ao tópico de que fala a maioria dos tópicos? Comparações de máquinas ou opiniões sobre a compra de alguma. E a fotografia em si, que dá nome à secção? Técnicas, concursos, desafios, etc.. Ninguém coloca esse tipo de posts porque aparecem sempre tipos a querer fechá-los.

E atenção, eu percebo perfeitamente que tem de haver ordem no fórum, mas vocês querem obrigar as pessoas a perder tempo a procurar o tópico certo onde possam postar as coisas, obrigando-as também a saber que tópicos andam activos, quais os que têm feedback, etc.

Mas é como disse o Batmuman, os moderadores que façam o que acharem melhor, se depois alguém não concordar vai à secção certa para protestar.
 
Mais uma vez vou ter que discordar da tua opinião adolfo. Se eu for agora ao tópico de que fala a maioria dos tópicos? Comparações de máquinas ou opiniões sobre a compra de alguma. E a fotografia em si, que dá nome à secção? Técnicas, concursos, desafios, etc.. Ninguém coloca esse tipo de posts porque aparecem sempre tipos a querer fechá-los.

E atenção, eu percebo perfeitamente que tem de haver ordem no fórum, mas vocês querem obrigar as pessoas a perder tempo a procurar o tópico certo onde possam postar as coisas, obrigando-as também a saber que tópicos andam activos, quais os que têm feedback, etc.

Mas é como disse o Batmuman, os moderadores que façam o que acharem melhor, se depois alguém não concordar vai à secção certa para protestar.

por alguma razão se criaram tópicos para diversas situações mais abrangentes, como é o caso do "modos manuais" "oportunidades fotograficas" e outros tantos que são usados em casos para esses fins e n são usados para "spam" fotografico, como é o caso dos topicos das máquinas que chega a uma altura se fala de tudo menos da máquina em questão
o problema é mesmo o que referiste.. ng se dá ao trabalho de usar o search e vai de abrir tópico novo.

existe em sticky um tópico com a compilação dos tópicos mais importantes a fim de evitar estas situações, mas é mais facil chegar e abrir um novo.

a duvida inicial enquadrava-se perfeitamente no tópico que indiquei. dei a dica, quem quiser aproveitar aproveita.
como alguem disse a moderação se encarregará de juizos finais
 
Back
Topo