Ajuda aqui faz favor!

Campelo

1st Folding then Sex
Bem tive uma ideia :D agora que já tou de férias e como ja tenho experimentado umas distros de linux queria instalar uma e durante as férias tentar só usa-la, sem tocar no windows para ver se aprendo com as dificuldades. Tenho mt tempo livre :D

Bem queria ajuda porque não sei que distro escolher, queria com gnome,gosto mais, uma relativamente fácil de instalar/configurar. Sugestões?
Já que tou numa de pedir e uns links com comandos de shell e uns tutoriaiszitos, ingles ou pt tanto faz não se arranja? :D

Thanks.
 
n sei se já reparaste mas o pessoal tem falado bastante no ubuntu.. é a ke eu tenho e ta mto boa... ja ke tens mto tempo :zzz: , mesmo ke nao escolhas esta distro, pelo menos experimenta.a... é mto facil de usar e instalar e pra kem ta a começar é perfeita
 
Penso que o ubunta anda muito bem cotado, apesar de nunca ter experimentado.
Senão, checka o SuSE que é para mim, das user-friendly distros, a melhor.
 
Pois eu tou a começar a concordar com o pessoal :) Ubuntu/SuSE mas ainda arrisco dizer Mandrake... no passado teve os seus problemas mas hj em dia parece-me mt robusto e MUITO user-friendly como sempre foi ;)
 
Sim God, o drake apresenta melhorias significativas, o que o torna uma das distros de topo para quem está a começar.
No entanto, SuSE é SuSE .. deutsche technologie (se bem que agora com a novell ...):D
 
Porque é que o pessoal que está a comecar não começa por uma portuguesa? tipo Caixa Mágica que é baseada em Suse, e pelo que vi quando experimentei, bastante fácil de instalar.
A propósito de distros Portuguesas, existe mais uma para alem da C.M., é a tugux http://tugux.tuxsp.net/
 
Ya.
O tugux tá agora a começar, mas pode ser, conhecendo o pessoal por lá, que aquilo ande fixe :D
Quanto ao C.M, é bom, mas a última x que experimentei, para instalar aqui numa máquina na fac, o gestor de pacotes não bombava direito, e aínda tinham printfs de debug no instalador, por isso .... pouco profissionalismo :P
Mas n é mau .
 
ok. Eu experimetei na 8 ou 8.1 e correu tudo sem grandes problemas, pelo menos que me lembre.
Lol, agora é que reparei que parece que aquilo vai saltar da 8 para a 10, que é que terá acontecido á 9? :P
 
Primeiro problema, instalei e ao entrar ou melhor ao tentar entrar aparece-me isto:

"Starting Ubuntu....
ide0: I/O resource Ox1FO-Ox1F7 not free
ide0: ports already in use, skiping prob
pivot_root: No such file or directory
/sbin/init: 429: cannot open dev/console: no such file
Kernel panic: Attempted to kill init."

Entretanto vou instalar de novo a ver se resolve, se alguem souber do que se pode tratar agrdeço :D

Thanks.
 
Nem consegues entrar no sistema ? sacaste a warty ou a hoary ? ... convem que saques a warty por enquanto. Pela minha pesquisa, existe um bug no ata_piix que dá pra solucionar:

Bug with ata_piix module prevent loading ide driver. You have to rebuild initrd image. Just add following to /etc/mkinitrd/modules:
ide-generic
ata_piix
sd_mod

Backup your old initrd:
cp /boot/initrd.img.2.6.8-1-686 /boot/initrd.img.2.6.8-1-686.bak

Make new initrd image:
mkinitrd -o /boot/initrd.img.2.6.8-1-686

Reboot
In case of failure boot from old image - grub way:
initrd /boot/initrd.img.2.6.8-1-686.bak
 
kidloco disse:
Nem consegues entrar no sistema ? sacaste a warty ou a hoary ? ... convem que saques a warty por enquanto. Pela minha pesquisa, existe um bug no ata_piix que dá pra solucionar:

Bug with ata_piix module prevent loading ide driver. You have to rebuild initrd image. Just add following to /etc/mkinitrd/modules:
ide-generic
ata_piix
sd_mod

Backup your old initrd:
cp /boot/initrd.img.2.6.8-1-686 /boot/initrd.img.2.6.8-1-686.bak

Make new initrd image:
mkinitrd -o /boot/initrd.img.2.6.8-1-686

Reboot
In case of failure boot from old image - grub way:
initrd /boot/initrd.img.2.6.8-1-686.bak


saquei o warty ;)
Bem vou instalar de novo hoje e já digo qualquer coisa.
 
O mesmo erro :005:

Campelo disse:
Primeiro problema, instalei e ao entrar ou melhor ao tentar entrar aparece-me isto:

"Starting Ubuntu....
ide0: I/O resource Ox1FO-Ox1F7 not free
ide0: ports already in use, skiping prob
pivot_root: No such file or directory
/sbin/init: 429: cannot open dev/console: no such file
Kernel panic: Attempted to kill init."

Entretanto vou instalar de novo a ver se resolve, se alguem souber do que se pode tratar agrdeço :D

Thanks.

Edit: instalei agora no VMware e deu, terá alguma coisa a ver com o facto de o disco ser SATA? Digam qualquer coisa tenho ali dois IDE's parados à espera da vossa resposta :D
 
Última edição:
Back
Topo