• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Ajuda aquisição Desktop gaming 1200€

santolaz

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Até sensivelmente aos 1200€. Esta semana

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080p)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

Uns 3 ou 4 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Não tenho desktop actualmente

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Não sei

b. Processador (Intel ou AMD)
> Gosto mais de AMD, porém pode ser Intel se for a melhor opção

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16GB

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Indiferente

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD 1 TB

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Sim, definitivamente necessito de Wi-Fi

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.


Boas, gostava de pedir a vossa ajuda para montar a melhor configuração possível até sensívelmente aos 1200€, com o principal objectivo de jogar a 1080p
 
CPU: AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core Processor €229.90
CPU Cooler: ARCTIC Freezer 34 eSports DUO CPU Cooler €44.90
Motherboard: MSI MAG B550M MORTAR WIFI Micro ATX AM4 Motherboard €151.90
Memory: G.Skill Ripjaws V 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €89.90
Storage: Crucial P2 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive €84.90
Video Card: Gigabyte Radeon RX 6600 XT 8 GB EAGLE Video Card €426.83
Case: MSI MAG FORGE 100M ATX Mid Tower Case €49.90
Power Supply: BitFenix Formula Gold 550 W 80+ Gold Certified ATX Power Supply €49.90
Total: €1128.13

Também poderias trocar esse cpu por um 12600k + z690 motherboard. Mas iria exceder o orçamento uns 50€ e para um 12600K o cooler chega mas fica um pouco no limite para o meu gosto, geralmente recomendo um dual tower air cooler ou watercooler de 240mm ou maior para processadores K da Intel, e aí já estamos a falar de coolers perto dos 100€, além de que a fonte iria precisar de ser outra para teres o conector extra de 4 pinos ligado à motherboard para possibilitar overclock sem problemas.

Outra questão, essa motherboard já tem WiFi 6, é um pouco mais cara porque tem melhor I/O que uma MSI B550M Pro-VDH WiFi que só tem WiFi 5, mas se não for algo que valorizes podes optar por esta e poupas algum. Também podes poupar uns 20€ se optares por um Ryzen 5 5600 sem X, a diferença de performance é pequena.
 
Última edição:
Um muito obrigado pela configuração, era exactamente o que eu queria :)

Porém, eu andei a ver, e visto pretender manter a build alguns anos, questiono-me se faria algum sentido manter exactamente a mesma configuração mas melhorar apenas um pouco o GPU (mesmo que signifique passar um pouco o orçamento)? Se sim, qual seria a melhor opção imediatamente a seguir à 6600 XT? 6650 XT/3060 ti?

Relativamente à caixa, na loja onde estava a pensar encomendar de momento não tem stock. Haverá mais alguma opção similar que possa ter em conta?
 
Troca o SSD pelo Western Digital Blue SN570 1TB, que é melhor e está mais barato, e a RAM pelas Crucial Ballistix RGB 3600MHz CL16, que têm especificações semelhantes mas estão mais baratas e ainda têm RGB.
Para caixa, vê a Nox Hummer ZX e as Fractal Design Focus G.
Reduziria ainda o cooler para o Freezer 34 ou Freezer 34 eSports (~31-35€).

Quanto à gráfica, diria que te ficasses pela 6600 XT/6650 XT (até ~430€), mas como ainda tens alguma margem, vê aqui se a performance te agrada em relação à 3060 Ti (+ ~100€, no mínimo) ou à 6700XT (+ ~140€).
 
Mais uma vez um muito obrigado pelas dicas

Depois de pensar relativamente ao assunto, tendo em conta as diferenças de preços e o uso que tenho intenção de dar, creio que à partida mais vale ficar pela 6600 XT

A configuração final à partida será isto (pretendo fazer a encomenda no máximo amanhã):

CPU: AMD Ryzen 5 5600X 3.7 GHz 6-Core Processor €229.90
CPU Cooler: ARCTIC Freezer 34 eSports DUO CPU Cooler €44.90
Motherboard: Motherboard Micro-ATX MSI B550M Pro-VDH WiFi €118.90
Memory: Crucial Ballistix RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 €82.90
Storage: M.2 2280 Western Digital Blue SN570 1TB TLC NVMe €69.90
Video Card: Gigabyte Radeon RX 6600 Eagle 8GB GDDR6 €419.90
Case: MSI MAG FORGE 100M ATX Mid Tower Case €49.90 (ou Nox Hummer ZX ou Fractal Design Focus G)
Power Supply: Seasonic G12 GC Series 550W 80 Plus Gold €64.90
Total: ~€1081.20

Relativamente à PSU, acham que a que fiz referência está OK para a build em questão?

Infelizmente a que foi sugerida não consegui encontrar na loja onde pretendo adquirir todos os componentes, sendo esta Seasonic a mais barata que encontrei com (creio eu) as mesmas características

EDIT: Afinal a gráfica que estava a adicionar ao carrinho trata-se da 6600 em vez da 6600 xt. Acham que a versão XFX Radeon RX 6600 XT Speedster SWFT 210 Core Gaming 8GB GDDR6 (€429.90) é satisfatória?
 
Última edição:
Sim parece-me tudo bem. Dentro das 6600XT ainda tens a Sapphire Nitro+ Radeon RX 6600XT Gaming OC por 457,33€. É mais cara e não justifica os 30€ a mais, mas gosto da qualidade de construção das Sapphire e se estivesse no mercado à procura de uma 6600XT, era o que eu comprava. Ou essa ou a Red Devil, mas nunca a vi a preço interessante.

Mas com essa XFX já ficas bem servido.
 
Back
Topo