Ajuda: Asus P5B/SATA

ABILIO pinho

Power Member
Tenho uma MB Asus P5B com Core2 6300 + 1GB Ram + Geforce 6200 Turbo Cache (512 Mb) + Disco Samsung HD501LJ + NEC DVD-RW ND2500A + LG DVD-RW GSA4163B.

Acontece que,
- além dos problemas com leitura e escrita de DVD+RW que já reportei antes (e aos quais ainda ninguém teve a amabilidade de responder)
- ao ligar o PC dá um bip (no manual diz que pode ser "keyboard controller error", "refresh time error" ou "no master drive detected", mas como posso saber qual?...)
- e antes do ecran de login do Windows, passam umas linhas referindo-se a Jmicron e depois uma linha com ODD0 e referencia ao disco e outra com ODD1 e referencia a uma drive DVD...
Será que não está tudo relacionado?
Na Bios não velo nenhuma referencia ao Disco como Master, será por ligar através de SATA?

Como vêem, eu não percebo nada disto. Se puderem ajudar, agradeço...
 
Não sei exactamente qual é o teu problema de gravação, mas na minha P5B-E que também utiliza o controlador JMicron para IDE (suponho que o teu gravador seja IDE, o gravador que tinha também era um LG), não conseguia gravar nada.. o que utilizei como solução foi utilizar os controladores IDE standard/default em vez do JMicron.. e já consegui gravar

Ou então procura uma versão desse JMicron actualizado, este problema aconteceu a muita gente nos fóruns da ASUS

Nos discos SATA já não existe master/slave

Cumps
 
Exactamente! Além do mais se lerem bem, ficariam a saber que o JMicron deve ser apenas e só utilizado para Discos rigidos, as drives opticas não são compativeis, pelo menos não a 100%

quanto ao Teclado, faz um reset a bios, e quando poderes actualiza-a
 
Mas como é que só utilizo o Jmicron para o Disco Rígido?
O disco rígido está ligado no conector SATA1 e as 2 drives ópticas no conector PRI_IDE...
 
A não ser que tenhas ligado o disco na porta SATA do Jmicron.. nem com isso tens de te preocupar.

Basta ires ao painel de controlo->gestor de dispositivos-> procuras o controlador do JMicron, metes para actualizar/mudar.. pedes para mostrar todo o hardware compatível e escolhes o controlador standard IDE

Cumps
 
Cá vão (certamente) mais algumas calinadas:
"porta SATA do JMicron" - a MB tem quatro conectores [ICH8 Serial connectors (7-pin SATA1 a SATA4)] estando o disco ligado no SATA1; a MB tem também outro conector identificado como JMicron JMB363 Serial ATA RAID connector (7-pin SATA_RAID), não utilizado...
"painel de controlo->gestor de dispositivos-> como/onde encontro o controlador do JMicron?
Grato (mais ainda) pela ajuda...
 
É isso, tens 4 portas SATA que utilizam o controlador da Intel (ICH8) e outra que usa o da JMicron, mas vamos concentrar-nos no problema do controlador IDE

Procura pela parte onde diz controladores IDE/ATA, aqui tens screenshot do PC onde tenho a P5B-E

idemm0.png


Tens que substituir o J-Micron por esse (controlador Dual Channel IDE Padrão)

Cumps
 
Calinadas 2:
Em controladores IDE ATA, aparecem exactamente os mesmos items, incluindo "Controlador Dual Channel PCI IDE Padrão" e nada de JMicron...
 
Então lá se vai a teoria por água abaixo :( era por causa disso que não conseguia gravar com a P5B-E.. assim não sei o teu problema

Cumps
 
Já vi, só tem 1 + a Floppy

então não é esse o problema..

Porque na minha P5W DH Deluxe tenho 2 Ides

1 do JMicron + 1 Chipset, porém apenas o do chipset aceita dirives opticas..
por isso agora já não estou a ver o problema..

Update à BIOS está feito?
 
Calinadas 3:

Será que devo instalar algum driver do controlador JMicron (é que não instalei nada do que vinha no CD da MB relacionado com JMicron, no site da Asus há um driver recente JMicron:
JMicron JMB363 RAID Driver V1.17.6.4 WHQL for Windows 2000/XP & 64bit XP & 32/64bit Vista

mas parece-me que se destina únicamente a configurações de duscos RAID, verdade?
 
Acho que serve para "tudo" incluindo o controlador IDE

É uma questão de experimentares e ver se já aparece o Jmicron em vez do standard no gestor de dispositivos

Cumps
 
Experimentei. Instalei. Agora aparece "JM36X Standard Dual Channnel PCIE IDE Controller" em vez do "Controlador Dual Channel PCI IDE Padrão", aparentemente 'tá tudo bem; se notar problemas com drives ópticas (IDE) dou nota disso.
Obrigado,
 
Back
Topo