1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Ajuda autenticação

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por J_M, 7 de Maio de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1903)

1. J_M

J_M Power Member

Boas, para um trabalho da faculdade, tenho que criar uma rede WPA Enterprise e autenticar outro computador nessa mesma rede.

Como está explicado na figura, tenho que ligar um acess point a um portatil, criar a rede WPA Enterprise e autenticar um outro portatil na rede.

Isto vai ser criado em windows, necessitando de saber que software necessito de instalar no pc servidor para que tudo funcione. Sei que o protocolo que necessito de utilizar é o Radius.

Por onde deverei começar, algum site com informações de genero que deverei ler em primeiro lugar?
    Obrigado

Última edição: 15 de Junho de 2009
  2. miraportuga

miraportuga Power Member

Se fores para windows server, como pc-servidor podes usar o próprio IAS (Internet Authentication System) .

Cumps

3. Kain

Kain Power Member

Como o mira mencionou, se for em Windows server podes usar o IAS para as funções de servidor RADIUS.

Caso não tenhas um Server para usar podes usar por exemplo um TekRADIUS. Não sei se vale alguma coisa porque nunca usei.

4. J_M

J_M Power Member

Eu ia utilizar um portátil como servidor a correr software que me permitisse fazer o que quero. Pelo menos foi o que percebi pelo que o professor indicou.

5. era te mais facil se utiliza-ses o windows server como o mira disse em cima! mas o k keres mesmo fazer? é só autenticação? nada de contas ou algo do genero?

6. J_M

J_M Power Member

O objectivo do trabalho era conseguir criar uma rede WPA-ENTERPRISE e autenticar e aceder à rede de outro pc.

7. v0rlon

v0rlon Power Member

Boas,

O que precisas é RADIUS!
    Wpa-enterprise é mesmo isso é autenticação com recurso a RADIUS, não é muito complicado por a funcionar com win2003 tens é q estudar um bocadito porque também não é algo que se explique por aqui.

Linux tens por ex freeradius.

Wpa-enterprise também conhecido como WPA-802.1x .

No AP tens q colocar nesse protocolo. Dar o ip do radius , port e shared key.
    Também podes integrar com contas de AD etc e tal:

Encontrei este por ex: http://www.hansenonline.net/Networking/wlanradius.html

Done!

Última edição: 9 de Maio de 2009
  8. J_M

J_M Power Member

Quanto ao acess point, preciso de comprar um que suporte WPA-ENTERPRISE para este projecto?

9. v0rlon

v0rlon Power Member

10. J_M

J_M Power Member

nao é possivel usar um router wireless como acess point?

11. J_M

J_M Power Member

12. miraportuga

miraportuga Power Member

Podes desde que suporte 802.1x como o Vorlon disse lá em cima

Cumps

13. Kain

Kain Power Member

É uma questão de veres se o router que usas suporta ou se existe algum firmware para ele que suporte( tipo DD-WRT)

14. J_M

J_M Power Member

Ha algum tutorial que possa seguir para utilizar o RADIUS e criar uma rede com protecção WPA-ENTERPRISE?

15. J_M

J_M Power Member

Tenho tambem um router que suporta 802.11g e 802.11b, dá para o que quero certo?

16. filiped21

filiped21 Power Member

Qualquer router/AP recente te permite configurar o wireless com um servidor RADIUS, tens o caso da Zyxel (Digo Zyxel porque é o que tenho em casa), configuras a segurança da rede wireless tens WPA e WPA-PSK.

No WPA-PSK o router é que vai controlar acessos, tens o PSK que queria a pass terporária de acesso.
    No WPA tens que colocar o IP do teu servidor RADIUS e assim passa ele a gerir as ligações.
    É +/- isto, já não ligo à algum tempo com isto mas e +/- assim que funciona.

Cumprimentos

17. J_M

J_M Power Member

Mas necessito de ter instalado o windows server no pc que vai ter ligado o AP e onde vais estar o RADIUS?

18. filiped21

filiped21 Power Member

Sim, depois tens de ter numa maquina um windows server 2003 ou um software que te faça isso. E no router vais por por o IP dessa maquina.

19. J_M

J_M Power Member

Boas, o que eu queria perceber é, tendo eu duas maquinas com o vista, é possível fazer isso?

20. Refugado

Refugado Power Member

Já tive um trabalho algo parecido sobre RADIUS!

No 2003 Server utilizei o IAS e no linux utilizei o FreeRadius. Tinha também outra máquina XP com NSA server (software)!

Partilhar esta Página