AJUDA- Avaria no portátil!

Juzhan

Power Member
Olá a todos.

Hoje, quando vim do café liguei o portátil e deparei-me com este problema:

Liguei o portátil, as luzes habituais ligaram, o DVD-ROM fez o habitual barulho de inicialização, mas mais nada.. não passou daí.. nem apareceu imagem no ecrã, nem o teclado funcionava... estava completamente bloqueado!

Após alguns restarts, um deles inicializou, fez o teste da memoria passou à frente, mas mesmo antes de o XP arrancar teve outro freeze! Desta vez deu para ver que na ultima linha, mesmo abaixo da marca do DVD apareciam uns pontos, como que se quisesse escrever outra linha, mas não conseguisse! Também notei que As letras estavam demasiado para a esquerda, ficando as 1ºs cortadas!

Removi o Teclado, limpei, retirei também a placa de dissipação onde este se encontra, dei uma vista de olhos nos chips da "board", troquei massas térmicas pela Artic Silver 5 que aqui tenho. Voltei a montar, virei-o de baixo e verifiquei encaixes de ram e CPU, trocando também a massa térmica deste. Pelo caminho fui limpando algum pó!


Após este processo de "manutenção" liguei-o, deu um erro a informar que o ultimo boot não tinha sido correcto e arrancou normalmente, já depois do ecrã de boas vindas do XP, voltou-se a apagar.. ou seja sem imagem e completamente bloqueado!

Tentei reinicializar mais vezes mas sem sucesso até agora!

Que será?
Pela imagem que tive, lembrei-me que pudesse ser processador..se é a board já estou desgraçado. Gráfica não é, digo eu, pois se assim fosse o único sintoma seria a falta de imagem, não bloqueando!
???

HELP!! :'(

Aproveito para acrescentar que estava afuncionar a 100% quando o desliguei, nem sequer tem tido falhas.. avariou mesmo sem avisar!!
NOTA: aproveito para informar que o portátil tem cerca de 3 anos e que por mais ocasiões, incluindo uma vez há quase 1 ano em que alguma cerveja lhe caiu de cima, foi desmontado, limpo e remontado conforme tiveram a amabilidade de me mostar no dep. tecnico da loja onde o comprei.

ahhh.. o portati é o que refiro na assinatura!
 
Última edição:
Queria acrescentar que após algum tempo totalmente desligado, ele liga, mas mal aparecem os icons no ambiente de trabalho, faz reboot, ficando outra vez na mesma, isto é, nem chega de novo ao mem-teste!!!

Depois nem desligando mesmo e voltando a ligar funciona.. só mesmo esperando um longo periodo de tempo para ligar novamente e acontecer o mesmo mal aparece o ambiente de trabalho!
 
Uma falha intermitente dessas que varia em função do tempo que tens o computador desligado pode ter a ver com a dissipação do calor, será possível que algum componente esteja a aquecer demasiado? A alimentação também é uma hipótese.

Cumprimentos.
 
Pois... mas crasha demasiado rápido para o meu gosto!

Sou da guarda e está aqui um frio dakeles!!!

Ainda há pouco o liguei, arrancou o XP sem problemas, mas quando ia com a pen na mao para fazer um backup, voltou a crashar.. o que quero dizer ocm isto é que crasha muito rápido, não sei.. mas na minha opinião o processador nem chega a aquecer... ou aquece assim tanto que normalmente sem ventoinhas a funcionar nem o xp arranca?

Uma coisa é verdade.. Arranca demasiado silenciosamente.. ou seja nao ouço as ventoinhas.. mas por vezes quando reinicia ou mesmo quando inicia lá se vão ouvindo as ventoinhas.. embora pense que antigamente ligavam sempre e não às vezes!
 
el_pombo, por acaso há pouco arrancou totalmente o XP, ainda deu para mexer e ver que este não detecta nenhuma falha no hardware.. claro está, que a seguir fez reboot!!! :( embora tenha aparecido pela 1º vez um ecrã azul (passou mt rapido, nem deu para ler)

Fico inclinado para o aquecimento, mas com este frio é normal que faça isto mesmo sem ventoinhas? é k o cooler do CPU de cobre deve arrefecer algo.. e nao se nota nada a aquecer assim tanto! já o tive bem mais quente ao fim de uma horas de jogo e nunca se queixou do calor.. às vezes até os plásticos queimavam!!!

Axo k o vou desmontar outra vez.. e tentar ver porque é que as ventoinhas não funcionam, bem como meter massa térmica em mais chips, onde pode haver falhas no contacto com a placa de refrigeração que está debaixo do teclado.


Poderá ser o processador pifado?

Agradecia que continuassem a dar sugestões!

Obrigado
 
Última edição:
eu aposto quase de certeza que é problema de sobreaquecimento, não só do processador mas pode ser a gráfica por exemplo. já que moras na guarda e aí faz frio como o caraças experimenta à noite a liga-lo na rua a ver se ele se aguenta mais tempo.
 
Retirei-lhe um Dim de 512 e ficou na mesma, quando lhe retirei o outro, ligou bem..

Já joguei 1 jogo de PES, para ver se com o aquecimento crashava, mas está a aguentar-se há 20 mins!

Devia ser mesmo aquele modulo de 512 de RAM... esperemos que seja "só" isso!

Obrigado a todos pelas dicas... se a avaria voltar.. logo se vê.
 
Back
Topo