1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda básica

Discussão em 'Web Development' iniciada por LnxSlck, 24 de Março de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 875)

1. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Pois é, há uns anos anos trás fiz um site pequeno em html, agora preciso de fazer outro mas em php, o problema é que em html eu dividia a página em secções através das FRAMES, parece que agora isso caiu em desuso e já não é aconselhado. Eu gostaria de saber como utilizando php dividir uma página em 2 ou mais secções, por exemplo, uma para o header, outra para uma coluna do lado esquerdo e no lado direito para apresentar conteúdos. Só estou a começar agora com php, por isso dêem me um desconto.
    Já procurei pela net, mas os tutorias é tudo acerca de variaveis, forms, etc... Quanto à construção de um site em si, não encontrei nada de jeito, já agora se alguém souber de um bom livro que ajude a construir um site do 0 usando php agradecia.

Resumindo :

1 - Como dividir uma página em várias secções tipo frames ?

2 - Um bom livro de php que vá guiando uma pessoa na construção de um site

3 - Ao criarem um ficheiro php, colocam aquela linha do W3C ou não ? O que se deve fazer ao criar um ficheiro novo de php ? Apenas por o código e mais nada ?

2. p3dro

p3dro Power Member

Viva!

1 - não percebi bem o objectivo da tua pergunta, por isso cá vão as minha interpretações :)

Tu não vais "dividir" o site com o php, isso será feito pelas tags html, sejam elas tabelas, divs, you name it; o php é uma linguagem server-side, ou seja quando recebe um pedido irá processar tudo o que tem a processar do lado do servidor e irá devolver para o cliente somente o html;

Dá uma olhadela ao include; se bem percebi o que pretendes é ter o site dividido em várias partes; ou seja o footer, header será sempre igual; podes por exemplo construir 1 esqueleto da página e dividir as várias partes em vários ficheiros, por ex. 1 file para o header, em que vai ter por ex um logotipo, etc; por ex:
    - esqueleto.php
    - header.php
    - footer.php
    - navegacao.php
    no esqueleto.php poderás referenciar esses 3 ficheiros usando o include; include_once; require; require_once (vontade do freguês :)), ou seja, no sitio onde fica o header basta colocar o include_once("header.php"); o php ao processar o site irá somente devolver o html para o cliente;
    b)

2 - dá uma espreitadela no W3C

3 - Bem, eu aconselhava que usasses um standard, seja ele xhtml transational ou strict; html 4; etc.
    Podes fazer o ficheiro php de várias maneiras, ou pura e simplesmente colocas todo o script php na página (provavelmente não será recomendado porque posteriormente irá gerar confusão quando precisares actualizar o site); para isso constróis o html normalmente, quando quiseres fazer uso do php basta só especificares com o <?php ...... ?> , ou então adoptares um sistema em que separas o conteúdo (html) do script (php), pessoalmente é o que recomendo;

just my 2 cents, espero ter ajudado e não baralhado :-D

3. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Obrigado, pelo que também já andei a ler, acho que posso fazer a divisão como dizes ou com o CSS e o div, qual achas que é melhor?

4. fil79

fil79 Power Member

As CSS fazem isso na perfeição!

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Dude, para formatação do layout do site tens, obviamente, o CSS. Php não é chamado para a área do design de layouts, mas para os conteúdos em si.

6. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Exacto, já consegui fazer com CSS :D há anos atrás quando trabalhei com HTML ainda não havia CSS e usava-se frames.

Já agora sabem de um site on-line onde possamos por um ficheiro php para testar?

7. nando666

nando666 Power Member

Para programares em PHP podes instalar um programa tipo o easyPHP que te instala logo o PHP, o Apache e o mysql e configura-te tudo automaticamente. Com ele podes testar tudo o que fazes em PH no teu PC localmente não precisas de por em nenhuma pagina na internet.

Podes sacar aqui:

http://baixaki.ig.com.br/download/EasyPHP.htm

8. SynysterGates

SynysterGates Power Member

Também tens o wamp :) http://www.wampserver.com/en/download.php

(se tiveres a trabalhar em windows)

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Pá, instalas o apache+mysql+php em linux e ficas com tudo o que precisas ...

10. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Já tenho isso tudo a dar, li num sitio qualquer, que há sites preparados para php em que uma pessoa pode carregar para lá os nossos ficheiros php e visualizar isso a partir de qualquer pc, sem ser localmente.

Partilhar esta Página