1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Blog

Discussão em 'Web Development' iniciada por cmsg94, 19 de Abril de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 885)

1. cmsg94

cmsg94 Power Member

Caros,
    Há cerca de um mês iniciei-me na aventura da construção de um blog. Apresentou-se como uma tarefa relativamente fácil, em muito devido ao vasto conjunto de tutoriais que encontramos na Internet. No entanto deparei-me com uma dificuldade, e para a qual ainda não encontrei solução. A situação é a seguinte, alguns dos conteúdos (mensagens) que coloco no blog são extensos e gostaria de colocar visivel apenas parte da mensagem e, ao clikar no título da mensagem ou num "continue a ler" ter a possibilidade de ler toda a mensagem.
    Conto com a vossa sempre preciosa ajuda.
    Se quiserem espreitar: http://cmsg94.blogspot.com/

NOTA: Espero estar a postar no sítio correcto. Caso contrário peço desculpa.

Com os melhores cumprimentos,
    César Garcia

2. cmsg94

cmsg94 Power Member

Pelos vistos não me vou conseguir desenrascar por aqui. Vou continuar à procura da solução que depois colocarei aqui.

Um Abraço

3. jpaulino

jpaulino Power Member

Olá, eu também tive esse problema e a "solução" é criar duas mensagens. Uma com o texto e a outra com parte do texto e a redirecionar para a completa. O problema disto é que coloca as mensagens no histórico. Para mim não é solução mas foi o que li num forum. Eu abandonei a ideia.

Também pesquisei e ainda não tenho uma solução para isso. Mas tenta nos forums do blogspot. Pode ser que tenhas sorte e se conseguires diz qq coisa. Vou continuar a procurar.

4. Squillace

Squillace Power Member

Quais fóruns do Blogspot, Jpaulino? Não há fóruns nenhuns no Blogspot. Oficiais, pelo menos.

Isso que procuras quer-me parecer que a única solução à vista é recorrer a um script em Javascript (ou AJAX como está muito na moda dizer) que basicamente só irá mostrar o resto do artigo depois do clique. Para isso vais ter que modificar muito profundamente o teu template, não sei até onde vão os teus conhecimentos mas não é nada fácil.

Procura por algo do género no Google.

5. jpaulino

jpaulino Power Member

Bem não sei se são oficiais mas eu andei aqui http://www.bloggerforum.com/modules/newbb/

Que eu saiba AJAX não é possivel utilizar no blogspot e também não são muitos os scripts. É muito limitado mas simples de utilizar e colocar informação.

6. jpaulino

jpaulino Power Member

7. Posso dar uma sugestão? Usem o Wordpress. Dá para configurar muito mais facilmente, tem essa opção que pretendes enquanto estás a editar o post, e maravilha das maravilhas, podes importar tudo o que tens no teu blogue para o blogue recém-criado no Wordpress.

Mais uma coisa, visita o meu blogue prowebpt.com, que é um blogue Wordpress e vais ver que tenho muitos artigos conforme descreveste.

Última edição pelo moderador: 28 de Abril de 2008
  8. Squillace

Squillace Power Member

Os scripts são aquilo que tu quiseres fazer deles dentro dos limites da própria linguagem. Se não há muitos scripts, põe as mãos na massa. E é possível usar AJAX no Blogger, é sim senhor.

Ah, e pronto, é um grupo, não é um fórum.

9. jpaulino

jpaulino Power Member

Olha, embora duvide que possas usar AJAX no blogger, fico satisfeito de saber que dá. Nunca vi em nenhum blog nada em AJAX mas ... se tu dizes! É estranho quando se gasta tanto a alugar servidores com suporte asp.net/AJAX quando se tem um de graça.

Ser grupo, forum, etc, é a mesma coisa. O essencial é que existe alguma ajuda e que se podem encontrar algumas soluções para os problemas.

Se estás a pensar que estou aqui a tentar ver quem tem razão enganas-te. Acho que se deve é rseponder à pergunta e tentar ajudar quem precisa.

10. Squillace

Squillace Power Member

O uso do termo AJAX foi uma forma bonita de eu dizer as coisas, que no fundo não passa de Javascript e XML. Nada de muito elaborado portanto.

11. cmsg94

cmsg94 Power Member

Obrigado pelos vossos contributos pessoal.
    Fiz uma tentativa no Wordpress mas não achei muito fácil de personalizar, pelo que percebi é por ser em "versão gratuita", e também não cheguei a perceber se é possível utilizar o programa Wordpress.org no meu blog gratuito do Wordpress. Parece-me ser uma opção a ver num futuro próximo quando tiver mais tempo disponível para "escavar". Por agora acho que me vou entretendo com o meu http://cmsg94.blogspot.com/.
    Se descobrir mais alguma matéria sobre o tema que me trouxe aqui desta vez (esconder parte da mensagem) digo qualquer coisa.

Mais uma vez obrigado,
    Até breve

12. cmsg94

cmsg94 Power Member

JQuery para expandir mensagem

Pelo que me deu a entender, a melhor forma para expandir mensagens é através da biblioteca JQuery (ver explicação em blogueiros) no entanto sempre que tento abrir a biblioteca dá a seguinte mensagem de erro:

Se alguém tiver alguma explicação para tal agradecia o contributo.
    Obrigado.​

13. Última edição: 5 de Maio de 2008
  14. jpaulino

jpaulino Power Member

Boas dicas onoff!

Quando tiver tempo tenho de explorar.

Obrigado

15. cmsg94

cmsg94 Power Member

***** Missão cumprida

Impecável pessoal. Já testei as dicas do onoff (http://www.eblogtemplates.com/how-to...le-posts-link/) e está a funcionar às mil maravilhas. A dica do blogger não é muito intuitiva, pelo menos para mim.
    Agora que já ultrapassei este obstáculo arranjei outro. Será possível ter o "Read more" em apenas algumas mensagens?

Muito obrigado pela preciosa colaboração no esclarecimento desta dúvida.
    Continuem o escelente trabalho.

César Garcia
    http://cmsg94.blogspot.com/

16. cmsg94

cmsg94 Power Member

Partilhar esta Página