MEO Ajuda - Chamadas caem após tocar duas vezes ou são interrompidas

pedro nuno

Power Member
Olá a todos,

Tenho um smartphone Samsung A15 tal como a minha mulher.

Ultimamente, talvez desde há 2 semanas, na maior parte das vezes que ligamos um para o outro temo-nos deparado com uma situação estranha que acontece tanto para um como para o outro... Toca 2x e dá como linha ocupada ou então toca normalmente, mas do lado de quem recebe a chamada, esta é interrompida como se o chamador tivesse desligado e imediatamente volta a tocar como se a pessoa tivesse tentado ligar mais uma vez, no entanto a pessoa que liga apenas faz uma única tentativa. Quem atende fica com a sensação que a pessoa desligou e voltou a lidar.

Isto acontece em metade das chamadas entre nós mas nunca notamos que aconteça com outras pessoas.

Decidi fazer alguns despistes:

  • O software está atualizado
  • A rede é boa em ambos os lados, tanto que muitos testes foram feitos com um telefone ao lado do outro
  • Nenhum de nós tem o outro no spam (no meu caso, até tenho o filtro desligado)
  • Se eu ligar para ela, ou ela para mim em anónimo acontece de igual modo.
  • Fiz o teste com o nº de casa e outro nº (da Vodafone mas com telefone de teclas) tem funcionado bem
  • Testei usando um cartão da Vodafone em um dos nossos smartphones e funciona bem
  • Se algum dos nosso cartões estiver num telefone de teclas, funciona sempre bem,
  • Se eu colocar um dos nossos cartões num outro Smartphone mais velho que tenho aqui (samsung A20e com possibilidade de rede 2/3/4G) ele acontece apenas muito raramente
  • Ao selecionar nas opções de rede para apenas funcionar em 2/3G ao invés de 2/3/4G em qualquer um dos Smartphone ele funciona bem.

Que me aconselham a fazer?


Abraço
 
Olá a todos,

Tenho um smartphone Samsung A15 tal como a minha mulher.

Ultimamente, talvez desde há 2 semanas, na maior parte das vezes que ligamos um para o outro temo-nos deparado com uma situação estranha que acontece tanto para um como para o outro... Toca 2x e dá como linha ocupada ou então toca normalmente, mas do lado de quem recebe a chamada, esta é interrompida como se o chamador tivesse desligado e imediatamente volta a tocar como se a pessoa tivesse tentado ligar mais uma vez, no entanto a pessoa que liga apenas faz uma única tentativa. Quem atende fica com a sensação que a pessoa desligou e voltou a lidar.

Isto acontece em metade das chamadas entre nós mas nunca notamos que aconteça com outras pessoas.

Decidi fazer alguns despistes:

  • O software está atualizado
  • A rede é boa em ambos os lados, tanto que muitos testes foram feitos com um telefone ao lado do outro
  • Nenhum de nós tem o outro no spam (no meu caso, até tenho o filtro desligado)
  • Se eu ligar para ela, ou ela para mim em anónimo acontece de igual modo.
  • Fiz o teste com o nº de casa e outro nº (da Vodafone mas com telefone de teclas) tem funcionado bem
  • Testei usando um cartão da Vodafone em um dos nossos smartphones e funciona bem
  • Se algum dos nosso cartões estiver num telefone de teclas, funciona sempre bem,
  • Se eu colocar um dos nossos cartões num outro Smartphone mais velho que tenho aqui (samsung A20e com possibilidade de rede 2/3/4G) ele acontece apenas muito raramente
  • Ao selecionar nas opções de rede para apenas funcionar em 2/3G ao invés de 2/3/4G em qualquer um dos Smartphone ele funciona bem.

Que me aconselham a fazer?


Abraço


Boas,


Se percebi bem so conseguem ligar um para o outro usando 2/3G ?
Parece que sim visto a situação do telemóvel "com teclas" deve ter unicamente 2G ...

Isso parece ser um problema ou de VoLTE mal configurado ou a dar problemas e também pode ser o contrario, ele não estar corretamente ativo no telemóvel ou na rede e o telemóvel é forçado a fazer "fallback" de 4G para 2G para continuar a chamada e nesse momento corta.

Sem saber qual a vossa operadora não posso dar mais dicas por isso talvez deverias de ligar para a assistência da vossa rede ver se o VoLTE esta bem ativo tanto no tarifario tanto nos vossos telemóveis afim de evitar fallback e cortes... Mesmo assim é estranho que corte por causa do fallback para 2G visto isso exitir para evitar cortes...

Da reset pelo menos as definições de rede que nunca faz mal e pode ser que resolva:

 
Última edição:
Boas,


Se percebi bem so conseguem ligar um para o outro usando 2/3G ?
Parece que sim visto a situação do telemóvel "com teclas" deve ter unicamente 2G ...

Isso parece ser um problema ou de VoLTE mal configurado ou a dar problemas e também pode ser o contrario, ele não estar corretamente ativo no telemóvel ou na rede e o telemóvel é forçado a fazer "fallback" de 4G para 2G para continuar a chamada e nesse momento corta.

Sem saber qual a vossa operadora não posso dar mais dicas por isso talvez deverias de ligar para a assistência da vossa rede ver se o VoLTE esta bem ativo tanto no tarifario tanto nos vossos telemóveis afim de evitar fallback e cortes... Mesmo assim é estranho que corte por causa do fallback para 2G visto isso exitir para evitar cortes...

Da reset pelo menos as definições de rede que nunca faz mal e pode ser que resolva:


Neste caso é da rede meo. Já fiz o que sugeriste de repor as definições e não funcionou... Liguei para a Meo e ficaram de enviar novos cartões SIM para experimentar.


Desligar o voLTE

Aqui no Samsung A15 não tem essa opção.

A única forma seria definir a rede como apenas 3G mas isso faz com que a net em dados móveis fique muito lenta.
 
Neste caso é da rede meo. Já fiz o que sugeriste de repor as definições e não funcionou... Liguei para a Meo e ficaram de enviar novos cartões SIM para experimentar.




Aqui no Samsung A15 não tem essa opção.

A única forma seria definir a rede como apenas 3G mas isso faz com que a net em dados móveis fique muito lenta.
Manda SMS com o texto "VoLTE" para o 16200 (gratis) e depois de receber a confirmação que esta ativo reinicia os telemóveis e volta a tentar as chamadas pelo 4G.
 
Manda SMS com o texto "VoLTE" para o 16200 (gratis) e depois de receber a confirmação que esta ativo reinicia os telemóveis e volta a tentar as chamadas pelo 4G.

Já tentei. Recebi SMS a dizer "VoLTE: Este servico ja esta ativo. Obrigado."

Reiniciei e continua sem aparecer a possibilidade de desligar no smartphone.
Testei e continua igual.
 
Já tentei. Recebi SMS a dizer "VoLTE: Este servico ja esta ativo. Obrigado."

Reiniciei e continua sem aparecer a possibilidade de desligar no smartphone.
Testei e continua igual.
O melhor ao meu ver é se dirigir a uma loja MEO e pedir la assistência que possam efetuar os testes na hora e ver qual o resultado.
 
Olá,

Aqui mesmo problema na NOS/WTF, ligo para alguns números, chama 1 vez e dá como desligado ou vai abaixo... Principalmente números NOS.
 
Neste caso é da rede meo. Já fiz o que sugeriste de repor as definições e não funcionou... Liguei para a Meo e ficaram de enviar novos cartões SIM para experimentar.




Aqui no Samsung A15 não tem essa opção.

A única forma seria definir a rede como apenas 3G mas isso faz com que a net em dados móveis fique muito lenta.
Pode ser que esteja dentro das opções do modo programador
 
Pode ser que esteja dentro das opções do modo programador

Já estive a procurar e o mais próximo que aparece lá é "Áudio HD" que está desligado e não deixa ligar.

Update: já tenho os novos cartões SIM e o problema mantém-se. Lá vou ter que ligar novamente para o apoio técnico.
 
Back
Topo