1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Clockar o meu novo bébé! :)

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por pixelsurgeon, 17 de Abril de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1855)

1. pixelsurgeon

pixelsurgeon Power Member

Aqui estão as fotos e as especificações do meu novo bébé. Estive anteontem até às 5h30 da manhã a trazê-lo ao Mundo (a montá-lo).

Desculpem a qualidade das fotos, mas a máquina que aqui tenho é uma bosta e o fotógrafo não é melhor... :oops:

As embalagens onde vieram os componentes:

A Torre:

Os Periféricos:

Componentes na caixa e arrumação:

O Sistema é este:

ASUS P5E3 Premium WiFi-AP @n Edition
    INTEL Q6600 G0 2.40GHz
    ASUS SILENT SQUARE EVO
    CORSAIR DDR3 1333MHz XMS3 PC3-10666
    GIGABYTE GeFORCE 9800GTX 512MB
    2 X WESTERN DIGITAL 500GB Série SE - AAKS
    THERMALTAKE ARMOR+ VH6000BWS
    CORSAIR HX-620W
    LOGITECH WAVE
    HP W2207H HDMI 22"

:wink:

Queria fazer um overclock moderado (<3GHz) para garantir baixas temperaturas e a durabilidade de um sistema que irá trabalhar 24/7 (eMule). Além disso, as temperaturas altas e o Verão estão aí à porta e como moro no Deserto (Margem Sul) tenho que ter em conta as temps atmosféricas >35º que aqui são frequentes nessa altura do ano.

Sei que, excluindo a refrigeração do cpu, tenho componentes que pedem para ser puxados, mas o meu objectivo não é bater recordes mas sim ter um sistema que corra a frequências tão altas quanto confortáveis e seguras.

Peço-vos ajuda, já que sou muito noobie em overclock. Prática=zero... mas tenho lido umas coisas.

Cumprimentos

2. ScapeGoat

ScapeGoat I'm cool cuz I Fold

Apenas um pequeno aparte, grande máquina que compraste ;)
    Com um OC moderado vai-te durar para muito tempo e vais ter um exelente desempenho nisso ;)
    BTW, DDR3 1333Mhz :O

3. pixelsurgeon

Obrigado.

Comprei 2GB DDR3 1333 porque não compensa gastar balúrdios em memórias mais rápidas. Quando os preços e as latências baixarem e a velocidade aumentar, compro um kit porreiro de 4 GB DDR3 2000MHz que a board já está preparada para isso.

Em relação ao tópico, pretendia ajuda a clockar apenas o CPU. A gráfica está muito bem como está... por enquanto!:D

4. Brian O'Connor

Brian O'Connor Power Member

esse cooler da asus é que ...

5. pixelsurgeon

...Não é o melhor cooler a ar porque arrefece menos 5º em idle e menos 8º em full load que o TRUE, mas chega perfeitamente para o que quero. Além disso, pesa menos 350gr e é bastante... uhhh.... humm... mais bonito.:D

6. Brian O'Connor

Brian O'Connor Power Member

sao gostos.. o tuniq pra mim continua a ser o melhor, mais fresco maior mais pesado mais bonito ;)

7. ohnigres

ohnigres Power Member

bom podes por logo de pancada o FSB a 333 pra por o Q6600 a 3.0, a partir daí poes as memorias a acompanhar e vais até onde a board te deixar ir....

um conselho usa o vCore, vNb, e vMem (2.1v).. minimos que puderes... pra evitar aquecimentos...

e corre estabilidade com 4 orthos....

cumpz

8. pixelsurgeon

Mas explica-me uma coisa... Se eu simplesmente aumentar o FSB para 333 o cpu não se aguenta com a voltagem stock, pois não? E nessa altura devo aumentá-la para quanto?

9. ohnigres

ohnigres Power Member

aguenta... nao te preocupes que ele aguenta...

cumpz

10. pixelsurgeon

Tenho-o a 3Ghz @ 1.27v e está muito estável. As temps são de 30/32º em idle e 40/42º em full load.

11. ohnigres

ohnigres Power Member

pronto, a partir daí mantém as voltagens no mínimo excepto as memorias a 2.1v e sobe até deixar de estar estável, 10 em 10Mhz e corre estabilidade de 1hora, mínimo, os 4Orthos e OCCT associado ao CoreTemp...

quando tiver instável, voltas ao valor anterior...

Abraço, depois posta ai o máximo disso!!!

12. pixelsurgeon

Se pusesse 2.1v nas mems acho que dava cabo delas. Acho que não vou mexer mais. Está assim:

9x333FSB = 3.0Ghz
    PCI-E = 110
    DRAM Command Rate = 1N
    Ai Clock Twister = Strong
    Ai Transaction Booster = Enabled
    Boost Level = 2

CPU Voltage = 1.27v
    FSB Termination Voltage = 1.30
    DRAM Voltage = 1.50
    NB/SB Voltage = Auto

13. rafa_pt

rafa_pt Power Member

a quantos mhz estao a funcionar as tuas rams? é que eu tenho umas iguais :D
    para que serve o DRAM Command Rate = 1N ???

14. pixelsurgeon

Bem, não sei se a tua motherboard tem essa feature, mas segundo a Anandtech:

É tipo um "boost" na velocidade que o chipset principal (Northbridge) utiliza para "comunicar" com a RAM.

Alterando apenas este parâmetro, o meu Vista x64 passou de uma pontuação 5.5 das mems para 5.9. Segundo a Anandtech, a estabilidade do sistema não é afectada.

15. rafa_pt

rafa_pt Power Member

tem...
    eu estou com o vista a 32bits. e so tenho 5.6 no disco... o resto é 5.9

que pontuação tens no vista? é muito diferente do 32 para o 64?

Última edição pelo moderador: 23 de Abril de 2008
  16. pixelsurgeon

5.9 é o máximo? É que tenho 5.9 em tudo.:cool:

17. rafa_pt

rafa_pt Power Member

acho que sim...;):beerchug:
    vou ter de arranjar o vista 64...
    a que temp esta a tua Northbridge?
    os teus discos sao a 7200rpm?

18. pixelsurgeon

A temp da NB só posso ver na BIOS, ou há algum software que dê para ver?

Tenho dois discos WD 500GB 7200rpm AAKS SE, que é uma excelente série, e nem sequer estão em Raid0.

19. rafa_pt

rafa_pt Power Member

a quantos mhz estao as tuas mems?

20. ohnigres

ohnigres Power Member

disse 2.1v pois nem vi que eram DDR3...

dá 1.8 max...

e a temperatura do NB nao sei se é monitorizada pela board, essa temp que é reportada deve ser do SB..

cumpz

Partilhar esta Página