Ajuda - Colocar a data nas fotografias

pge

Power Member
Boas,

Por questões judiciais necessito de colocar a data nalgumas fotos.
Tou a usar o picasa e data aparece no ficheiro mas queria revelar as fotografias com a data lá inserida, será que me podem dizer como o posso fazer?
Será que com outro qualquer programa consigo?
 
Se a data do exif tiver correcto, em certas lojas de fotografia podes pedir para imprimir as fotos com a data, ou então usas programas tipo photoshop, gimp, ou até no paint deve dar para escrever a data lol
 
Boas,

Por questões judiciais necessito de colocar a data nalgumas fotos.
Tou a usar o picasa e data aparece no ficheiro mas queria revelar as fotografias com a data lá inserida, será que me podem dizer como o posso fazer?
Será que com outro qualquer programa consigo?

Gravando num CD tal e qual saíram da máquina, tem mais validade. A data que o picassa te mostra é a que está no EXIF que a máquina gravou dentro do ficheiro da foto. Se gravares logo para um CD, esse EXIF fica inalterável e é facilmente visível em qualquer computador.

Se usares um programa de edição de imagem para meter a data na foto, fica registado no EXIF que usaste um programa de edição e isso pode colocar em causa a credibilidade da foto. Impressa, qualquer pessoa pode escrever lá a data que quiser, por isso do meu ponto de vista a validade é 0.

Claro que isto só interessa se a veracidade da data for um ponto fundamental para o caso. Mas aí qualquer coisa é dúbia, embora haja umas mais fiáveis que outras.

Para imprimires uma foto com a data, usas um programa de edição qualquer (photoshop, gimp, etc) e mandas para impressão. É fácil, só tens que abrir a foto, clicar na ferramenta de escrita, escolher a cor, letra e tamanho, clicar onde queres escrever e meter a data.
 
Gravando num CD tal e qual saíram da máquina, tem mais validade. A data que o picassa te mostra é a que está no EXIF que a máquina gravou dentro do ficheiro da foto. Se gravares logo para um CD, esse EXIF fica inalterável e é facilmente visível em qualquer computador.

Se usares um programa de edição de imagem para meter a data na foto, fica registado no EXIF que usaste um programa de edição e isso pode colocar em causa a credibilidade da foto. Impressa, qualquer pessoa pode escrever lá a data que quiser, por isso do meu ponto de vista a validade é 0.

Claro que isto só interessa se a veracidade da data for um ponto fundamental para o caso. Mas aí qualquer coisa é dúbia, embora haja umas mais fiáveis que outras.

Para imprimires uma foto com a data, usas um programa de edição qualquer (photoshop, gimp, etc) e mandas para impressão. É fácil, só tens que abrir a foto, clicar na ferramenta de escrita, escolher a cor, letra e tamanho, clicar onde queres escrever e meter a data.

Percebes-te exactamente o que pretendo, que é não ser eu a escrever a data usando edição...Valendo o que vale, pois até a data da maquina poder ser alterada, mas o que pretendia era mesmo que ela aparecesse automaticamente sem eu mexer em nada.
Com o cd tambem achei que não havia problema pois ficava com as fotos como ficheiros e lá tem a data e hora, mas neste caso o advogado pediu fotos reveladas e era mesmo isto que pretendia, pois eu já vi fotos em papel com a data e não me pareceu que fosse com edição de fotografia.

Agradeço aos dois a ajuda.
 
há máquinas que colocam a data nas fotos automaticamente
tudo o resto pode ser manipulado, por isso se a máquina n meteu julgo que n podem ser aceites judicialmente
 
Percebes-te exactamente o que pretendo, que é não ser eu a escrever a data usando edição...Valendo o que vale, pois até a data da maquina poder ser alterada, mas o que pretendia era mesmo que ela aparecesse automaticamente sem eu mexer em nada.
Com o cd tambem achei que não havia problema pois ficava com as fotos como ficheiros e lá tem a data e hora, mas neste caso o advogado pediu fotos reveladas e era mesmo isto que pretendia, pois eu já vi fotos em papel com a data e não me pareceu que fosse com edição de fotografia.

Agradeço aos dois a ajuda.

Como disse o adolfo dias, há máquinas que metem a data automaticamente na foto, mas de outra forma aparece no EXIF que a foto foi manipulada, tornando-a inválida.
Mesmo nas máquinas, como dizes, a data podia ser alterada, mas aí já tem mais credibilidade, dependendo da situação, pois tinhas que fazer isso antes de tirar a foto. Ou seja, quando tiraste a foto já tinhas que estar a pensar "epah, deixa-me cá alterar a data para o caso de ser preciso em tribunal".

De qualquer forma, sendo tu ou não a escrever, ninguém te atesta credibilidade disso. Só talvez pagando a um notário para estar presente, ver o EXIF original e ver que a data da imagem corresponde à do EXIF.

Aliás, estou a avisar-te disto mesmo porque tenho um amigo com uma loja, em que já lá foi uma senhora com o mesmo pedido e em tribunal não foi aceite.

A única forma de uma foto ser aceite como 100% válida é se for tirada com uma SLR e uns kits próprios que encriptam os dados da foto para estes não poderem ser alterados.
 
Última edição:
A única forma de uma foto ser aceite como 100% válida é se for tirada com uma SLR e uns kits próprios que encriptam os dados da foto para estes não poderem ser alterados.

Mesmo esses kits não garantem que a máquina tenha a hora certa, apenas garantem que a imagem não foi editada fora da máquina.
 
A única forma de uma foto ser aceite como 100% válida é se for tirada com uma SLR e uns kits próprios que encriptam os dados da foto para estes não poderem ser alterados.[/QUOTE]


Não necessáriamente SLR, eu tenho uma Canon compacta de rolo e grava a data directamente na foto (no negativo).
 
Não necessáriamente SLR, eu tenho uma Canon compacta de rolo e grava a data directamente na foto (no negativo).

Não é válido na mesma porque não consegues garantir a ninguém que a data da máquina estava certa. É o mesmo problema do EXIF nas máquinas digitais.

Aquele kit que falei é um kit mesmo próprio para isto e só dá para SLRs, mas mesmo assim pelo que disse o strobe parece que nem esse kit consegue certificar a data da foto.
 
Já resolvi a situação, depois de falar com advogado ele lá preferiu o cd.
Aqui a questão nem era tanto se a data é válida ou não, isso deixo mesmo pró advogado tratar (pois pelo senso comum há muitas maneiras de ela ser aldrabada), mas sim colocar lá a data sem edição (pois neste processo não tenho necessidade de aldrabar o que quer que seja) e isso pelo que percebi só se a maquina tiver essa opção e pelos vistos a minha não tem.

Mais uma vez obrigado pelas respostas.
 
Back
Topo