1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda - Colocar a data nas fotografias

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por pge, 5 de Abril de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 8712)

  1. pge

    pge Power Member

    Boas,

    Por questões judiciais necessito de colocar a data nalgumas fotos.
    Tou a usar o picasa e data aparece no ficheiro mas queria revelar as fotografias com a data lá inserida, será que me podem dizer como o posso fazer?
    Será que com outro qualquer programa consigo?
     
  2. Cardona

    Cardona Power Member

    Se a data do exif tiver correcto, em certas lojas de fotografia podes pedir para imprimir as fotos com a data, ou então usas programas tipo photoshop, gimp, ou até no paint deve dar para escrever a data lol
     
  3. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Gravando num CD tal e qual saíram da máquina, tem mais validade. A data que o picassa te mostra é a que está no EXIF que a máquina gravou dentro do ficheiro da foto. Se gravares logo para um CD, esse EXIF fica inalterável e é facilmente visível em qualquer computador.

    Se usares um programa de edição de imagem para meter a data na foto, fica registado no EXIF que usaste um programa de edição e isso pode colocar em causa a credibilidade da foto. Impressa, qualquer pessoa pode escrever lá a data que quiser, por isso do meu ponto de vista a validade é 0.

    Claro que isto só interessa se a veracidade da data for um ponto fundamental para o caso. Mas aí qualquer coisa é dúbia, embora haja umas mais fiáveis que outras.

    Para imprimires uma foto com a data, usas um programa de edição qualquer (photoshop, gimp, etc) e mandas para impressão. É fácil, só tens que abrir a foto, clicar na ferramenta de escrita, escolher a cor, letra e tamanho, clicar onde queres escrever e meter a data.
     
  4. pge

    pge Power Member

    Percebes-te exactamente o que pretendo, que é não ser eu a escrever a data usando edição...Valendo o que vale, pois até a data da maquina poder ser alterada, mas o que pretendia era mesmo que ela aparecesse automaticamente sem eu mexer em nada.
    Com o cd tambem achei que não havia problema pois ficava com as fotos como ficheiros e lá tem a data e hora, mas neste caso o advogado pediu fotos reveladas e era mesmo isto que pretendia, pois eu já vi fotos em papel com a data e não me pareceu que fosse com edição de fotografia.

    Agradeço aos dois a ajuda.
     
  5. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    há máquinas que colocam a data nas fotos automaticamente
    tudo o resto pode ser manipulado, por isso se a máquina n meteu julgo que n podem ser aceites judicialmente
     
  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Como disse o adolfo dias, há máquinas que metem a data automaticamente na foto, mas de outra forma aparece no EXIF que a foto foi manipulada, tornando-a inválida.
    Mesmo nas máquinas, como dizes, a data podia ser alterada, mas aí já tem mais credibilidade, dependendo da situação, pois tinhas que fazer isso antes de tirar a foto. Ou seja, quando tiraste a foto já tinhas que estar a pensar "epah, deixa-me cá alterar a data para o caso de ser preciso em tribunal".

    De qualquer forma, sendo tu ou não a escrever, ninguém te atesta credibilidade disso. Só talvez pagando a um notário para estar presente, ver o EXIF original e ver que a data da imagem corresponde à do EXIF.

    Aliás, estou a avisar-te disto mesmo porque tenho um amigo com uma loja, em que já lá foi uma senhora com o mesmo pedido e em tribunal não foi aceite.

    A única forma de uma foto ser aceite como 100% válida é se for tirada com uma SLR e uns kits próprios que encriptam os dados da foto para estes não poderem ser alterados.
     
    Última edição: 6 de Abril de 2009
  7. strobe

    strobe Moderador
    Staff Member

    Mesmo esses kits não garantem que a máquina tenha a hora certa, apenas garantem que a imagem não foi editada fora da máquina.
     
  8. viky_76

    viky_76 Power Member

    A única forma de uma foto ser aceite como 100% válida é se for tirada com uma SLR e uns kits próprios que encriptam os dados da foto para estes não poderem ser alterados.[/QUOTE]


    Não necessáriamente SLR, eu tenho uma Canon compacta de rolo e grava a data directamente na foto (no negativo).
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não é válido na mesma porque não consegues garantir a ninguém que a data da máquina estava certa. É o mesmo problema do EXIF nas máquinas digitais.

    Aquele kit que falei é um kit mesmo próprio para isto e só dá para SLRs, mas mesmo assim pelo que disse o strobe parece que nem esse kit consegue certificar a data da foto.
     
  10. pge

    pge Power Member

    Já resolvi a situação, depois de falar com advogado ele lá preferiu o cd.
    Aqui a questão nem era tanto se a data é válida ou não, isso deixo mesmo pró advogado tratar (pois pelo senso comum há muitas maneiras de ela ser aldrabada), mas sim colocar lá a data sem edição (pois neste processo não tenho necessidade de aldrabar o que quer que seja) e isso pelo que percebi só se a maquina tiver essa opção e pelos vistos a minha não tem.

    Mais uma vez obrigado pelas respostas.
     

Partilhar esta Página