1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda com Amperagem

Discussão em 'Electrónica' iniciada por TFTB, 24 de Janeiro de 2009. (Respostas: 28; Visualizações: 4516)

1. TFTB

TFTB Power Member

Boas,

Antes de mais, quero pedir que nao liguem á minha nabice porque de electricidade nao pesco quase nada...
    Estou a fazer uma base de refrigeracao para portateis, e vou ligar duas fans a um transformador de 12V.
    O transformador tem 500mA, ou seja 0.5A. As fans têm cada uma 0,16A. Ou seja ao todo vai ficar 0.32A ligados a uma fonte de energia de 0.5A. Isso pode danificar as fans?

E já agora, como me aconselham a ligar as fans? Eu vi noutro topico semelhante a dizerem para ligar em paralelo. Alguem pode arranjar um pequeno esquema (muito simples) de como é efectuada a ligacao das duas fans em paralelo?
    É algo assim do genero?

Já agora, para colocar um interruptor, seria como tenho no esquema?

Desde já agradeço a ajuda
    abraço;)

Última edição: 24 de Janeiro de 2009
  2. eX Radikal

eX Radikal I quit my job for Folding

não tem problema nenhum em ligares lá as fans, e o esquema não podia estar mais correcto, depois mostra-nos o resultado final

Cumpsz

3. TFTB

TFTB Power Member

Muito obrigado!!
    O topico do projecto é este.
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?p=4203906#post4203906

Visitem e dêem ideias :)
    Abraço;)

4. WindWalker

WindWalker Power Member

A corrente exigida pela carga (as duas ventoinhas) à tensão de 12V não deve exceder a capacidade anunciada.

Neste caso 0.32A @ 12V não excede os 0.5A (corrente máxima anunciada @ 12V).

5. redalert

redalert Folding Member

Coloca um díodo em antiparalelo com as ventoínhas. Esse interruptor vai sobrer ao cortar a corrente, devido ao carácter indutivo desses motores de corrente contínua.

Há quem não use comprando interruptores mais robustos, há que previna colocando esse díodo.

[[]]

6. TFTB

TFTB Power Member

Achas que um interruptor tirado de uma fonte de alimentação nao aguenta?

7. redalert

redalert Folding Member

Depende das vezes que o usas e do seu estado.

Um díodo custa pouco mais de 30 cêntimos e vai evitar picos de tensão aos terminais do transformador, das ventoinhas e da rede.

[[]]

8. TFTB

TFTB Power Member

Eu acho que tenho algures para aqui um diodo que me sobrou de uma invençao anterior... tem alguma referencia ou assim aconselhavel esse tal diodo? e coloca-lo-ia onde (no esquema)? É que eu como ja disse, de electricidade/electronica nao sou nenhum expert nem la perto, apesar de gostar muito!

Abraço e obrigado pela ajuda;)

9. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Ligas do vermelho da ventoinha ao vermelho da fonte. O cátodo do diodo liga-se à fonte.

Um díodo para esta função (snubber) devia ser um de recuperação rápida, mas qualquer um penso que sirva para esta função particular. E acho que um condensador em paralelo com a ventoinha também resulta.

Cumps

Última edição: 25 de Janeiro de 2009
  10. redalert

redalert Folding Member

O díodo (para o que é, qualquer um serve) deverá ter uma corrente máxima a rondar os 0.5 A. Menos que isso, pode arder.

O condensador aí pouco ou nada irá fazer, por duas razões:

>> O carácter indutivo dessas ventoinhas é elevado q.b. para amortecer as harmónicas de corrente mais "chatas" (até à 5ª ordem = 250 Hz).
    >> Ainda que esse ruído seja significativo, o seu impacto no binário dessas ventoinhas pouco ou nada se notará na sua performance. :P

[[]]

PS: Lembrei-me agora; esse transformador já tem uma ponte de rectificação? Ou é apenas um transformador de isolamento?

Última edição: 25 de Janeiro de 2009
  11. TFTB

TFTB Power Member

ui.. nao faço a minima ideia... vou utilizar um transformador de um descodificador de televisao antigo que tenho aqui. Tem 12V tal como precisava, vi que tem amperagem suficiente.. mas do que isso nao sei, só se me disseres como vejo isso é que te consigo responder:confused:

12. TFTB

TFTB Power Member

Desculpa a ignorancia, mas ao fazer a ligacao como tu disseste, ia ficar uma ligacao paralela ao interruptor certo? A corrente nao ia "ignorar" o interruptor e nao ia passar pelo diodo, ficando as ventoinhas sempre ligadas?

13. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Não porque o diodo fica ao contrário! BTW o condensador não é para filtrar o ruído, era para absorver o pico de tensão quando se desliga uma bobina, carregando-o (substituindo o díodo).

Cumps

14. eX Radikal

vocês são tão complicados.... TFTB tira aí uma foto ao transformador sff...
    e já agora, tens daquelas extensões que no caso de pico de tensão queima o fusivel?? se ligares a isso podes esquecer tudo o que o resto do pessoal disse para trás...

Cumpsz

15. redalert

redalert Folding Member

Estás a confundir "alhos com bugalhos". Mas siga...

[[[]]

16. TFTB

TFTB Power Member

Aqui está a foto dele..

Eu nao tenho reguas de proteccao... :wvsore: Mas será que se eu colocar apenas o interruptor, sem diodos nem condensadores, vai haver problema? E o problema é queimar as fans, ou o interruptor queimar,...? :confused:

17. eX Radikal

esses parecem daqueles transformadores dos chinocas, não?
    e já agora, tenho uma dúvida, o que é que significa aquilo 6VA
    eu tenho cá um transformador de 12v 1.2A e tem a frente da voltagem de saida 14.4VA

Cumpsz

18. redalert

redalert Folding Member

VA = Potência aparente máxima suportada pelo transformador. Não confundir com potência activa (W).

Solda o díodo. É super fácil, não vejo o porquê de tanta relutância...

[[]]

19. TFTB

TFTB Power Member

agora fiquei confuso... sendo essa a potencia maxima do tranformador (6VA), dá para o que quero fazer?

20. redalert

redalert Folding Member

Em princípio, dá.

[[]]

Partilhar esta Página