1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda com backoffice

Discussão em 'Web Development' iniciada por Pedro_alfaiate, 2 de Abril de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1135)

1. Pedro_alfaiate

Pedro_alfaiate Power Member

olá todos,

sou um novato na programação em php mas tenho bastantes noções de programação.
    entao é o seguinte, queria fazer uma página em php que mostra 3 imagens, mas o administrador sempre que queira pode mudar as 3 imagens, ou seja preciso de fazer um backoffice onde o administrador faz uploads de imagens para o servidor e depois escolhe 3 para carregar na página. Alguem me consegue dar uma ajudinha???

obrigado pela atenção

1 abraço

2. edferreira

edferreira Power Member

Tens de começar por algum lado.
    Se calhar o melhor que tens a fazer primeiro é as ligações a base de dados.
    Como puzes-te o problema é um bocado dificil ajudar, tens de especificar melhor a tua duvida.

3. Neurotical

Neurotical Power Member

tb tens uma maneira azeiteira de fazer isso sem usares base de dados (para 3 imagens só acho que não vale a pena)
    arranjas 2as páginas
    uma para toda a gente (index.php) e outra para o administrador (admin.php)

na página publica tens código para te mostrar as imagens ( usa o opendir em php4 ou scandir em php5 e filtras as directorias "..", "." e os 2 ficheiros php que tens)

na página de admin divides aquilo em 3 partes
    - 1ª autenticação
    - 2ª interface (só depois de ser passada a password podes ter isso por get ou passar pela sessão)
    - 3ª acções (eliminar e adicionar)
    podes dividir isto pelo get (ex: admin.php?parte=(1 a 3) )
    que depois é implementada da seguinte forma em pseudo código

//inicio
    //1ª parte
    se get = 1 ou faltar get ou sem sessão
    form com a password a redireccionar para admin.php?parte=2

//2ª parte
    se get = 2
    mostrar o código do index.php + linkezito para eliminar cada imagem a reencaminhar para admin.php?parte=3&action=eliminar + um formzito para upload de nova imagem a redireccionar para admin.php?parte=3&action=adicionar que só aparece ser só existir menos de 3 imagens

//3ª parte
    se action = elimar então elimina ficheiro (vê na documentação unlink)
    se action = adicionar então adiciona o ficheiro

//fim

claro está isto é uma maneira incrivelmente rudimentar de implementar o que queres, mas aprendes a trabalhar com sessões, gets, posts e funções para abrir directorias e afins. coisas giras claro está :lol:

4. e alg pode explicar como é q isso se pode fazer da maneira "não azeiteira"? é q eu tou na mm situação dele, preciso dum backoffice pra um site mas n é so pra alterar imagens é tambem para alterar dados do site (texto)

5. fil79

fil79 Power Member

Fazer um backoffice é uma tarefa relativamente complexa, é muito dificil explicar aqui pois engloba diversas vertentes da programação em php(sessões ou htaccess, ligações a base de dados, manipulação de dados recebidos de formulários, upload de ficheiros para servidores remotos,etc,etc), portanto sinceramente acho que é uma tarefa quase impossivel para ser tratada aqui tão superficialmente...o melhor é lerem uns tutoriais de php para depois especificarem melhor as vossas dúvidas....abraços

6. podes indicar-me um bom tutorial?

7. fil79

fil79 Power Member

Bem se quiseres investir tens um bom livro da editora FCA (programação em PHP4.3)que foi o meu tutor....na net tenta no http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1 pois tem lá montes de tutoriais de php e outros( alguns com qualidade ) procura lá...abraços

8. e n ha assim nenhuma maneira mais basica pra fazer um backoffice sem ser com php, mysql, etc.? tipo com dhtml n da pra fazer?

9. fil79

fil79 Power Member

Estou a ver que a paciência para aprender é pouca:-D ....porque não tentas CMS

10. n é a paciencia q é pouca o tempo é q é escasso :S

11. instalei o easyphp e pus o joomla a correr mas gostava de saber se tenho de usar obrigatoriamente os templates pro joomla, é q os templates são demasiado complexos e têm funções desnecessarias para aquilo q eu quero fazer...

Partilhar esta Página