1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda com cooler

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por nene21, 31 de Dezembro de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 1655)

1. nene21

nene21 Power Member

boa noite amigos eu quero fazer um oc ao meu q6600 para 3.0 ou 3.2 mas para isso necessito de um bom cooler entre os 50 a 60 euros e que que de para a minha torre e para o meu sistema a torre é estahttp://www.adsglobal.pt/product_info.php?cPath=1_31&products_id=39789 e o resto esta no my system

so mais uma coisa em quanto fica montar um W.C.

2. Para o OC tens o Tuniq 120, muito bom anda pelos 50 euors.

O WC depende do que quiseres tens kits de 120 a 100 euros, mas também tens os 360 a 200 euros, tens de ver quanto estas a pensar em gastar porque os preços são muito variados.:p

3. Joyel

Joyel Power Member

compra antes o NOCTUA NH-U12P ;)

4. nene21

nene21 Power Member

pois eu d wc nao percebo mesmo nada. quanto ao cooler ja me tinham dito ke era um bom cooler mas le cabe na minha caixa no meu sistema. ja agora com um oc a 3.0 e com esse cooler que temperatura mais ou menos alcança o cpu a correr o prime

5. Joyel

Joyel Power Member

nao percebi muito do que disses-te mas suponho que a pergunta seja, sera que o cooler cabe na minha caixa? se for essa a pergunta, menciona aqui a tua caixa.. quanto as temps nunca tive um quad mas nao deve passar dos 45º (ou até menos)

6. A caxia está no primeiro post caso não tenhas reparado:P

Mas ai está o link http://www.adsglobal.pt/product_info.php?cPath=1_31&products_id=39789

7. Joyel

Joyel Power Member

ahh nao reparei desculpa :P

sim cabe, fica é mesmo a razia da lateral mas entra, sim :P

8. dark_cell

dark_cell Power Member

o NOCTUA NH-C12P não sera melhor? é o que vou comprar para por o meu 9850 nos 3.1
    Por enquanto tenho a 2.8 com o stock cooler

9. nene21

nene21 Power Member

ok obrigado. o meu receio era mesmo esse era ke nao coubesse

10. nene21

nene21 Power Member

11. Joyel

Joyel Power Member

pa é assim se queres mesmo investir no OC e quiseres meter esse quad a bombar nos 4ghz juntas mais uns trocos e compras WC se quiseres só a volta dos 3, air chega, compras o noctua e chega e bem ;)

mas espera tambem por uma resposta mais completa de um utilizador mais informado

12. nene21

nene21 Power Member

ok mas para isso a quanto ficaria o w.c

13. ag393

ag393 Power Member

sinceramente é discutivel o oc. para que efeito queres o oc?se é para jogos ta provado que não vai tirar muito partido duma arquitectura C2D ou C2Q apartir dos 3ghz. se é para outras aplicaçoes era bom especificar, ou se é para esticar o sistema só por gozo também era bom saber para melhor te aconselhar antes de dizer compra isto ou aquilo.

Em primeira instancia era bom saber como tas a fazer o oc no pc, que valores mexeste na bios, se tens de dar muita voltagem ao cpu, e que temperatura em full load ele tem para tomar decisoes. 3ghz para um q6600 não é grande oc, até pode ser alcançado com stock cooler com voltagens de origem ou sendo mesmo possivel fazer undervolt ficando o cpu estável e fresco, se bem que um quad raramente é fresco...

alem disso outras coisas podem ser optimizadas como o air flow dentro da caixa e a massa termica usada no cooler e são mais baratas que um dissipador de qualidade e fazer diferença suficiente para alcançar o resultado pretendido.

quanto a temperatura maxima de um cpu, quanto mais fresco melhor, contar com o efeito verão, em que a diferença de temperatura entre o cpu e ar é menor. em relação ao q6600 existe uma especificação que é o Maximum Temperature Junction (aparece Tjunction max ou Tj max) que é a temperatura maxima que o cpu pode atingir sem danificar. claro que estar longe dela é bom. podes ver qual é com o software coretemp (google). para mim cpu com temperatura maxima em full load no verão em dia quente maxima recomendada é 55ºc. apartir daí já nao gosto e logico que no inverno deverá ser menos.

melhores cumps

Última edição: 2 de Janeiro de 2009
  14. nene21

nene21 Power Member

tem razao deveria ter especificado os dados. o oc é essencialmente para jogar. o cpu tem uma temperatura de 39 a 40 graus e em full a correr o prime em cerca de 2 horas obteve esses valores

http://img210.imageshack.us/img210/7278/semttulone3.jpg
    obrigado desde ja a voça ajuda

15. ag393

ag393 Power Member

bem entao estamos esclarecidos.

cpu em full load com as configurações actuais está entre 60-65ºc o que não é animador, porém aposto que tens a voltagem do cpu em auto e outras definições na bios em auto. Vamos agora controlar as voltagens do cpu manualmente e tentar fazer com que exista o menor voltage drop entre estado normal e full load, o que isto quer dizer é que o cpu em full load consome mais potencia e o circuito de alimentação baixa de rendimento ou seja não mantem a voltagem (voltage drop, ou queda de voltagem em PT), essa queda de voltagem impede que tenhamos a certeza de qual a voltagem que realmente necessita o cpu para trabalhar em full load sem problemas. portanto vamos fazer isto por paços:
    1º- estabilizar a voltagem ou reduzir a voltage drop para isso ir à bios e seleccionar a voltagem de origem do cpu que aparece no coretemp ou seja 1,3125v e activar uma função Loadline calibration que reduz o Vdrop pode nao eliminar, provavelmente para reduzir o Vdrop para niveis aceitáveis seria interessante tambem fazer um pencil mod mas isso so mais para a frente até atingirmos a voltagem minima necessária em full load
    2-verificar se com 1,3125v o cpu esta estável em full load. ou seja prime umas horitas ou entao recomendo vivamente o S&M basta o teste de fpu que é o mais exigente, 15 min ja da pa ver se ta estável a ar ja que o dissipador satura com facilidade.
    http://files.extremeoverclocking.com/file.php?f=127
    3-ir baixando a voltagem ate atingir o minimo de voltagem com cpu estável.

para já é tudo, de notar que tens um q6600 G0 ou seja menos comilão em termos de energia e aquece menos. seria bom ter um multimetro para avaliar o drop. umas fotos ao controlador de voltagem da board seriam uteis para determinar qual o condensador a fazer pencil mod para reduzir o vdrop.

melhores cumps

16. ag393

ag393 Power Member

bem ja me esquecia... se a tua board nao tiver as opçoes de controlo de voltagem sera tudo mais dificil, terias de soldar potenciometros na board mas terias mais controlo, porem so faria isso se tiveres um amigo ou experiencia nisso. como será para jogar penso que um oc na casa dos 3ghz sera suficiente ja que cpus acima disso ja se provou que não havia ganhos e o gargalo/estrangulamento do sistema em termos de desempenho era a placa grafica.

melhores cumps

17. nene21

nene21 Power Member

ok vou fazer isso entao. ate agora o minimo de vcore que consegui para ele ficar estavel foi 1.156
    e ele a correr o prime obteve uma temperatura de entre 54 a 57 graus. o que devo fazer entao para o por a 3.0
    aqui estao os dados e as opçoes da minha bios. digam me o que devo fazer amigos
    http://img53.imageshack.us/img53/9381/dscf3633lu9.jpg
    http://img154.imageshack.us/img154/3889/dscf3634bm8.jpg
    http://img155.imageshack.us/img155/4804/dscf3635uw5.jpg
    podiam me so explicar uma coisa é que na bios o meu vcore é esse mas no cpu z o vcore é mais baixo. mt obrigado a todos

18. ag393

ag393 Power Member

pa nao existe correspondencia à voltagem da bios e da voltagem real medida com multimetro logo por aí. como eu disse anteriormente é melhor testar com o s&m com teste de fpu apenas. so tas a puxar pelo cpu mais nada. se fosse a puxar pelo fsb era melhor o prime ou o orthos (eu uso orthos). e ja agora activa o load line calibration.

testa a estabilidade do cpu em s&m so no teste de fpu. depois fala-se do resto

cumps

19. nene21

nene21 Power Member

ok amigo vou fazer entao isso e ja ponho aki os resultados. e mt obrigado

20. nene21

nene21 Power Member

ok ja fiz o teste com o vcore na bios a 1.16 e o load line calibration enable ele passou no s&m e obteve uma temperatura maxima de 55.7 como esta ai na imagem
    http://img184.imageshack.us/img184/9566/fffjq5.png

o ke devo fazer a seguir
    cumps

Partilhar esta Página