Ajuda com drivers - portátil HP e Mint

mute_home

Power Member
Caríssimos, preciso da vossa ajuda.

Antes de mais, é importante referir que não tenho grandes conhecimentos de informática, incluindo Linux, embora me esforce para ir aprendendo um pouco todos os dias.

Comprei há uns dias um portátil HP para trabalho e instalei a ultima versão do Mint:

RELEASE=19
CODENAME=tara
EDITION="MATE"
DESCRIPTION="Linux Mint 19 Tara"
DESKTOP=Gnome
TOOLKIT=GTK


description: Computer
width: 64 bits
capabilities: smp vsyscall32
*-core
description: Motherboard
physical id: 0
*-memory
description: System memory
physical id: 0
size: 3857MiB
*-cpu
product: Intel(R) Core(TM) i3-5005U CPU @ 2.00GHz
vendor: Intel Corp.
physical id: 1
bus info: cpu@0
size: 1809MHz
capacity: 1900MHz
width: 64 bits

Não me consigo ligar a nenhuma rede wifi e fiquei rapidamente a perceber, através de algumas pesquisas online, que existem muitos utilizadores com dificuldades em instalar os drivers da placa, que neste caso é a

07:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
0d:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8723DE 802.11b/g/n PCIe Adapter

Há solução para isto?
Devo instalar outra distro?
Desde já muito obrigado e aquele abraço!
 
suloção 1:
atualiza o Kernel v.4.20 ou enão tenta outra distribuição teste (por ex: Manjaro)
solução 2:
substituir placa wifi para Intel compativél

PS: também tive o mesmo problema que tu, tive que mudar de placa de wireless "Qualcoom" para "Intel" sulocionar o problema.
 
suloção 1:
atualiza o Kernel v.4.20 ou enão tenta outra distribuição teste (por ex: Manjaro)
solução 2:
substituir placa wifi para Intel compativél

PS: também tive o mesmo problema que tu, tive que mudar de placa de wireless "Qualcoom" para "Intel" sulocionar o problema.

Obrigado pelas tuas sugestões!
Estou aqui à luta com esta questão e descobri isto:

:~$ sudo apt update && sudo apt install git dkms