Ajuda com drivers - portátil HP e Mint

mute_home

Power Member
Caríssimos, preciso da vossa ajuda.

Antes de mais, é importante referir que não tenho grandes conhecimentos de informática, incluindo Linux, embora me esforce para ir aprendendo um pouco todos os dias.

Comprei há uns dias um portátil HP para trabalho e instalei a ultima versão do Mint:

RELEASE=19
CODENAME=tara
EDITION="MATE"
DESCRIPTION="Linux Mint 19 Tara"
DESKTOP=Gnome
TOOLKIT=GTK


description: Computer
width: 64 bits
capabilities: smp vsyscall32
*-core
description: Motherboard
physical id: 0
*-memory
description: System memory
physical id: 0
size: 3857MiB
*-cpu
product: Intel(R) Core(TM) i3-5005U CPU @ 2.00GHz
vendor: Intel Corp.
physical id: 1
bus info: cpu@0
size: 1809MHz
capacity: 1900MHz
width: 64 bits

Não me consigo ligar a nenhuma rede wifi e fiquei rapidamente a perceber, através de algumas pesquisas online, que existem muitos utilizadores com dificuldades em instalar os drivers da placa, que neste caso é a

07:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
0d:00.0 Network controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8723DE 802.11b/g/n PCIe Adapter

Há solução para isto?
Devo instalar outra distro?
Desde já muito obrigado e aquele abraço!
 
suloção 1:
atualiza o Kernel v.4.20 ou enão tenta outra distribuição teste (por ex: Manjaro)
solução 2:
substituir placa wifi para Intel compativél

PS: também tive o mesmo problema que tu, tive que mudar de placa de wireless "Qualcoom" para "Intel" sulocionar o problema.
 
suloção 1:
atualiza o Kernel v.4.20 ou enão tenta outra distribuição teste (por ex: Manjaro)
solução 2:
substituir placa wifi para Intel compativél

PS: também tive o mesmo problema que tu, tive que mudar de placa de wireless "Qualcoom" para "Intel" sulocionar o problema.

Obrigado pelas tuas sugestões!
Estou aqui à luta com esta questão e descobri isto:

:~$ sudo apt update && sudo apt install git dkms

:~$ cd Downloads

:~$ git clone -b extended --single-branch https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new.git
unofficial
:~$ cd rtlwifi_new

:~/Downloads/rtlwifi_new$ sudo make install

Aparentemente, resultou. Isto porque reiniciei a máquina e surgiu um pop up a dizer que existiam redes wifi disponíveis e a solicitar a configuração no Network Connections.

Agora, as dúvidas são outras...

Ao abrir o Network Connections, é-me dada a possibilidade de criar uma rede wifi. Mas existem vários campos que não sei preencher, tais como o SSID, o BSSID e o tipo de segurança (WPA & WPA2 personal ou enterprise).

ori1pv.png


Instalei, como alternativa, o WiFi Radar. Dá-me o nome da rede wifi pretendida, mas quando clico em ligar fica ali a pastar e não faz nada.

nv4c47.png


E agora?
 
Última edição:
Qual o LinuxMint que instalaste? Qual a versão do kernel? Para saberes qual a versao do kernel, abres um terminal e escreves;

Código:
# uname -r
 
Back
Topo