Ajuda com ficheiros

Kari

Membro
olah!
tipo, eu tenhuh um programa k tem d ler um ficheiro dado plo cliente. o meu problema e k tou habituada a fazer istuh contantuh km as excepçoes, mas o enunciado diz pa confiarmos no clientre e nao ligarmos a existencia d destas... sera k alg m pode ajudar??
obrigada ^^
 
olá!
tipo, eu tenho um programa que tem de ler um ficheiro dado pelo cliente. o meu problema é que tou habituada a fazer isto contanto com as excepções, mas o enunciado diz para confiarmos no cliente e não ligarmos a existência destas... será que alguém pode ajudar??
obrigada ^^
Se sabes fazer isso tendo em conta a ocorrência de eventuais excepções, basta fazer uma coisa semelhante, mas sem ligar a possíveis erros que possam ocorrer. Só te poupam trabalho. ;)
 
olah!
tipo, eu tenhuh um programa k tem d ler um ficheiro dado plo cliente. o meu problema e k tou habituada a fazer istuh contantuh km as excepçoes, mas o enunciado diz pa confiarmos no clientre e nao ligarmos a existencia d destas... sera k alg m pode ajudar??
obrigada ^^

WHAT?!?! 8| Não percebo patavina do que escreveste.
 
Se sabes fazer isso tendo em conta a ocorrência de eventuais excepções, basta fazer uma coisa semelhante, mas sem ligar a possíveis erros que possam ocorrer. Só te poupam trabalho. ;)


pois, o problema e k tou mt habituada a faze-lo a contar com as excepçoes, e, n sendo um ficheiro pre-definido, n sei faze-lo... s puderem ajudar, agradecia k tou um cadituh em cima do tempo...
 
Última edição:
pois, o problema é que tou muito habituada a fazê-lo a contar com as excepções, e, não sendo um ficheiro pré-definido, não sei fazê-lo... se puderem ajudar, agradecia que tou um cadito em cima do tempo...
Por exemplo, para calcular a média de qualquer coisa, em vez de fazeres assim:
Código:
Ler n_elementos;
Se n_elementos <= 0
  Escrever "impossível calcular a média (número de elementos inválido)";
Senão
  Ler soma;
  média = soma/n_elementos;
  Escrever "Média: " & média;
faz assim, confiando que o número de elementos será sempre maior que 0:
Código:
Ler n_elementos;
Ler soma;
média = soma/n_elementos;
Escrever "Média: " & média
O que é que isto tem de difícil? Só torna mais fácil...

Se quiseres, faz a contar com as excepções, até podes ter melhor nota por causa disso...
 
Última edição:
tipo, ja consegui xD
o meu pro n era isuh, era msm a leitura dos ficheiros, ams ja percebih o erro tinha d ser

public static void main(String[] args) throws IOException {

System.out.print("Introduza o nome de ficheiro: ");
BufferedReader f_in = new BufferedReader(new FileReader(scanner.next()));

String s;
int line = 0;
StringBuilder[] fileLines = new StringBuilder[1000];
while ( ( s = f_in.readLine()) != null) {
StringBuilder sb = new StringBuilder(s);
fileLines[line++] = sb ;
}
f_in.close();
}

e dava m smp erro pk m eskeci d por o throws IOException
mas tanks na msm ^^
 
Já agora, podes usar uma Collection (LinkedList, por exemplo), em vez de um vector de StringBuilders, pois é bastante mais simples de utilizar.
 
Back
Topo