Ajuda com GPS

ccmr

Membro
Preciso de ajuda, que sou geograficamente limitada.

Tenho um tomtom start europa do qual gosto muito, mas os mapas novos já não cabem e o pequenito não tem ranhura SD.

Andei a ver tomtom e garmin e estou muito confundida. Na garmin não consigo ver especificamente que mapas tem cada versão e em relação ao tomtom encontro informação conflituosa sobre quais os que têm ranhura para cartões SD. Fui a uma loja e a resposta do vendedor foi que todos eles têm mapas actuais e não vou precisar de actualizar, ao que eu respondi: portanto compro um tomtom novo todos os anos porque os mapas novos não cabem? Quando comprei o start nem pude usar a garantia de mapa mais recente porque mesmo não tinha espaço, e não vou parar em meio de nenhures para passar 2 horas a instalar mapas em blocos.

Preciso de mapas detalhados de portugal, espanha, frança, suiça e itália (em suma, a europa), e não sei se tenho coragem de me meter à estrada para longe com mapas antigos.

Tenho a cabeça em água.

Por favor ajudem que a esta altura do campeonato já nem sei que faça.
 
Em relação ao teu TomTom podes tentar aliviar a memória do dispositivo apagando todos os dados (texto/som) linguísticos que não te interessam. Mas aviso-te que para os mapas que citaste precisas de aproximadamente 900MB (baseado num Garmin).

Em relação aos Garmin podes ver no site oficialque mapas trazem . Vai à área "Comprar" escolhe um modelo e na aba "Na Caixa" ou na aba "Versões" podes ver que mapas vêm incluídos (Exemplo: Nuvi 1440). Se adquirires o GPS numa loja eles informam-te.

Em relação aos TomTom tens aqui uma tabela com os modelos com/sem cartão de memória: http://uk.support.tomtom.com/app/an.../~/choosing-a-memory-card-for-additional-maps

Recomendo-te, caso compres um gps novo a adquirir um com memória externa uma vez que a quantidade de informação nos mapas tem tendência a aumentar e não diminuir. Em relação aos modelos actuais da TomTom não te posso ajudar mas em relação aos da Garmin posso afirmar que têm todos memória externa.

Outra coisa que deves ter em conta é o tipo de mapas que cada um utiliza. Os Garmin usam mapas Navteq enquanto que os TomTom usam TeleAtlas. A primeira é uma empresa dos EUA enquanto que a segunda é europeia. Os utilizadores mais experientes e que usam ambos os sistema dizem que os mapas Navteq têm geralmente mais informação e são mais precisos que os TeleAtlas, mesmo na Europa. Pessoalmente posso dizer que a TeleAtlas não encontra a minha rua, nem pelo nome, nem por codigo postal. Faz o teste:

TeleAtlas: http://mapinsight.teleatlas.com/mapfeedback/index.php

Navteq: http://www.navteq.com/

Em relação aos Garmin tens aqui o catálogo dos modelos de 2012: http://www8.garmin.com/move/lineup.html

Dos TomTom não posso dizer nada porque nunca utilizei nenhum. No entanto, em relação aos Garmin posso dizer que são muito práticos/minimalistas, intuitivos (não precisas de manual) e fiáveis.
 
Última edição:
Back
Topo