Ajuda com instalação do Win Xp - urgente

Feiticeiro

Power Member
Bem é assim:
Eu tenho instalado no portatil o Windows Xp em Português. E quero "limpar" o disco e instalar o Windows Xp em inglês.
O portatil tem a drive de disquetes e o cdrw externos (não tem cdrom).
Ambos estão ligados por usb, embora o cdw seja usb 2.0.
Como já tenho o Windows instalado, tudo fuciona bem.
Mas como pretendo instalar o Win Xp em inglês, se eu formatar o disco tenho um problema: quando arranco o portatil pela disquete de arranque, ele não detecta o cdrw, nem na placa pcmcia (para funcionar em usb 2.0 é preciso ter uma placa dessas) nem em usb 1.0. Apenas detecta a drive de disquetes. Se formato não consigo instalar o Windows pelo cdrw. Tentei o boot pelo cdrw e não deu, não fez nada (não sei porque).
Agora posso tentar o seguinte:
Posso copiar o directório I386 do cd do Windows xp para o disco, e depois apagar todos os directórios, excepto o I386. Depois reinicio o sistema pela disquete e arranque e vou ao directório I386 e instalo o Windows Xp por aí.

Mas será que assim funciona? Ouvi dizer que sim, mas nunca fiz isso.
Se isso funcionar, qual é o ficheiro que se deve executar do directório I386 para instalar o S.O.?

Se souberem uma melhor forma de fazer isso, para além desta (se funcionar), digam-me sff.
O ideal seria formatar e depois instalar tudo de raiz, mas não estou a ver como pois não chego à drive do cdrw pela boot disk.

Thanks pela ajuda ppl.
 
Com a instalação que tens, mete lá o CD do WinXP Pro e procura um executável tipo makeboot.exe. Esse executável pede-te disquetes formatadas com as quais vais arrancar o nb para a nova instalação.
Nota: não precisas de formatar o disco antes, visto que o podes fazer durante o programa de instalação do XP.
Quando estiveres a arrancar com as disquetes, há-de aparecer-te uma frase tipo "Press F6 to load 3rd party ..." .
Pressiona F6 e aguarda que ele te peça as disquetes com os drivers do CD externo. Convém tê-las à mão antes de começares o processo de instalação.
O programa de configuração irá procurar o CD do XisPas nesse CD-ROM externo...
 
Não percebi o seguinte:
Onde devo ter o cdrw ligado? à porta usb 1.0 ou à porta pcmcia com usb 2.0? Ou tanto faz?

"O programa de configuração irá procurar o CD do XisPas nesse CD-ROM externo..."

O CD do XisPas em que cd? No do Windows Xp? O Que é o XisPas?

Thanks....

Já tentei a uns tempos instalar num pc o Windows 2000 dessa forma e não deu, vamos lá ver se dá agora com o Xp...
 
Epá, desculpa lá se não me fiz entender...
Bem ,seguindo a tua ordem:

* Liga o CD-ROM à porta USB do portátil
* Tens que por o CD do sistem Operativo que queres instalar no CD-ROM que ligaste à porta USB
* O CD WIN XP Inglês, no CD-ROM externo. XisPas é o nome daquilo que vais instalar (vê as maiusculas), e faz isso mesmo, XisPas...
 
Tanto a drive do cdrw como da disquete são usb.
A drive do cdrw está ligada ao interface que acompanha o portatil, isto é, esta ligado à porta usb que se encontra (não sei bem o nome) nuna cena que se liga ao portatil, é uma expansão com várias portas, desde serial, à tv-out, usb, audio out, etc...não tem problema?
Aquilo só tem o cdrw, não tem cdrom.

Dissestes que quando se carrega no F6, irá ser pedido as disquetes com os drivers do cdrom (não tem cdrom só mesmo cdrw como já tinha dito), mas o cdrw é Atapi e não tem disquete nenhuma com os drivers do cdrw, nada mesmo. Como faço em relação a essa parte?

Thanks + 1 x.
 
Pelo menos com o cdrw não vieram os drivers.

A marca é Plextor. E aquele novo usb 2.0 que grava a 40 x (grande bomba!! :D )

Só lá tem o Plextor Tools e o Nero.
 
Desculpa mas não percebi o que é isso.
"Pockey USB 2.0"? É um Plextor, e não um Pockey...espero não estar a dizer m*z*d*

Estive a ver no site da Microsoft, e eles lá dizem que para instalar o Xp Profissional de raiz pelas boot disks (6 disquetes e não 4), essas disquetes irão reconhecer o cdrom (embora seja um cdrw externo usb, não sei se irá nesse caso), mas eu vou tentar.

E a Toshiba tem uma disquete de arranque também, que acompanha o portatil, para fazer um recover do sistema, vou tentar colocar essa disquete para ver o que aparece.

No site da Toshiba diz o seguinte:

"CD/DVD/CDRW-ROM drives, which are bundled with CardBus PC-Cards, need a special bootdisk due to the fact that the BIOS can only boot direct from 16Bit PC-Cards.
Therefore, if you try to reinstall the operating system (Windows 2000/Windows XP) with the bundled Recovery CD’s, you may not be able to recover the system successfully when booting from CD with a CardBus PC-Cards.
Toshiba has created this special bootdisk ..."

Ao que parece, por essas diquetes dá para ir ao cdrom, e penso que ao cdrw, embora seja para instalar um novo sistema operativo e não para o recuperar.
Vamos ver...

Outra solução de deram-me num suporte técnico, é retirarem o disco e instarem o sistema operativo e depois voltar a colocar o disco. nunca abri um portatil e não sei se dá para o ligar ao pc.

Grande salada...
 
Back
Topo