1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda com Leitor/Gravador de DVD's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por koener22, 17 de Janeiro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 767)

1. koener22

koener22 Power Member

O meu PC é um hp pavilion t480.ptcom dois leitores de DVD e desde que o formatei devido a inúmeros problemas ele já não me consegue gravar dvd's, como eu não faço ideia do que se passa com isto deixo aqui info:

a minha drive é uma Ricoh DVD+RW MP5240A

desde que fui ao site da ricoh sacar as drives, o meu pc já nao reconhece o Leitor e quando peço para ejectar ele ejecta o leitor de baixo (o que não funciona é o de cima).
    Por favor ajudem-me e guiem-me pelo processo porque não sei o que faço sem o meu gravador de cd's/DVD's

2. cuto

cuto What is folding?

Antes de mais vai aqui e vê se tens lá a solução: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?product=395625&lc=en&cc=pt&dlc=pt&lang=pt&cc=pt

Tens que sistema operativo? Se estás a instalar o xp com sp2 tens um link na pagina acima. De resto se estás com o XP não precisas das drivers da ricoh, o que deves ter sacado foi o firmware e se assim foi podes ter flashado mal a drive. Aqui http://www.ricoh.com/drive/asia/support/download/mp5240a/ tens o firmware para essa drive, de resto não flashes a drive sem 1º ler atentamente as instruções. Um flash errado pode não ter recuperação (a maior parte das vezes tem). Concluindo: explica o que fizeste, se sacaste o firmware ou não, uma vez que drivers e firmware não é a mm coisa e a resposta tem de ser diferente consoante os casos. Cá para mim, flashaste mal a drive...mas é um palpite.

3. koener22

koener22 Power Member

Eu não sou entendido em pc's mas pelo que me explicaste axo que flashei mal drive. Fui ao mesmo sitio do teu 2º link e corri esse programa, mas agora, ao corre-lo de novo ele já não me reconhece a drive!!! Fui ao site do 1º link mas não sei o k sacar ou sequer o k fazer, por favor tenta ajudarme, ou se não der pa arranjar, bem, podes dize-lo!

P.S.: Obrigado pela atenção!

4. cuto

cuto What is folding?

Ok: tenta isto, instala 1º um programa de gravção de cd\dvd (Nero p.ex.) saca o firmware aqui http://www.ricoh.com/drive/asia/support/download/mp5240a/ relê as intruçoes da página e sobretudo lê as F.AQ., finalmente, flasha novamente a drive. Se a memória da drive não tiver sido danificada, em princípio tudo ficará ok. Diz qq coisa depois.

5. koener22

koener22 Power Member

Eu já tenho o nero e segundo o que está ali não vou poder flashar de novo porque de acordo com a imagem na descrição:

"Target Drive", red circle below, shows the model number of your drive.
    "Source File", blue circle below, shows the model number of the firmware downloaded.
    If the internal name differs, such as "RICOH DVD+RW MP5240A," the RFlash program cannot upgrade the firmware.

"RICOH DVD+RW MP5240A," acab por ser minha drive...e agora?

6. cuto

cuto What is folding?

Esse é apenas um exemplo...e mal feito, pois o firmware da página é mm para a MP5240A, usa o Rflash e confirma tu se os campos e descrição são iguais. Se não forem não flasha. Se aparecer RICOH DVD+RW MP5240A em ambos os campos flasha. De resto está confirmado que o XP reconhece a tua drive (está na FAQ).

Vê aqui http://www.ricoh.com/drive/asia/support/download/how_win.html

Última edição: 18 de Janeiro de 2007
  7. koener22

koener22 Power Member

Bem, o que me aparece é isto:

se houver alguma maneira de eu te mostrar o que está a acontecer no pc, do genero dxdiag, diz ou pede que eu faço printscreen! Muito obrigado pela ajuda!

8. cuto

cuto What is folding?

Bem, parece que não és o único com esse problema. http://forum.cdfreaks.com/showthread.php?t=109116#post1656767

Aqui podes ver alguém com o mm prob que tu, parece que o firmware descreve o modelo A e não é para esse modelo. A solução postada nesse link é tentar flashar com o o firmware do modelo OEM o RW-5240A. Tenta esse, pois os firms OEM às vezes são bem melhores. Se nada resultar (vejo que nem o Rflash detecta a drive correctamente), o firmware para a versão OEM (o hardware é igualzinho) não está no site da ricoh, mas podes encontrar aqui http://drivers.softpedia.com/get/FIRMWARE/Ricoh/Ricoh-RW5240A-firmware-114.shtml, manda um mail para a ricoh, embora pense que os tipos te vão mandar falar com a HP...

9. koener22

koener22 Power Member

Não sei se isto te ajuda mas esse update deu-me exactamente o mesmo "erro" que o anterior

..não sei se te ajuda a ajudar-me mas pronto, eu tentei, achas que tem arranjo possivel?

10. luikki

luikki Power Member

se fizeres scrool na target device e/ou na source file o que te aparece?

11. koener22

koener22 Power Member

ok...como expliquei acima não sou muito dado a informática...explica isso melhor sff! (como fazelo se te ajudar a esclarecer o problema)

12. luikki

luikki Power Member

se clicares nas setas que aparecem à frente de target device, não surge outro dispositivo?

13. koener22

koener22 Power Member

Não, esse é que é o problema

14. luikki

luikki Power Member

desinstá-la o gravador no gestor de dispositivos.....reinicia e vê se é reconhecido, primeiro na bios e depois no win....

15. koener22

koener22 Power Member

És capaz de fazer um mapa que um pseudo leigo como eu consiga seguir e depois fazer um relatório...e mexer na bios não é problemático?

16. luikki

luikki Power Member

não tens que "mexer" na bios...
    só precisas de ir ver se o gravador é, ou não, reconhecido....

17. koener22

koener22 Power Member

18. luikki

luikki Power Member

qual foi a parte que não percebeste?
    se é muito complicado veres isso na bios, vê se o gravador, depois de desinstalado é reconhecido pelo win....

Partilhar esta Página