1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Ajuda com NTFS e migração para Linux

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Meqif, 31 de Janeiro de 2004. (Respostas: 35; Visualizações: 1542)

1. Meqif

Meqif Power Member

Boas!

Pretendo largar (se possível por completo) o Windows e usar a tempo inteiro o Linux na minha máquina.

Quanto aos programas que julgo não terem versão correspondente ou clone para Linux e que para mim são essenciais (DVD Shrink e alguns jogos que estimo muito :D ) pensei em usar o wine/wineX ou VMware, conforme o caso; portanto, este ponto está mais ou menos assente.

O que me levou a abrir esta thread é o seguinte:
    O meu disco está (por enquanto) com três partições: uma para o Windows, programas e espaço livre temporário para os backups de dvd's :D - 16GB; outra com 10GB que apenas tem algumas isos de linux e jogos (que são meus, estão montados como drives virtuais), mas posso apagar esta partição se houver necessidade; finalmente, uma com cerca de 51GB quase cheia, com anime, trabalhos e todas as coisas que costumo instalar num Windows limpo (drivers, Winamp, Nero, etc). A partição mais importante é, portanto, esta última, de 51GB.
    O problema é que todas as partições estão em NTFS :confused: e quero preservar os dados que tenho (pelo menos da 3ª partição) e, obviamente, tê-los disponíveis no Linux. Eu sei que a leitura e a escrita no ntfs são possíveis, mas também sei que a escrita é perigosa e leva à perda de dados :'(

Gostava de saber o que me aconselham. Sei que poderia converter as partições para FAT32 mas tenho as partições a usar a compressão do NTFS (bad move, I know, vai dar dores de cabeça) e penso que acima de um certo tamanho, o FAT32 usa um cluster size horrível.

Abraços!

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

- Converter para fat32
    - Usar vmware ou ViartualPC em cima de windows (assim não largas o windows.....)
    - Dual boot (mandas uma das partições ao ar e ficas com leitura das outras partições em Ntfs)
    Só não sei como é que o linux se dá com a compressão do Ntfs.

EDIT: Já agora, vi uma live distro com full read/write de Ntfs, já é seguro o write?

3. Meqif

Meqif Power Member

Obrigado pela resposta rápida Nemesis11 :)

Já suspeitava que alguém me ia dizer isto :P Provavelmente é o que farei, mas posso ter problemas com a conversão por causa da compressão, não? Tenho aqui o Partition Magic 8, achas que o devo usar para este fim?

Mas eu quero largar o Windows :P

Por experiência própria, a compressão na leitura não faz mossa :cool:
    Neste caso teria alguns problemas de falta de espaço. Também poderia ir passando o que tenho na 3ª partição para uma outra e ir alterando o tamanho de ambas (diminuir a 3ª e aumentar a nova) ou entao arranjava um disco e copiava os dados da 3ª partição para o disco, apagava a partição original, criava uma nova e voltava a passar os dados para lá, mas não tenho onde arranjar o disco :(

EDIT: Provavelmente a distro que viste foi o Knoppix ou semelhante, não? Já experimentei uma variante brasileira do Knoppix (o Kurumin) e a escrita ainda não é completamente segura... testei e desapareceram do mapa alguns files na raiz da partição >(

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

És capaz de ter problemas com a compressão, mas para jogar pelo seguro, pq não tiras a compreção à drive antes da conversão?
    PM8, é assim, eu uso (ou usei, pq agora nem por isso) e nunca tive problemas, mas se percorreres os foruns, vais ver pessoas que tiveram. Por isso não recomendo.
    O Convert penso que tb não funciona para Fat, por isso é melhor esperares que alguem aconselhe uma forma segura.

Só dei a hipotese do Vmware/VirtualPC, pq é o que uso.
    Claro que tb podes fazer o contrario. Ter Linux e um VM de windows (para matar as saudades :D)

eheh. Grande complicação. As soluções são boas, mas dão um bocado de trabalho.....:)

Sim, estava a ler sobre isso quando fiz aquele post.

http://www.distrowatch.com/table.php?distribution=insert

"INSERT provides full read-write support for NTFS-partitions using captive-ntfs."

Como acabei de ver, nem sei o que é o "captive-ntfs". Tb para mim não é muito importante, mas tenho que ver se é seguro ou não.

5. Meqif

Meqif Power Member

1
    Certo, é o que eu pensava. Também li algumas queixas variadas há uns tempos, daí a pergunta.

2
    Yup, se vires o início do 1º post vês que disse algo assim :P VMware para linux para os progs insubstituíveis :D

3
    É mesmo uma grande complicação... só mesmo em último caso...

4
    Interessante... o driver que se usava para isso não era esse... look what I found:

"Captive provides full free read/write access to NTFS disk drives in the WINE way by using the original Microsoft Windows ntfs.sys driver. It emulates the required subsystems of the Microsoft Windows kernel by reusing one of the original ntoskrnl.exe, ReactOS parts, or this project's own reimplementations on a case by case basis. Involvement of the original driver files was chosen to achieve the best and unprecedented filesystem compatibility and safety."

Fonte: http://www.linux.org/apps/AppId_8727.html

Portanto é capaz de ser bastante seguro :) Vou ver se encontro reports sobre o uso disso :D

Obrigado pela ajuda que tens dado :)

EDIT: Site oficial http://www.jankratochvil.net/project/captive/ e testemonials http://www.osnews.com/comment.php?news_id=5299

6. kanguru

kanguru [email protected] Member

nao li mt bem, mas keres por linux e o windows instalado no vmware ? é pq o vmware nao tem acelaraçao 3d, portanto nao da pa jogar... pelo menos as versoes que ja usei eram assim.

quanto a ler e escrever no ntfs se usares a versao 2.6.x do kernel podes ler e eskrever sem probs no ntfs. (penso que tem alguns probs mas pelo menos o risco de perder dados ja não existe)

7. Meqif

Meqif Power Member

É mais ou menos isso, o Windows instalado no VMware serviria apenas para as aplicações que o wine não corre, para os jogos usaria o WineX.

Não sabia que o suporte built-in no kernel já não estava no estado "Não suportado e perigoso" 8o Obrigado pela informação :)

Enfim, vou ver se pesquiso o feedback de ambas as possíveis soluções para ainda usar o NTFS: a do novo kernel e a do driver baseado no utilizado pelo Windows :cool:

8. Meqif

Meqif Power Member

Acerca do suporte para ntfs do novo kernel encontrei isto:

"mangancha writes

¿Sabe alguien si el soporte de escritura en NTFS que viene con el kernel 2.6.0-test7 es seguro? ¿Puedo comenzar a montar mi partición parásita de WinXP como read/write?

Esto es lo que dice la documentación del kernel:

To mount an NTFS 1.2/3.x (Windows NT4/2000/XP/2003) volume, use the file system type 'ntfs'. The driver currently supports read-only mode (with no fault-tolerance, encryption or journalling) and very limited, but safe, write support.

Pero en el sitio de sourceforge dice esto:

There are two drivers, currently. The original driver, in 2.4 has some write code in it, but it is extremely dangerous to use it. The possibility of destroying your filesystem is very high.

The new driver, introduced in 2.5.11, has some write code, but it's very limited. The driver can overwrite existing files, but it cannot change the length, add new or delete existing files. "

http://www.cofradia.org/modules.php?name=News&file=article&sid=6383

Tenho de ver o feedback de ppl que _realmente_ usou o novo driver e não teve medo :p

9. kanguru

pois olha experimentei agora e na consegui eskrever na partiçao do windows :/
    so deu pa ler e tenho a partiçao "montada" com "rw", e tenho a opçao de escrita activada no kernel.

10. Meqif

Meqif Power Member

Provavelmente porque "The new driver, introduced in 2.5.11, has some write code, but it's very limited. The driver can overwrite existing files, but it cannot change the length, add new or delete existing files."

Não há crise, quando chegar o router/modem (Zoom X5), posso finalmente testar o driver "Captive", que pelo que tenho visto é bastante bom :) Só não instalei já o Debian porque tenho um modem usb que não é reconhecido no linux :puke:

Se o captive não bombar bem, tento converter a partição com o Partition Magic 8 ou cravo um disco e faço as malukices k disse em cima xP

11. kanguru

tens certeza que não é reconhecido? procura bem isso :) por acaso eu nunca tive probs com incompatiblidades com hardware no linux, até o wireless la me desenrraskei com um prog que usa uns drivers do windows pa ter rede :)

quanto ao ntfs, ya é esse o prob ja tinha lido mas nao me lembrava... ou seja escreve mas é inutil :P boa sort com esses drivers se bulir diz kkr koisa :)

12. Meqif

Meqif Power Member

Certeza absoluta, não existem drivers para o Octal A360 :P No Google encontrava muito ppl a pedir drivers linux para este modem mas não se arranja nada :( Descobri algo giro sobre ele: Made In Israel :-D

Obrigado pelos votos de boa sorte :) Podes crer que conto como correu.

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Não tentem sequer escrever em NTFS... não é seguro por mais que digam.

Mesmo a escrita e leitura em FAT32 só há 2 ou 3 anos é que ficou minimamente fiável (alguém se lembra dos desastres dos 2.4.11 e 2.4.13 ...?).

Quanto ao modem USB, não se que Google usaste, mas o que precisas está aqui: http://cepheus.ods.org/octal_a360_linux.html

É muito complicado algum dispositivo de grande consumo não funcionar em Linux.

14. kanguru

realment ha sempre alguem ke ja precisou do hardware e ke se deu ao trabalho de fazer os drivers eheh :)

15. Meqif

Meqif Power Member

Bolas... :( Então que sugeres que faça?

8o Esse documento sobre o meu modem é recente... "HOWTO - Sapo-ADSL com OCTAL A360 em Linux
    update - 15/01/2004"
    Quando fiz a pesquisa à coisa de uns 3-4 meses não havia mesmo nada Oo

Obrigadão :)

16. Tafinho

Tafinho Power Member

3 partições

1 em NTFS para trabalhares em windows, se precisares.
    1 em FAT32 para partilhares as coisas entre os 2 SOS
    Umas para o Linux.

17. Meqif

Meqif Power Member

Isso não resolve o problema principal: usar a partição de 51GB no Linux, que é o que pretendo.

Para terem uma ideia mais clara de como está o disco, aqui vai uma imagem:

O que vou fazer é apagar a 2ª partição (o E: ) e usar o espaço que fica para as partições do Linux. Em relação ao D: é que estou meio empancado e é aí que o driver captive ou a conversão para fat32 entram.

Obrigado por toda a ajuda até agora :)

18. Tafinho

Tafinho Power Member

Só podes ler.

E conversões NTSF - FAT32 com o Partition Magic é brincar com o fogo.

19. Meqif

Meqif Power Member

Tou lixado... então o que é que eu faço?
    Mesmo que eu possa aceder aos ficheiros para leitura, fico sem espaço em disco que preciso e que teria na outra partição (costumo pôr as coisas em dvd para libertar espaço). Só se eu fosse gravando as coisas para dvd, diminuindo o tamanho da partição e aumentando com o espaço dessa uma outra em fat32, mas isso é trabalhoso e os resizings são perigosos...

20. Tafinho

Tafinho Power Member

Backups em DVD.
    Formatas em FAT32
    Voltas a gravar para o disco.
    Pode ser trabalhoso mas é seguro.

Partilhar esta Página