Ajuda com NTFS e migração para Linux

Originally posted by Tafinho
Backups em DVD.
Formatas em FAT32
Voltas a gravar para o disco.
Pode ser trabalhoso mas é seguro.

Ou isso, ou arranjava um disco emprestado, copiava tudo para esse disco, formatava o meu em FAT32 e depois voltava a copiar do hdd emprestado para o meu. Custa menos dinheiro do que os dvds :D

Bem, parece que o assunto está resolvido... agora só falta é cravar um disco :D

Obrigado a todos pela ajuda :)
 
Originally posted by MeeTra
sim mas ao menos tens aí a informação sobre ele que ninguem te tinha dado até agora.

Como por exemplo...?
Esse foi o primeiro site que visitei quando o kanguru me falou sobre a melhoria do driver embutido no kernel :P E realmente não me ajudou muito =/

Mas penso que o assunto já pode ser tratado de modo "civilizado", o pc da minha irmã tem um disco de 40GB, basta-me ir metendo coisas em dvd até o que tenho somar menos que os míseros 35GB livres naquele disco... a partir daí basta ligar os pcs em rede (ou ligar o outro disco a este pc, mas não sei se o esforço compensa :P) e andar em trocas e baldrocas... :D
 
Pela minha experiência no SUSE podes copiar cenas de partiçoes em NTFS. No entanto eu sugeria o seguinte:
Arranjas o tal disco para meteres todos os dados.
Depois crias um sistema com dual boot com grub para teres os dois SO. XP e Linux.
Como o Grub arranca por definição no SUSE até te esqueces que tens o XP na máquina. Se quiseres alguma coisa do WIN quando estás em Linux vais buscar. A mim parece-me que esta é uma excelente solução.
Mas mudar para Linux de uma vez eu continuo sempre com alguma dificuldade.
Ainda hoje tentei instalar o SUSE no VMware comojá fiz n vezes, e aquilo ficou pendurado quando reiniciou. Porquê? Não faço a minima ideia. Vou reinstalar outra vez:confused:
Quanto ao suporte em Linux. Continua sem haver suporte para o controlar Promise da minha board por exemplo. Isso irrita um bocado. Suporte para a minha gráfica? Não há tb. Tenho para 9700 e 9800. Nada para 9700Pro.

Off-topic: Tafinho já me irrita a tua assinatura com tanto Gentoo a correr:D
 
Copiar _de_ partições ntfs é fácil, agora escrever nelas já é mais arriscado, e era o que eu pretendia :P

Neste momento tenho isto em dual boot, com o Debian (Kurumin) a arrancar por definição. O que me lixa é que aquela coisa não vinha com os compiladores instalados por defeito :rolleyes: por isso não posso compilar os drivers do meu actual modem, e ainda não chegou o router/modem (Zoom X5) que encomendei :confused:
Ah, aquilo tem uma coisa a que chamam "ícones mágicos", que são nem mais nem menos que 'scripts' para sacar uma determinada coisa sem trabalho nenhum. Um deles é um pack de compiladores que _deveriam_ vir de base, mas assim não me serve de nada, porque para sacar assim preciso de ligação à net e para ter net preciso dos compiladores :lol: Não há problema com isso, daqui a pouco deve chegar o Zoom.

Assim que puder faço isso mesmo do disco, tal como disse.

Quanto a isso do Suse pendurar no VMware, acho que já li por aí que há uma cena qualquer no Suse que o faz bloquear assim nalgumas máquinas, se calhar é isso que está a acontecer?

Sobre os drivers, a ATi não se tem esforçado muito sobre isso, infelizmente, ao contrário da Nvidia. E isso do Promise não sabia (não uso raid :p)
 
Originally posted by Meqif
Neste momento tenho isto em dual boot, com o Debian (Kurumin) a arrancar por definição. O que me lixa é que aquela coisa não vinha com os compiladores instalados por defeito :


apt-get gcc


Se não me engano...
 
Originally posted by Tafinho
apt-get gcc


Se não me engano...

Julgo que estás certo :) O problema é que para conseguir sacar o compilador, preciso de ligação à net. E para que preciso eu do compilador senão para compilar os drivers do modem? :P
 
recentemente estive numa situaçao parecida com a tua...

tinha o xp instalado e queria por dual boot com o suse 9.0

instalei o suse correu tudo na boa tah a funcar na perfeiçao (excepto o mozilla que dps de abrir quando quero escrever demora uma eternidade ate aparecer alguma coisa, mas so no arranke, dps funca na boa)... soh que o meu problema foi o seguinte... no menu de arranque quando queria iniciar o windows aparece "filesystem type unknown... blabla"... resumindo tou soh a correr linux... caguei pro windows, comecei ah procura das cenas que usava em windows para linux (msn, newsgroups, bt, kazaa, etc...) encontrei TUDO... amsn, pan newsreader, azureus, e um guia para por o kazaa a correr em linux

soh o k me lixa eh k tenho 545gb formatados em NTFS e puff.. o k fiz foi por o espaço livre que tinha nas partiçoes todas em espaço nao particionado e converter para linux

e prontos... windows not needed no more :P

ps: tafinho... se souberes do k eh o problema do mozilla diz ***** coisa sff ;)
 
Originally posted by |[-BooT-]|
soh o k me lixa eh k tenho 545gb formatados em NTFS e puff.. o k fiz foi por o espaço livre que tinha nas partiçoes todas em espaço nao particionado e converter para linux

e prontos... windows not needed no more :P

Mas depois não ficaste com várias partições espalhadas pelo disco? :p
Isso assim parece-me um coto mais trabalhoso do que a solução que arranjei, mas é algo a considerar... O grande problema desse método é que supõe que há bastante espaço livre, que é algo que não tenho... se tivesse, em vez de copiar de um disco para outro era para outra partição :p

Obrigado pela sugestão :)
 
Originally posted by 3n0k
545gb!? ****SE! :eek:

lol

Originally posted by Tafinho
A máquina mais fraca que testei o mozilla era um [email protected] e nunca me fez isso.

Tás em que PC?

Tenta sacar a versão mais recentes que têm saído BASTANTE optimizadas.

tou com um amd 2600+... o k acontece eh tipo um crash temporario... vou seguir o teu conselho e sacar uma nova versao ;)

por acaso ninguem tem prai uma serial para a ultima versao do vmware para linux ? :P
 
Originally posted by |[-BooT-]|
lol



tou com um amd 2600+... o k acontece eh tipo um crash temporario... vou seguir o teu conselho e sacar uma nova versao ;)

por acaso ninguem tem prai uma serial para a ultima versao do vmware para linux ? :P

PM send. Liga só à segunda:D
 
Back
Topo