Ajuda com PC novo que não arranca

IceTapanho

Power Member
Ola,
Comprei peças pa um PC novo: CPU P4 2.8, MB Asus P4C800, e 512Mb de RAM (DDR PC3200).
Montei os componentes (mais o resto dos IDEs que já tinha), e ao ligar o PC ele não chega sequer a ir à BIOS.
Ou seja, eu ligo-o, ele acende os leds de power e hdd, tudo como se fosse arrancar, mas só que não arranca. As ventoinhas ligam (CPU e Chassis), a luz verde de power da motherboard está ligada, mas a motherboard não avança para a BIOS. (o monitor fica com a luz verde a piscar. a luz nem chega a ficar fixa. ah, e o problema não é da placa grafica porque testei com 2 placas graficas diferentes que sei que estão boas e deu smp o mesmo problema)
Mas, ontem á noite, depois de vários reboots manuais, ele lá arrancou uma vez, mas deu 2 apitos, que no manual da motherboard refere que é um "parity error". Alguém sabe o que pode estar a causar isto?
A única coisa que me ocorre que possa estar a causar isto é erro da RAM, mas não sei se a RAM estando com problemas seja possível o PC não arrancar.

Obrigado pela ajuda possível
 
Atenção, que os "apitos" dessa board não são os erros, mas sim o número de dispositivos USB a ela ligados... (já enganou muita gente ... :D )...

Tenta fazer reset à BIOS ...
 
Hmm, mas eu quando liguei o PC não tinha nada de periféricos USB ligados a ele. Só tinha mesmo o teclado, rato e monitor. Tens a certeza que isso dos apitos n pode ser o tal "parity error" que vem no manual da MB?

E será que fazer um reset à BIOS a uma motherboard nova adianta alguma coisa?
 
Bem, fiz uns avanços...mas não para muito melhor.

Tinha a dimm metida na socket A1 e resolvi meter na socket B1, e o PC lá começou a arrancar (ou seja, penso q a board não deve estar boa, mas ainda vou esperar até ter as 2 dimms para ver se há mesmo problema aí).

Mas agora quando está a ligar, fica imenso tempo (aí uns 30 ou 40 segundos) a dizer "Checking NVRAM", mas passado esse tempão lá avança.
No entanto, o gajo encrava em várias situações.
Houve uma vez que tentei aceder ao setup da BIOS, e ele mal abriu a 1ª pag encravou (nem a hora andava, bloqueou completamente).
Depois quando estava a formatar o disco para instalar o XP, o gajo bloqueou aos 55% de format.

Isto será problema de onde? Têm sugestões? Poderá ser do CPU?
Ainda poderia ser do disco, mas o facto de também encravar quando às vezes vou à BIOS é que acho esquesito :confused:

Alguma sugestão? Tks
 
olha...
a minha ideia pode parecer muito parva.. mas.. tenta isto

Pega numa ventoinha de verão poe no maximo apontada para a caixa mais propriamente para a ram.. e Liga o PC :)

Vê lá se isso dá resultado... lol

[[]]
 
O teu problema está nas memórias, ou na própria motherbord. mas eu estou mais inclinado para as memórias, pois como disseste ela no inicio não arrancou e depois de teres mexido nas mesmas arrancou e apitou. Não querendo isso dizer que são das memórias. Experimenta correr um memtest. Ajuda muito . Confere tambem os encaixes das mesmas assim como os da placa gráfica não vá tar a fazer mau contacto.

Cumps.
 
Quando se monta uma board nova deve-se sempre fazer reset da Bios, se estiver tudo bem montado faz um reset que isso funciona logo :)
 
verifica se tens o tipo de memória indicada para a tua board. Se é uma memória non-parity num sistema parity. Verifica se na bios tem alguma opção ECC/Parity Check Activada.

Tenta ver se dá o endereço onde ocorre o erro Parity, algo como :

Parity error at address 0xNNNNNNNN

converte o valor hexadecimal "0xNNNNNNNN" para decimal para verificar em que parte da memória ocorre o erro. Por exemplo 0x0120d793 corresponde o erro entre os 18MB e os 19MB na memória ( deve ser o primeiro módulo ).
 
Última edição:
Oi.
Obrigado a todos.
O problema era mesmo da RAM, foi substituida e já está porreiro.
No entanto só uma cena acho estranho...

Quando arranca, fica um bocado de tempo (aí 20 ou 30 segundos) a dizer "Checking NVRAM...".
Alguém que tenha uma P4C800 (ou não) me sabe dizer o que é isto, porque será que demora tanto, e já agora se é normal?

Mais uma vez agradecido pela vossa ajuda
 
Back
Topo