1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Dúvidas Ajuda com remodelação de rede

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por KiKo_200, 17 de Outubro de 2020. (Respostas: 0; Visualizações: 133)

1. KiKo_200

KiKo_200 Power Member

Boa tarde a todos!
    No fim do mês eu vou trocar de operadora, estou agora na NOWO e vou para a Vodafone, e eu estava a pensar em alterar a minha infraestrutura de rede aqui em casa.
    A minha instalação está da seguinte forma:
    Uma tomada onde é ligado o cabo da NOWO, onde dessa tomada sai um mini cabo para um "splitter" (não sei se este é o nome correto mas é algo onde tem um in e dois out's) para onde sai para a BOX e para o Router, de seguida sai um cabo dessa tomada para onde vai para uma segunda tomada para uma TV e segue outro cabo para outra tomada de onde sai também para outra TV.

E tenho um cabo de rede que fica a passear pelo rodapé e por uns furos na parede até à terceira TV.

O meu objetivo é refazer isto tudo! As tomadas estão muito antigas (muito mesmo, eu não consigo tirar sequer o cabo daquela terceira tomada) e aquele cabo a passear pelas paredes é horrível e visto que eu vou mudar de operadora para uma tecnologia bastante diferente e que eu em breve queria pintar a casa, queria aproveitar para tirar aquele cabo e passar por dentro das tomadas da TV.

Bom, na ultima tomada eu já sei o que fazer, eu quero apenas uma saída de TV e uma saída do cabo de rede. Eu estive a pesquisar um pouco e encontrei esta tomada:

Depois na segunda tomada eu estava a pensar em colocar um cabo de rede também, eu neste momento não necessito, mas como eu não me quero chatear com algo deste tipo nos anos mais chegados eu queria já colocar preparado na evidencia de ser necessário lá ligar algo, seja uma BOX ou algo do género. Só que eu suspeito que não passem 2 cabos naqueles "tubos" (mais uma vez não sei o nome especifico, mas refiro-me aqueles tubos ou canos onde o cabo passa) então eu pensei em colocar algo deste género:

Por enquanto eu colocava um pequeno cabo apenas a ligar as duas entradas, mas como disse, no futuro eu colocaria um pequeno switch para ter rede naquele quarto.

Na primeira tomada eu pensei também na mesma situação, só que seria nesta tomada onde entraria a fibra, pois eu não tenho nenhum quadro ATI nem algo do género. Então eu pensei nisto:

A fibra entrava por ali, eu ligava o coaxial ali para ir para as outras tomadas e o cabo de rede ficaria ali ligado também. Depois sairia a fibra para o router e do router eu colocava um cabo de rede para ligar aquela entrada e um coaxial para ligar o RF.

O problema é que eu não sei se dá para usar aquela tomada assim para a fibra ou se sequer eles costumam instalar assim e se eu não teria que ligar o RF por dentro da tomada, ou seja, o objetivo seria ligar o cabo que sai do router mesmo na tomada, não ligar como é ligado agora ou nas outras tomadas, ligar mesmo na saída (pode ser parvo, mas eu acho que já vi algo do género por ai).
    E também outra situação, eu a ultima vez que eu fiz obras para trocar a cablagem da fibra foi à uns 17 anos, recomendam-me a trocar?
    E que cabo recomendam a usar? Atualmente tenho um cabo CAT5 e realmente não me queria chatear com isto os anos mais chegados, estava a pensar num CAT6 mas será que devo comprar com blindagem?

O que eu gostaria de fazer era algo deste tipo:

Podem ver que na primeira tomada eu mantenho o "splitter" para permanecer com RF na primeira TV, indo um cabo para a própria TV e outro para a tomada.

Desde já agradeço a vossa atenção!