Ajuda com router PLZ!

Lasac

OC Legend
Boas.

Comprei um router hoje para partilhar a netvisão cá em casa.

Tenho 2 Pc's, o meu com o winxp e o do meu pai com win98se.

Até á data usava um crossover para fazer isso, mas a partilha de ficheiros entre winxp e win98se era uma desgraça, por vezes dava, outras vezes não dava, então decidi comprar o router.

Tava eu na Worten e vi este router (NTech LAN4504AX-S), o que me levou a comprar o router, para além da razão anterior, foi o facto de ler isto na caixa:

*Capacidade de ligação a um modem por Cabo, tipo NetCabo, NetVisão ou ADSL suportando endereço IP Estático ou Dinâmico, PPPoE e PPTP Client
*Possui 1 Porta WAN (RJ45) 10/100 M para ligar o modem por Cabo ou ADSL para aceder á Internet
*Suporta DNS Dinâmico e DHCP Server/Client
*Comtempla a função NAT. Permite vários PC's partilhar uma única ligação á Internet resultando numa grande economia nos custos
*A função NAT Firewall protege os PC's da sua rede de possíveis intrusos acederem à sua LAN através da Internet
*O Firewall inclui: - IPSec, L2TP e PPTP - Prevenção contra Ataques de Hacker - Block Hacker Scan - DMZ Host
*Gestão efectuada através do seu Browser com configuração fácil e possibilidade de Upgrade ao firmware
*Suporta aplicações especiais incluindo jogos On-Line (AOE, CS entre outros), Netmeeting, MSN Messenger, VoIP, etc
*Possui incorporado SWITCH com 4 Portas (RJ-45) 10/100 Mbps para ligar os seus PC's em rede
*Compatível com Standard IEEE 802.3, IEEE 802.3u e IEEE 802.3x
*Disponibiliza Virtual Server para acesso remoto
*Disponibiliza tabela de privilégios para restringir o acesso á Internet. A restrição pode ser feita através do endereço IP ou por Portas

Após ler isto decidi comprar, já que permite jogar e diz lá que suporta netvisão ainda melhor.

Após ligar os cabos todos direitinhos e fazer reset tanto ao router como ao modem e esperar que ambos fixem a ligação, passei para a configuração do software conforme diz no manual.

Segui os passos todos sem ignorar nada, tudo certinho conforme explica no manual. (IP e DNS automático etc)

O programa de configuração do router é por Browser. Basta inroduzir o endereço dele (http://192.168.1.1/) no IE por exemplo, fazer o login com o username e pass que vem, que ele abre o configurador.

O problema é que não consigo ligar-me ao router nem no xp nem no 98se. Introduzo o endereço no IE (http://192.168.1.1/) após configurar tudo como diz no manual, mas diz que não consegue abrir a página >(

Na barra de tarefas tenho lá o icon da ligação e diz que está ligada, tem o IP que o router dá, e na actividade só envia pacotes de dados, recebido está sempre a 0.

Já experimentei cabos Cat-5 UTP e STP, o problema parece não vir daí...

Para configurar o win98se fiz o seguinte:

1- Na janela de configuração escolhi o TCP/IP associado á minha placa de rede (TCP/IP -> Realtek RTL8139 Family PCI Fast Ethernet NIC) e entrei nas propriedades dela.

2- Em Endereço IP escolhi: "Obter automaticamente um endereço IP" tal como diz no manual.

3- Em Porta de Ligação introduzi o endereço do Router: 192.168.1.1 e introdizi os DNS do meu ISP (Netvisão) que são:
231.228.128.5
213.228.128.6

4- Em "Sistema anfitrião" do DNS não diz para escrever nada no manual, mas se não escrever nada dá sempre erro: "Para utilizar DNS, tem de especificar o nome do sistema anfitrião para o computador."
Escrevi "Netvisão" uma vez que o manual não fala nada sobre isto...

5- Cliquei "OK" nas 2 janelas e pediu para reiniciar, escolhi também "OK" e reiniciou o pc automáticamente.

Depois disto, diz no manual para ir ao IE e escrever o tal endereço do Router para configurálo. O problema é que faço isso e não dá, diz sempre que não consegue abrir a página web solicitada (bla bla bla)...

No XP:

1- Vou ás ligações de rede e escolho propriedades da placa de rede que está ligada ao router (única placa no pc).

2- Selecciono o TCP/IP (Portocol Internet) e clico em "Propriedades"

3- Clico em "Obter automáticamente um endereço IP" tal como diz no manual e também em "Obter automáticamente o endereço do servidor DNS".

4- Faço "OK" sucessivamente até regressar á janela das "Ligações de Rede".

5- De seguida escolho "Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica" e clico sempre em seguinte e escolho "Este computador liga á Internet atravéz de outro computador na minha rede ou através de um Gateway local" tal como consta no manual e escolho sempre seguinte até o assistente completar a configuração.

O passo seginte é configurar o router. Vou ao IE e escrevo 192.168.1.1 e uma vez mais não dá nada! "O Internet Explorer não conseguiu abrir a página web solicitada (bla bla bla)..."

Voltei ao ponto 3 e coloquei o DNS manualmente:
213.228.128.5
213.228.128.6

Corri o assitente de configuração de rede novamente.

Tentei uma vez mais configurar o Router, mas nada.

Já fiz de tudo (reset ao router, modem etc) e não consigo aceder ao raio da configuração do Router. >(

As luzes do Router mostram que está tudo bem ligado:
- Luz da Net ligado
- Luz do Power ligado
- Luz "DIAG" ligado
- Luz de actividade ligado nas portas 1 e 2 (1-meu pc e 2-pc do meu pai)
- Luz 10/100 ligado nas portas 1 e 2 (a confirmarem que os cabos estão bem ligados)

Não entendo isto...

Será que alguém me pode ajudar?



Obrigado desde já.

Cumps
 
Obrigado gnu!

Fui á Worten e troquei por outro. Já trabalha bem, agora não faço a mínima como se abrem as portas do router para o emule etc... :rolleyes:

O manual só ensina a configurar o router, mais nada... :(

Se alguém me souber explicar...

Uma vez mais obrigado.
 
Já trabalha o emule :)

Alguém me sabe dizer todas as portas que o emule usa?

Abri a porta 4662, pelo menos já tenho High ID, mas não se compara á que tinha sem router... :rolleyes:

EDIT: Alguém sabe de algum programa que permita ver as portas que cada programa usa?

É que tenho aqui alguns que não sei a porta (netants por exemplo) não diz nas opções nem nada...

Tenho o Norton Internet Security 2002, não sei se dá para ver isso...
 
Última edição:
tens montes de software para ver as portas abertas e fechadas.
agora para um software em específico não sei se funciona.
basta googlar um pouco e encontras montes deles. tenho aqui um cd cheio desses utils mas como não instalei não sei qual o melhor.
talvez o "port mapper".
mas faz como o ryumoreira disse.

see ya
 
OK

Afinal o netants trabalha...

O file que andava a sacar aos bocados é que foi apagado do servidor :rolleyes:

aconteçe... :lol:
 
Tirando alguns p2p (a mula por defeito é 4662 TCP e 4672 UDP, bit torrent não precisa) e alguns servidores que tenhas não precisas de abrir mais portas. :)
 
OK tnks!

BlueBird disse:
Tirando alguns p2p (a mula por defeito é 4662 TCP e 4672 UDP, bit torrent não precisa) e alguns servidores que tenhas não precisas de abrir mais portas. :)

Não sei como se configura a porta do TCP e UDP, nobice minha de certeza...

Isto tem esta tabela para configurar as portas, e tenho isto configurado assim:

attachment.php


O Ext. Port é a porta do TCP e o Int. Port é a porta do UDP, ou estou a dizer alta calinada?

O meu pc tem o IP 192.168.1.3 dado pelo Router. :)
 

Anexos

  • port_cfg.JPG
    port_cfg.JPG
    36 KB · Visualizações: 73
alta calinada :P

a ext port é a porta que vai ficar aberta no exterior (internet), a int port é a porta que o pc (neste caso o .3) tá a usar para esse serviço.

por ex, podes ter o emule configurado para a porta 4663 e defenires essa int port, mas se defenires que a ext port é a 4662 o ppl da net só vai ser que tas a usar a 4662 em vez da 4663

neste caso defines se é TCP ou UDP por aqueles vistos nos quadradinhos, para a 4662 deixa so o visto no TCP. Agora na linha abaixo mete a porta 4672 e deixa so o visto no UDP.


Abraços
 
se usares o msn messenger tb precisas de abrir uma porta, penso que a 1723.
na faq do messenger tem lá o que deves fazer. netmeeting tb tem portas que têm de ser abertas.
 
Back
Topo