1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda com router PLZ!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Lasac, 6 de Julho de 2004. (Respostas: 12; Visualizações: 1807)

1. Lasac

Lasac OC Legend

Boas.

Comprei um router hoje para partilhar a netvisão cá em casa.

Tenho 2 Pc's, o meu com o winxp e o do meu pai com win98se.

Até á data usava um crossover para fazer isso, mas a partilha de ficheiros entre winxp e win98se era uma desgraça, por vezes dava, outras vezes não dava, então decidi comprar o router.

Tava eu na ***** e vi este router (NTech LAN4504AX-S), o que me levou a comprar o router, para além da razão anterior, foi o facto de ler isto na caixa:

*Capacidade de ligação a um modem por Cabo, tipo NetCabo, NetVisão ou ADSL suportando endereço IP Estático ou Dinâmico, PPPoE e PPTP Client
    *Possui 1 Porta WAN (RJ45) 10/100 M para ligar o modem por Cabo ou ADSL para aceder á Internet
    *Suporta DNS Dinâmico e DHCP Server/Client
    *Comtempla a função NAT. Permite vários PC's partilhar uma única ligação á Internet resultando numa grande economia nos custos
    *A função NAT Firewall protege os PC's da sua rede de possíveis intrusos acederem à sua LAN através da Internet
    *O Firewall inclui: - IPSec, L2TP e PPTP - Prevenção contra Ataques de Hacker - Block Hacker Scan - DMZ Host
    *Gestão efectuada através do seu Browser com configuração fácil e possibilidade de Upgrade ao firmware
    *Suporta aplicações especiais incluindo jogos On-Line (AOE, CS entre outros), Netmeeting, MSN Messenger, VoIP, etc
    *Possui incorporado SWITCH com 4 Portas (RJ-45) 10/100 Mbps para ligar os seus PC's em rede
    *Compatível com Standard IEEE 802.3, IEEE 802.3u e IEEE 802.3x
    *Disponibiliza Virtual Server para acesso remoto
    *Disponibiliza tabela de privilégios para restringir o acesso á Internet. A restrição pode ser feita através do endereço IP ou por Portas

Após ler isto decidi comprar, já que permite jogar e diz lá que suporta netvisão ainda melhor.

Após ligar os cabos todos direitinhos e fazer reset tanto ao router como ao modem e esperar que ambos fixem a ligação, passei para a configuração do software conforme diz no manual.

Segui os passos todos sem ignorar nada, tudo certinho conforme explica no manual. (IP e DNS automático etc)

O programa de configuração do router é por Browser. Basta inroduzir o endereço dele (http://192.168.1.1/) no IE por exemplo, fazer o login com o username e pass que vem, que ele abre o configurador.

O problema é que não consigo ligar-me ao router nem no xp nem no 98se. Introduzo o endereço no IE (http://192.168.1.1/) após configurar tudo como diz no manual, mas diz que não consegue abrir a página >(

Na barra de tarefas tenho lá o icon da ligação e diz que está ligada, tem o IP que o router dá, e na actividade só envia pacotes de dados, recebido está sempre a 0.

Já experimentei cabos Cat-5 UTP e STP, o problema parece não vir daí...

Para configurar o win98se fiz o seguinte:

1- Na janela de configuração escolhi o TCP/IP associado á minha placa de rede (TCP/IP -> Realtek RTL8139 Family PCI Fast Ethernet NIC) e entrei nas propriedades dela.

2- Em Endereço IP escolhi: "Obter automaticamente um endereço IP" tal como diz no manual.

3- Em Porta de Ligação introduzi o endereço do Router: 192.168.1.1 e introdizi os DNS do meu ISP (Netvisão) que são:
    231.228.128.5
    213.228.128.6

4- Em "Sistema anfitrião" do DNS não diz para escrever nada no manual, mas se não escrever nada dá sempre erro: "Para utilizar DNS, tem de especificar o nome do sistema anfitrião para o computador."
    Escrevi "Netvisão" uma vez que o manual não fala nada sobre isto...

5- Cliquei "OK" nas 2 janelas e pediu para reiniciar, escolhi também "OK" e reiniciou o pc automáticamente.

Depois disto, diz no manual para ir ao IE e escrever o tal endereço do Router para configurálo. O problema é que faço isso e não dá, diz sempre que não consegue abrir a página web solicitada (bla bla bla)...

No XP:

1- Vou ás ligações de rede e escolho propriedades da placa de rede que está ligada ao router (única placa no pc).

2- Selecciono o TCP/IP (Portocol Internet) e clico em "Propriedades"

3- Clico em "Obter automáticamente um endereço IP" tal como diz no manual e também em "Obter automáticamente o endereço do servidor DNS".

4- Faço "OK" sucessivamente até regressar á janela das "Ligações de Rede".

5- De seguida escolho "Configurar uma rede de pequeno escritório ou doméstica" e clico sempre em seguinte e escolho "Este computador liga á Internet atravéz de outro computador na minha rede ou através de um Gateway local" tal como consta no manual e escolho sempre seguinte até o assistente completar a configuração.

O passo seginte é configurar o router. Vou ao IE e escrevo 192.168.1.1 e uma vez mais não dá nada! "O Internet Explorer não conseguiu abrir a página web solicitada (bla bla bla)..."

Voltei ao ponto 3 e coloquei o DNS manualmente:
    213.228.128.5
    213.228.128.6

Corri o assitente de configuração de rede novamente.

Tentei uma vez mais configurar o Router, mas nada.

Já fiz de tudo (reset ao router, modem etc) e não consigo aceder ao raio da configuração do Router. >(

As luzes do Router mostram que está tudo bem ligado:
    - Luz da Net ligado
    - Luz do Power ligado
    - Luz "DIAG" ligado
    - Luz de actividade ligado nas portas 1 e 2 (1-meu pc e 2-pc do meu pai)
    - Luz 10/100 ligado nas portas 1 e 2 (a confirmarem que os cabos estão bem ligados)

Não entendo isto...

Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já.

Cumps

2. gnu

gnu Power Member

router avariado ...

3. Lasac

Lasac OC Legend

Obrigado gnu!

Fui á ***** e troquei por outro. Já trabalha bem, agora não faço a mínima como se abrem as portas do router para o emule etc... :rolleyes:

O manual só ensina a configurar o router, mais nada... :(

Se alguém me souber explicar...

Uma vez mais obrigado.

4. Lasac

Lasac OC Legend

Já trabalha o emule :)

Alguém me sabe dizer todas as portas que o emule usa?

Abri a porta 4662, pelo menos já tenho High ID, mas não se compara á que tinha sem router... :rolleyes:

EDIT: Alguém sabe de algum programa que permita ver as portas que cada programa usa?

É que tenho aqui alguns que não sei a porta (netants por exemplo) não diz nas opções nem nada...

Tenho o Norton Internet Security 2002, não sei se dá para ver isso...

Última edição: 6 de Julho de 2004
  5. ruymoreira

ruymoreira Power Member

tenta as faq's do bowlfish ou as do emule. são as 4662 em udp e tcp

o netants só precisa das portas do IE.

6. hellaxe

hellaxe Power Member

tens montes de software para ver as portas abertas e fechadas.
    agora para um software em específico não sei se funciona.
    basta googlar um pouco e encontras montes deles. tenho aqui um cd cheio desses utils mas como não instalei não sei qual o melhor.
    talvez o "port mapper".
    mas faz como o ryumoreira disse.

see ya

7. Lasac

Lasac OC Legend

OK

Afinal o netants trabalha...

O file que andava a sacar aos bocados é que foi apagado do servidor :rolleyes:

aconteçe... :lol:

8. BlueBird

BlueBird Power Member

Tirando alguns p2p (a mula por defeito é 4662 TCP e 4672 UDP, bit torrent não precisa) e alguns servidores que tenhas não precisas de abrir mais portas. :)

9. Lasac

Lasac OC Legend

OK tnks!

Não sei como se configura a porta do TCP e UDP, nobice minha de certeza...

Isto tem esta tabela para configurar as portas, e tenho isto configurado assim:

O Ext. Port é a porta do TCP e o Int. Port é a porta do UDP, ou estou a dizer alta calinada?

O meu pc tem o IP 192.168.1.3 dado pelo Router. :)

Ficheiros Anexados:

10. Peterwolf

Peterwolf Power Member

alta calinada :P

a ext port é a porta que vai ficar aberta no exterior (internet), a int port é a porta que o pc (neste caso o .3) tá a usar para esse serviço.

por ex, podes ter o emule configurado para a porta 4663 e defenires essa int port, mas se defenires que a ext port é a 4662 o ppl da net só vai ser que tas a usar a 4662 em vez da 4663

neste caso defines se é TCP ou UDP por aqueles vistos nos quadradinhos, para a 4662 deixa so o visto no TCP. Agora na linha abaixo mete a porta 4672 e deixa so o visto no UDP.

Abraços

11. Lasac

Lasac OC Legend

OK! Logo vi que ia sair calinada da grossa! :P

Tnks! :D

12. ruymoreira

ruymoreira Power Member

se usares o msn messenger tb precisas de abrir uma porta, penso que a 1723.
    na faq do messenger tem lá o que deves fazer. netmeeting tb tem portas que têm de ser abertas.

Partilhar esta Página