Ajuda com Router SMC Barricade WBR14-G2

slipknot_2004

Power Member
Boa tarde pessoal,

Preciso da vossa ajuda com a configuração de um router que comprei para tentar montar uma pequena rede wireless em casa.

Equipamentos: Portatil com Win XP Prof e HomePC com Win XP Prof. Ambos com sp2.

Tenho netcabo e o cabo do modem thompson está ligado à porta Wan do router. Daí sai um cabo para o pc de secretária .

Liguei tudo e o assistente configurou automaticamente a ligação. A rede foi detectada no portatil (o de secretaria é para ligar por cabo mesmo).

No entanto quando comecei a tentar seguir um tutorial que está em sticky para proteger a ligação... começaram os problemas.

Ponto 1 - Já alterei a pass de acesso e coloquei por WAP2. Correu tudo bem e ficou com net nos 2.

Ponto 2 - Assim que desactivo o DHCP Server, o portatil deixa de detectar. Tenho que lhe dar um ip fixo, certo?

Ponto 3 - O de secretaria deixa de conseguir aceder ao router, assim que desligo o DHCP. Tem já de estar com IP fixo ANTES de desligar o DHCP?

Ponto 4 - Quando tento configurar a gama de ip's que podem aceder, não encontro o local onde especificar. Podem-me ajudar?

Ponto 5 - O MAC filtering também não consigo configurar. Coloquei o do portatil e o do pc (é o mesmo do modem, é normal?) e agora não sei se estão bem ou mal configurados.

Já actualizei o firmware para a última versão.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado.
 
Tive esse router e só me deu tristezas, apanhava muito pouco sinal entre outros. Se tiveres oportunidade troca isso compra um asus ou um d-link
 
Boas. Vamos lá ver o que se consegue fazer :D

Ponto 2 - Assim que desactivo o DHCP Server, o portatil deixa de detectar. Tenho que lhe dar um ip fixo, certo?

Um bom conselho: não confies DHCP de routers. É uma rede pequena, configura todos os ip's manualmente. Geralmente é usado o 192.168.0.0 (rede) 192.168.0.1 (router) 192.168.0.2 (pc 1) e por aí em diante. A mascara é /24 (255.255.255.0)

Ponto 3 - O de secretaria deixa de conseguir aceder ao router, assim que desligo o DHCP. Tem já de estar com IP fixo ANTES de desligar o DHCP?

Se calhar não acede porque o IP que configuras manualmente não está na mesma rede. Tens que ter muita atenção aquando a configuração.

Ponto 4 - Quando tento configurar a gama de ip's que podem aceder, não encontro o local onde especificar. Podem-me ajudar?

Esta é a primeira coisa a fazer!! Algures está um separador de configuração, como nunca usei esse router não te posso explicar passo a passo :( quando encontrares, mete os ip's que te disse anteriormente (dão sorte :D)

Ponto 5 - O MAC filtering também não consigo configurar. Coloquei o do portatil e o do pc (é o mesmo do modem, é normal?) e agora não sei se estão bem ou mal configurados.

Não. O mac é uma característica única de uma interface ethernet, é o seu numero de série (os 3 primeiros grupos é para a marca, os restantes 3 para o numero de fabrico). Se é igual ou é porque a mudaste manualmente ou porque algo não está a bater certo.

Infelizmente as redes andam ganzadas :003:

Espero ter ajudado. Abraços
 
A solução para o teu problema é simples o pessoal é que complica :)

Pelo que percebi queres desligar o DHCP do router certo? E por consequencia queres dar um IP fixo a cada uma das máquinas.

Em dois passos:

Passo 1

Em primeiro lugar deves saber qual a gama de ip que o teu router oferece. Para o saberes deves antes sabeer o IP do teu router. Algo já deves saber para conseguires aceder ao ecran de configuração certo?

Ok sabendo isso e partindo do princípio que o IP do teu router (gateway) é qq coisa como 192.168.2.1 (pode ser outro) a gama de IP's é 192.168.2.* em que * é subsituído por um número entre 2 e 199.

Passo 2 (em XP)

Se tiveres o XP faz o seguinte vair ou Start (inicio) > Connect To (ligações ou coisa parecida) > Show all connections

Deve ter a lista de placas de rede instalada no teu PC. Clicka no botão do lado direito do rato sobre ligação que pretendes configurar e selecciona [propriadades] (Properties).

Deves vêr um lista de coisa que a tua ligação usa (protocolos). Selecciona [Internet Protocol (TCPIP)]. Selecciona agora [Use de Following IP ADDRESS] e escreve o IP que pretendes usar nesse PC (IP FIXO). Na [subnet mask] escreve 255.255.255.0 e na Gateway escreve o IP do teu router.

Logo abaixo selecciona [Use de following DNS server addresses. E escreve na primeira opção o IP do teu router. O teu router funciona como Gateway e DNS server para a rede interna.

Faz o mesmo para o teu outro PC.

Fim

E pronto já está.

No Vista o processo é semelhante ao XP.

Trance
PS: Desculpem algumas coisas estarem em Inglês mas é a versão do XP e do Vista que tenho. Reparem que este processo não tem a haver com o teu router especifico, mas sim com qualquer router as coisas funcionam assim. Normalmente os IP fixos são configurados na máquina que vai usar o IP. Já agora, porque queres desligar o DHCP?
 
Última edição:
Aproveito este tópico para colocar uma dúvida. Adquiri um router SMCWBR14S-N2 mas ainda não fui capaz de o pôr a funcionar o wireless. Instalei tudo conforme o manual. Aparecem 4 luzes acesas (Power, WAN, WLAN e LAN1, não sei se é o normal). Continuo sem conseguir aceder à net, tanto no PC que está ligado ao router como nos que que apanham o sinal por wireless.

Deixo aqui 2 screens para tentar ajudar a identificar o problema


Propriedades TCPIP do router (não devo mexer nas propriedades TCPIP do modem certo?)




Status do router




Nas ligações de rede quando tento fazer a ligação do gateway aparece sempre uma mensagem a dizer "Erro de sistema - Existe um conflito de endereço IP com outro sistema na rede"

E já agora outra coisa, nas ligações do browser devo deixá-lo ligar automaticamente ou coloco algum proxy?

Alguém me pode ajudar?
 
Aproveito este tópico para colocar uma dúvida. Adquiri um router SMCWBR14S-N2 mas ainda não fui capaz de o pôr a funcionar o wireless. Instalei tudo conforme o manual. Aparecem 4 luzes acesas (Power, WAN, WLAN e LAN1, não sei se é o normal). Continuo sem conseguir aceder à net, tanto no PC que está ligado ao router como nos que que apanham o sinal por wireless.

Deixo aqui 2 screens para tentar ajudar a identificar o problema


Propriedades TCPIP do router (não devo mexer nas propriedades TCPIP do modem certo?)




Status do router




Nas ligações de rede quando tento fazer a ligação do gateway aparece sempre uma mensagem a dizer "Erro de sistema - Existe um conflito de endereço IP com outro sistema na rede"

E já agora outra coisa, nas ligações do browser devo deixá-lo ligar automaticamente ou coloco algum proxy?

Alguém me pode ajudar?

Tozequio o teu problema prende-se com o facto de teres inserido como DNS, o ip fixo que estás a tentar usar no teu computador. Tens de por como DNS 192.168.2.1 ou seja o ip do router em si. Verás que irá resolver a situação

Cumpz
 
eu comprei hoje um smc barracade, nao percebo muito de pc´s, na instalacao, pede ip´s, mask e outras coisas k nunca ouvi falar. se alguem poder mostrar como é eu agradecia muito mm!
 
Back
Topo