ajuda com router wireless linksys WAG354G ADSL2+

mariojulio

Power Member
Boas,

Subscrevi o vodafone duplex ADSL recentemente. Está tudo a funcionar relativamente bem com o meu velhinho modem/router linksys WAG354G, com o ultimo firmware retirado do site da linksys e com ADSL+ a bombar. A velocidade é porreira.

O que me acontece com alguma frequencia, e que é bastante irritante, é a luz "DSL" do modem passa a vida a desligar-se, com muita frequencia mesmo....
Ja antes isto me acontecia noutra casa com o CLIX ADSL, agora volta-me a acontecer com o vodafone duplex ADSL.

Alguem faz ideia do que poderá ser? Alguma má configuraçao? Router marado?
Agradeço as vossas dicas.

tkz



wag354g.jpg
 
Provavelmente é a qualidade da ligação ADSL que não é a melhor o que provoca instabilidade e quedas constantes.

Procura na página do router informações relativas a ADSL, como o o valor de SNR e de atenuação e indica-os aqui.
 
o problema é o DSL status, constantemente down.
Pergunta de ignorante: o que é o SNR e a atenuação ?

Nos poucos momentos que consigo ligar à net, tenho estes valores no DSL STATUS:

DSL Status: Up DSL Modulation Mode: ADSL2+ DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 15672 Kbps Upstream Rate: 1195 Kbps Downstream Margin: 6 db Upstream Margin: 6 db Downstream Line Attenuation: 28 Upstream Line Attenuation: 16 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0
PVC Connection
Encapsulation: RFC1483 Bridged Multiplexing: LLC QoS: VBR PCR Rate: 4000 SCR Rate: 4000 Autodetect: Disable VPI: 0 VCI: 35 Enable: Yes PVC Status: Applied -- OK

Depois começa a aparvalhar e temos:

DSL Status: Down DSL Modulation Mode: NOT TRAINED DSL Path Mode: INTERLEAVED Downstream Rate: 0 Kbps Upstream Rate: 0 Kbps Downstream Margin: 2147483641 db Upstream Margin: 0 db Downstream Line Attenuation: 28 Upstream Line Attenuation: 0 Downstream Transmit Power: 0 Upstream Transmit Power: 0

Entretanto, achando que era o meu velhinho linksys que estava marado, fui comprar um novo linksys, desta vez o modelo WAG200G, mas o problema mantem-se: luz DSL é rara se fixar no modem. Quando a luz se fixa, passados 30 segundos volta a ir embora....
Na pagina de config do modem em 192.168.1.1 ora tenho DSL UP, ora tenho DSL DOWN, ora tenho DSL TRAINING

Será que comprando um modem deles isto se resolve? É de facto estranho, pois o tecnico da vodafone que veio cá no dia da instalaçao, mediu os valores e disse que estavam muito bons (proximo da central).

Obrigado pelos esclarecimentos
 
Última edição:
Basicamente a tua linha está mesmo no limite, a solução é uma descida de velocidade por parte do ISP.

O router sincroniza a 15672 Kbps (16Mb), mas o SNR a 6 significa que é mesmo o máximo da linha. Baixando a velocidade, o SNR vai aumentar, convém ter pelo menos 10 para a linha se manter estável. O mesmo se passa com o upload, devia baixar de 1195 Kbps para 1024.

Liga à Vodafone e expoe o problema, diz que tens quebras constantes, e que estiveste a analisar as informações da linha e esta está no limite.
 
Back
Topo