Ajuda com switch!!!

A redundância nunca é 100% garantida, ou seja, pode haver sempre falhas. Mas para que o sistema seja altamente redundante, é necessária muita complexidade na rede, logo diversos equipamentos. Nesse caso em particular, é possível, mas é quase que obrigatório andar com muitas "manobras", que para um simples computador, é, quanto a mim, desnecessário.

Quando falo de redundância, presume-se que estamos a falar de sistemas complexos, onde estão ligados vários equipamentos, entre eles, máquinas importantes, como é o caso de servidores. Agora, como já disse em cima, para as ligações a computadores de secretária, não vale a pena.

EDIT:

tem se discutido muito para estes lados!!! gosto disso:007:

mas estou a ver que esta complicado..

mas aquilo dos adaptadores parece bem.. e o profe tambem so falava em redundancia. lool


para o nosso trabalho nao nos interessa muito routers. estamos a falar so de nivel 2.

aconselhas a fazer com cabo de rede??

Se é só switching, não vale a pena então subir para routing, ou seja, os equipamentos acima do 6200 da Alcatel estão fora de questão. Os Cisco, penso que são apenas switches, mas não tenho a certeza.

Sim, ligações a Giga. Não descarto a hipótese de Fibra Óptica, pois são muitas máquinas...

o que mais nos preocupa e o que o prof quer é que haja essa tal redundancia que tu falas em cima..
e isso a nos esta-nos a dar cabo da mioleira, pois sempre que pensamos numa maneira o prof descobre algo e falha tudo..

É a ciência do Design de redes :P
 
Última edição:
nos também não queremos uma trabalho muito sofisticado e "poderoso". queremos algo barato e que funcione.

Como já foi dito temos mais ou menos 150 computadores distribuidos por 5 pisos.. e nos estavamos a pensar em meter 4 switches por piso para ligar a esses pcs... o problema agora que nos surge e que se falhar um switch que so afecte os que tao ligados.. e o prof também falou que os swithes tem que suportar vlan.. isso faz altera de alguma forma a nossa maneira de pensar?
 
Ou seja em cada piso o primeiro switch liga no uplink o cabo vindo da cave......do downlink do primeiro vai um cabo de rede para o uplink do segundo e por ai fora! Certo?


2º Pergunta: Os pisos tambem tem uma cobertura wirelless! Pode sair o cabo de rede de um desses switches a um acess point e ta feito?
 
nos também não queremos uma trabalho muito sofisticado e "poderoso". queremos algo barato e que funcione.

Como já foi dito temos mais ou menos 150 computadores distribuidos por 5 pisos.. e nos estavamos a pensar em meter 4 switches por piso para ligar a esses pcs... o problema agora que nos surge e que se falhar um switch que so afecte os que tao ligados.. e o prof também falou que os swithes tem que suportar vlan.. isso faz altera de alguma forma a nossa maneira de pensar?

Não. Os switches são mesmo para criar Vlans :)

Ou seja em cada piso o primeiro switch liga no uplink o cabo vindo da cave......do downlink do primeiro vai um cabo de rede para o uplink do segundo e por ai fora! Certo?


2º Pergunta: Os pisos tambem tem uma cobertura wirelless! Pode sair o cabo de rede de um desses switches a um acess point e ta feito?

Sim, mais ou menos isso. Se tiveres a fazer stack, é uma questão de "olhar para o bicho" e ver o que liga ao que.

Para wireless é mais complicado. Não tenho a certeza se dessa forma funciona, mas é uma questão de pesquisar.
 
É um programa que simula a rede que nos vamos criar...

Tu que deves estar dentro do assunto qual é o switch de 48 portas que aconselhas??? os da cisco sao os melhores??
 
É um programa da Cisco, se não me engano.

Sim, Cisco são os melhores. Embora não esteja muito familiarizado com Cisco. Estou mais ao par dos Alcatel-Lucent.

Os da lista que postei. Ainda há mais modelos, é uma questão de ler as especificações de cada um.
 
convinha ser da cisco pois como dizes-te muito bem e um programa da cisco. convem usar switch da cisco..

isto de ter que agradar aos profs... loool
 
Não. Os switches são mesmo para criar Vlans :)



Sim, mais ou menos isso. Se tiveres a fazer stack, é uma questão de "olhar para o bicho" e ver o que liga ao que.

Para wireless é mais complicado. Não tenho a certeza se dessa forma funciona, mas é uma questão de pesquisar.

Sim, funciona. Podes ligar AP's a switchs que a "coisa" funciona bem. Já fiz algumas implementações desse género.

Quanto ao projecto, quando acabei o secundário também fiz um projecto parecido, com a diferença de ser individual (podem existir mais diferenças, mas vocês também não deram pormenores sobre o âmbito e as indicações que receberam).
 
vamos ver o que é que vai sair daqui:lol:

mas obrigado pela ajuda..

boas aluminium23

olha conheces algum access point que receba fibra optica??
 
Última edição pelo moderador:
Ja encontramos switch de distribuição de fibra optica! ;)

Tivemos a falar com o nosso prof e pelos vistos podemos por uma rede toda High-Tech, o patrão da empresa e um mãos largas! lool
 
Back
Topo