Ajuda com template

TosteX

Powre Membre
Estou a tentar usar um template para fazer um site simples para a faculdade.

O template em questão é este:
http://pwp.netcabo.pt/am_santos/transparentia/index.html

Queria que os links do lado esquerdo abrissem na parte de texto do lado direito. Há alguma maneira simples de o fazer?

Se me disserem como transformar a parte do lado direito numa frame, acho que já me consigo safar. Estou a usar o Frontpage e não é suposto fazer nada de elaborado.

Obrigado
 
O 'ui' não me faz avançar lá grande coisa. Eu sei que poderia usar javascript, mas penso que é overkill e eu sei praticamente 0 de webdesign.

Quem puder ajudar a resolver o problema da forma mais simples possível, agradeço.
 
como não percebeste com o 'ui', então aqui fica uma 'breve' explicação:

Vemos uma série de coisas boas e más derivadas do uso de janelas ou frames na hora de desenhar e utilizar um web site.

O desenho com frames é um assunto bastante controvertido, já que distintos desenhadores podem ter outras opiniões.

Referência: Se você deseja saber o que são os frames e como criá-los consulte os capítulos de Frames de nosso manual de HTML.

No meu caso, penso que é preferível não utilizá-los, apesar de que isso depende do tipo de web site que esteja construindo, pois em alguns casos sim que seria muito adequado seu uso.

Colocarei algumas vantagens e alguns inconvenientes deo uso de janelas (frames). Isto é ao meu ponto de vista, outros podem ter outras opiniões.

Vantagens de usar frames

* A navegação da página será mais rápida. Apesar de que o primeiro caerregamento da página seria igual, em sucessivas impressões páginas já teremos algumas janelas salvas, que não teriam que voltar a descarregar.

* Criar páginas do site seria mais rápido. Como não temos que incluir partes de código como a barra de navegação, título, etc. criar novas páginas seria um processo muito mais rápido.

* Partes da página (como a barra de navegação) se mantém fixas e isso pode ser bom, para que o usuário não as perca nunca de vista.

* Estas mesmas partes visíveis constantemente, se contém links, podem servir muito bem para melhorar a navegação pelo site.

* Mantém uma navegabilidade do site onde se navega, pois os elementos fixos conservam a imagem sempre visível.

Inconvenientes de usar frames

* Tiram espaço da tela. O espaço ocupado pelos frames fixos se perde na hora de fazer páginas novas, porque já está utilizado. Em definições de tela pequena ou em dispositivos como Palms, este problema se torna mais patente.

* Forçam ao visitante a entrar pela declaração de frames. Se não o fazem assim, somente se veria una página interior sem os requadros. Estes requadros poderian ser insuficientes para uma boa navegação pelos conteúdos e poderiam não conservar uma boa imagem corporativa.

* A promoção da página seria, à princípio, mais limitada. Isto é devido a que somente se deveria promocioanr o portal, pois se se promocionam páginas interiores, poderia acontecer o caso em que os visitantes entrassem por elas no lugar do portal, criando o problema descrito no ponto anterior.

* Muita gente não gosta porque não se sentem livers na navegação, pois entendem que estas partes fixas estão limitando sua mobilidade pela web. Este efeito se torna mais patente se a página com frames tem links a outras páginas web fora do site e, ao clicar um link, se mostra a página nova com as janelas da página que tem frames.

* Alguns navegadores não os suportam. Isto não é muito habitual, mas se estamos fazendo uma página que queremos que seja totalmente acessiível deveríamos considerá-lo importante.

* Os bookmarks ou favoritos não funcionam corretamente em muitos casos. Se quisermos incluir um favorito a uma página de um frame que não seja o portal podemos encontrar problemas.

* Pode acontecer que o botão detrás do navegador não se comporte como desejamos.

* Se você quer actualizar mais de um frame com o clique de um link deverá utilizar Javascript. Ademais os scripts podem se complicar bastante quando têm de comunicar vários frames entre si.

Conclusão

O trabalho com frames pode ser mais ou menos indicado dependendo das características da página a desenvolver, é sua tarefa saber se no seu caso deve utiliza-los ou não.

by: criarweb.com

Espero que agora tenha ajudado...
 
Dreamweaver nisso papi ;)

Vou experimentar sim.


Infelizmente não ajudaste grande coisa, pois eu já sei que as frames são do século passado... A vantagem é que depois de feitas eu já as saberei utilizar. Só queria mesmo saber como tornar a parte direita da página numa frame ou então uma alternativa igualmente simples.
 
bom pelo menos vou tentar mais uma vez...

Código:
<frameset cols="80,*" frameborder="no" border="0" framespacing="0">
  <frame src="file://UntitledFrame-2" name="leftFrame" scrolling="No" noresize="noresize" id="leftFrame" title="leftFrame" />
  <frame src="file://Untitled-2" name="mainFrame" id="mainFrame" title="mainFrame" />
</frameset>
<noframes>

abraço,
 
Estou a tentar usar um template para fazer um site simples para a faculdade.

O template em questão é este:
http://pwp.netcabo.pt/am_santos/transparentia/index.html

Queria que os links do lado esquerdo abrissem na parte de texto do lado direito. Há alguma maneira simples de o fazer?

Se me disserem como transformar a parte do lado direito numa frame, acho que já me consigo safar. Estou a usar o Frontpage e não é suposto fazer nada de elaborado.

Obrigado

Heyas all..

Epá...não uses frames...

Faz assim...para quando um dos links, crias uma página nova, fazes o copy paste dos conteúdos estáticos (menu, header e footer ) e pões o conteúdo..

Claro que dá muito mais trabalho..mas vale a pena..

Se tiveres mais dúvidas chuta..

Hasta all [[]]
 
Já pensei em criar página nova por cada conteúdo, mas não acho que seja muito prático.

scroll: espeto esse código onde? Sou mesmo leigo em html.
 
Pus lá o código e não consegui nada de jeito. Acho que vou é fazer vários index.html que apesar de mais trabalhoso, ainda é o mais simples.

Obrigado pelas ajudas de qualquer maneira.
 
Back
Topo