Ajuda com timmings

noitib

Power Member
Boas a todos.
Antes de mais, é só pra avisar pra desculparem a lammice...
:D

Comprei há pouco tempo 2*256 mb Valueselect da Corsair, Dual DDR a 400.
Tenho um Asus A7n8x e um AMD athlon xp 2100+.

ram.jpg


Recomendaram-me a mudar os timings das memórias, de maneira a ficar com o fsb síncrono com as memórias (aqui fiquei a perceber o mesmo) e aconselharam-me a pedir-vos "assistência técnica" ;) .

Basicamente era pra me ajduarem a alterar os timmings,já que da última vez que tentei, só consegui arrancar o PC depois de resetar a bios.
 
As mems por si não são nada de mais, tenta colocar 2.8v nelas e colocar 2-3-3-11, se não der tenta colocar 2.5-3-2-11.

Se não der mesmo assim, é porque não valem mesmo nada......
 
Eu acho que não deveria mexer na velocidade das mems, se ele mexer elas passam de ddr400 para ddr333, mais vale ficar como está.

A não ser que ele tenha o cpu a 200fsb estabdo portanto em OC.

Se quiseres mesmo assim colocar as mem sincronas com o fsb, sempre podes tentar colocar as mems a 2.8v e 2-3-2-11, pode ser que aguentam visto que elas estão numa velocidade mais baixa que de frábrica.
 
Ele tem o CPU a 133fsb e as memorias a 200.
A pergunta dele é se deve colocar as memorias a 133 com melhores timmings ou manter assim. ( correcto noitib ? )
 
Nesse caso nem pensar em colocar as mems num valor tão baixo.....mais vale ele deixar como está e mexer apenas nos timings para melhorar um pouco, mas prmeiro coore o sandra para veres a velocidade das mems, e depis mexe nos timings. No final corre novamente o teste e verifica os valores.
 
Em nforce2 ele ganha mais metendo em sincrono com o fsb do que estando assincrono. Para meteres sincrono mete o divisor fsb/mems em 1:1.

Para melhorares os timmings mete reduz os 3 primeiros para 2 (se conseguires) e o ultimo para 5, 7 ou 11.

Convem tambem aumentares o fsb para nao perderes tanta largura de banda, sempre sincrono com o fsb.
 
Bem, tks a todos até agora.

Vou por partes, vou pegar no assunto do fsb que foi o que me chamou mais a atenção.

A primeira x que tentei aumentar o fsb, o pc não arrancou correctamente...
o que será que pode ser?
 
Em primeiro logar deves colocar as mems em 1:1 (vais á bios e colocas 100%).

Em seguida vais á parte superior e colocas no fsb 140. Guardas e arrancas, se der erro (que não deve dar) deixas arrancar o windows e vais novamente e colocas 145fsb.

Quando ficar instavel baixas um pouco e corres alguns programas para ver se isso fica estavel. Sisoft, prime, PI, hotburn.....

Não te esquecas é de verificar as temp para não subir mais de 55º em full. Se quiseres também ir tentando subir a voltagem, tendo em conta as temp.

No final, diz ai o fsb que conseguiste.

Como vais ter as mems num valor muito baixo de origem, no final podes tentar colocar as mems a 2-3-2-11 (acho que estes valores são melhores para AMD) ou se aguentarem 2-2-2-11 com 2.8v.

Vai dando noticias.
 
Back
Topo