1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ajuda com transformador 12V

Discussão em 'Electrónica' iniciada por fredesilva13, 6 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 3645)

1. fredesilva13

fredesilva13 Power Member

boas...
    tenho aqui em casa umas colunas cujo transformador é de 12 V....
    o que eu queria saber e o que preciso para em ver de ir buscar os 12V a uma tomada ir busca-los a uma Molex 4 pinos duma fonte de alimentaçao....

este é o cabo de alimentaçao que vem do transformador...

2. bustelo

bustelo Power Member

Não sou muito entendido na matéria mas penso que apenas tens que descarnar essa ficha e ligar um fio a um preto (massa) do Molex e outro fio ao Amarelo (+12V DC) e deverá começar a funcionar :003: . Mas espera que alguém, mais entendido na matéria diga alguma coisa.

Esse fio é do transformador certo? Então deves comprar um conector igual a esse e fazeres tu a ficha. Nesse caso terás que saber qual o positivo e o negativo (ves na saida do transformador se o de dentro é positivo ou negativo, ou outro será o contrario :D). Soldas um cabo nesse terminal e depois é so ligares ao molex respeitando os pólos.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2009
  3. fredesilva13

foi o que eu pensei....em descarnar este fio e ligar um fio ao amarelo e outro ao preto do molex...será so isso certo? nao interessa a ordem?

4. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Interessa. Tens de descobrir qual desses fios é o positivo, mas quase que apostava que pela imagem o que tem os traços pretos é o negativo.

5. rmrb

rmrb Power Member

confirmem-me uma coisa: a maioria das psu tem protecção contra isso de inverter as correntes certo? se for assim é facil. Ligas de uma maneira, se não der é porque é ao contrário. se der tá direiro...

6. fredesilva13

rmrb
    quanto a isso do inverter ou nao nao sei...

Ra7or
    pois...mas por estas fotos acho que nao é...XD

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Se uma PSU impõe +12V em relação à massa, como é que vai adivinhar que o aparelho se devia ligar ao contrário?!?

O que poderia acontecer era o circuito ligado à fonte exigir uma corrente elevada, quando polarizado inversamente, e a fonte desligar devido à protecção de excesso de corrente.

De qualquer forma, essa protecção tem que estar nas colunas.

Já agora, deram-me umas colunas com esse mesmo conector, como havia cá em casa um transformador de 12V, comprou-se o conector que encaixava no do transformador, um pouco de bricolage na ficha das colunas, descobriu-se como ligar o '+' e o '-' ('ao contrário' simplesmente não dava som) e pronto.

Partilhar esta Página