1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Ajuda com V7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pmasl, 3 de Junho de 2002. (Respostas: 15; Visualizações: 1508)

1. pmasl

pmasl Power Member

Boas! Eu tenho uma Volcano 7. Alguém me pode dizer se eu cortar o sensor (e o isolar), posso ligar o fan speed controller á fan e assim controlá-la manualmente? Já que a fan vai das 2900 rpm até ás 5000 rpm automaticamente, desta maneira eu poderia controlar a fan sem qq tipo de problemas?
    Thanx

2. vcore

vcore Power Member

Se tirares o sensor e ligares os fios dele directamente um ao outro ela vai funcionar sempre à velocidade máxima, desta forma se ligares o fan controller podes controlar a velocidade...

3. pmasl

pmasl Power Member

Boa! Então tenho que ligar 1 fio ao outro e não separá-los (isolar 1 do outro)? É isso? Thanx

4. SpEeDyGoNzAlEs

SpEeDyGoNzAlEs Power Member

Não deve ser bem assim...

Aquilo é um sensor de tempertura que deve ter um integrado qualquer na ventoínha.. Quanto mais calor, mais rotação... Se deixar de ter essa função, deve ter resultados imprevisíveis... Deixa estar o sensor.. E liga o controlador (aquele da 7+, não é?) à alimentação da fan... Assim podes controlar a velocidade máxima de rotação da ventoínha, continuando o sensor a fazer a sua função...

5. pmasl

pmasl Power Member

Então mas assim uma coisa não entra em "conflito" com a outra? Isto é, eu controlo a fan pelo interruptor, mas o sensor também "a quer controlar"... Isto não é uma "guerra de vontades"?

6. SpEeDyGoNzAlEs

São coisas diferentes, com funções diferentes. Uma serve para controlar a voltagem máxima que é recebida na fan e a outra para controlar as rotações da fan de acordo com a temperatura...

7. pmasl

pmasl Power Member

Obrigado pela explicação na PM, e já agora, o principio será o mesmo para um reostato, não é? É que encomendei um (não sei fazer:( ) com 2 saídas de 10 watts cada, e assim controlo, com um a V7 e com o outro as 4 fans da caixa (que dá cerca de 9 watts). Achas que fiz uma boa escolha?
    Thanx:D

8. SpEeDyGoNzAlEs

Sim, acho que é uma boa escolha.. Mas nisso já não sou a pessoa indicada para te responder :) Mas sim... Acho que é bem pensado :)

9. vcore

vcore Power Member

Acho que existe ai uma pequena confusão pois o sensor da temperatura vai tambem fazer aumentar ou diminuir a voltagem (diminuindo ou aumentando a resistência do circuito da fan) que a ventoinha recebe...a mudança de rotação é resultado da mudança de voltagem...

10. kazuza

kazuza Power Member

Não te aconselho a fazeres modificações nesse cooler, visto que ele vai ligar à mesma À TUA MOBO
    + em http:\\www.sysopt.com

11. pmasl

pmasl Power Member

Não consigo encontrar nada...:( Mas já vi pessoal que cortou o sensor, ligou os fios e ficou uma fan normal a 5000 rpm. E ele liga á mobo só para ler as rpm, a electricidade vai buscar directamente a uma molex/fonte. Mesmo assim gostava de ler opiniões contrárias, mas nesse site não vi nada...:(

12. kazuza

kazuza Power Member

OOops, "wrong link!"- desculpa.
    Eu sei que ele vai buscar o "sumo"à PSU (desculpa o termo, mas estou habituado!). Contudo, se tiveres algum monitor de hardware instalado, vai-se passar, porque "lê" sempre o consumo em pico.Além disso, em potência máxima, esse cooler gasta à volta de 0,5A !

13. pmasl

pmasl Power Member

OK, mas aqui o esquema não era tê-la sempre no max, mas controlá-la com um rheobus, e tê-la no max só qdo estiver a jogar ou a benchar... O que achas?;)

14. kazuza

kazuza Power Member

Instala-a como vem de fábrica e não penses mais nisso!!! :D

15. pmasl

pmasl Power Member

pois... como vem de fábrica já está mas:
    1º é barulhento
    2º o bichinho de modar é mais forte
    3º sou um control freak:D e quero controlar tudo o que se passa dentro da caixa:003:

16. kazuza

kazuza Power Member

4º Deves gostar de investir á farta... :D

Partilhar esta Página