Ajuda com Vmod em P5K

vascorama

Power Member
Ora boas, estou a pensar aventurar-me um bocado nisso dos vmods e tal...até porque preciso de diminuir o vdrop da minha board, senão tenho de dar muita voltagem ao E8400 para ficar estável.
Encontrei esta imagem na xs:

vdroopri0.jpg


vDroop mod é o que me interessa, como não pesco muito(nada) de electronica, o que tenho de fazer ao certo?
Que materiais preciso(além do ferro e da solda)?

Diz ali 10~20k VR, é uma resistência, é isso?
Qual é o termo técnico dessa resistência em pt?

Depois segundo percebi, é para dar um pingo em cada uma daquelas duas "pontas", e meter a resistência no meio, tipo isto acho eu:

Untitled-1-10.gif


não pode fazer contacto no meio, certo?
Obrigado desde já
 
Bem, 10k e 20k é uma abreviatura.
10k = 10000ohm
20k = 20000ohm

O VR a frente significa "Variable Resistence", ou seja, resistencia variavel. Mas tambem se pode utilizar um potenciometro. Ainda que uma multivoltas de precisão talvez fosse o ideal.
 
Boas.

Apanhas-te bem o conceito.

O termo é resistência variável ou potenciómetro/resistÊncia multi-volta (cada um chama-lhe uma coisa, já nem sei :) )

A parte do soldar é tal e qual como dizes!

Se estás á vontade em soldar podes fazer como dizes, regulas para o mázimo valor da resistencia (20kohms) soldas como disses-te e depois vais diminuindo o valor até verificares o melhor valor para diminuir ao máximo o vdroop.

Para tal podes medir essa oscilação através de software ou com o auxilio de um multimetro (recomendo)

Se não estás tão há vontade nada como fazeres o pencil mod, vai dar ao mesmo e para remover é so passar um borraxa ou um pouco de alcool.

img1377800x600qm5.jpg
 
Já agora aproveito,

Vortan o tipo de lápis varia em alguma coisa? tem de ser um tipo especifico?

Claro.

Um lápis que tenha um maior concentrado de grafite na sua constituição irá necessitar de "menos passagens" na resistencia em causa.

Um lápis 4b parece-me bem.

Se tiveres algum compasso normalmente a grafite do mesmo é mais concentrada o que fará com que passes menos do que com um lápis!

Abraço!

p.s - Passa entre 2/4vezes não com muita força e depois vê o resultado.
 
Claro.

Um lápis que tenha um maior concentrado de grafite na sua constituição irá necessitar de "menos passagens" na resistencia em causa.

Um lápis 4b parece-me bem.

Se tiveres algum compasso normalmente a grafite do mesmo é mais concentrada o que fará com que passes menos do que com um lápis!

Abraço!

p.s - Passa entre 2/4vezes não com muita força e depois vê o resultado.

Ok, obrigado ;)
 
Boas, VoRtAn_MaDgE, a razão deste post é porque já tentei o pencilmodsem qualquer sucesso, até fui comprar um lápis de propósito e o camano...2b foi o mais "grosso" que encontrei, passo o lápis várias vezes e tal mas népia, depois sopro para tirar o excesso e nem uma marcazita lá fica, parece que não agarra mesmo ao pcb...Vou então virar-me para um mod a sério, apesar da board ainda ter garantia, é "barata" e caso aconteça alguma coisa mais grave olha...paciência, não doi assim muito :)
Se estás á vontade em soldar podes fazer como dizes, regulas para o mázimo valor da resistencia (20kohms) soldas como disses-te e depois vais diminuindo o valor até verificares o melhor valor para diminuir ao máximo o vdroop.

Neste caso falas dum potenciómetro, certo?

Agora ao que interessa, como já reparaste, termos técnicos é coisa que não abunda para estes lados :lol:, tipo, chego a uma loja de electronica e peço o quê em concreto?Obrigado pela ajuda :)
 
[noob mode] após algumas pesquisas sobre vdrop, continuo sem perceber bem o que é... :P
é a diferença entre o vcore na bios e windows? ou a diferença entre vcore windows idle e vcore windows load?
ou tem outra explicação diferente destas:confused: [/noob mode]
Cumps
 
norim_13:
há o vdroop e o vdrop. um deles é a diferença entre o que colocas na bios e tens em idle no windows, outro é a diferença entre idle e full. qual é qual nao sei, mas tb nao me interessa muito

para mim o mais importante é a diferença entre idle e full

vascorama:
eu nao me metia em soldas e ainda por cima de pontos tao pequenos sem pratica. existem boas hipoteses de fazeres merdum
 
[noob mode] após algumas pesquisas sobre vdrop, continuo sem perceber bem o que é... :P
é a diferença entre o vcore na bios e windows? ou a diferença entre vcore windows idle e vcore windows load?
ou tem outra explicação diferente destas:confused: [/noob mode]
Cumps

VORTAN_MADGE, ajuda? :P

Cumps
 
VORTAN_MADGE, ajuda? :P

Cumps

Não existe vdrop e vdroop.

Na bios colocas um valor no vcore
Quando não estás a puxar pela máquina se fores ler a voltagem do cpu acusa um valor
Quando começas a puxar pela máquina ela acusa outro

A essa diferença damos o nome de vdroop que é a oscilação de voltagem que o vcore apresenta consoante as situações.

Quanto ao valor que colocamos na bios nunca ser o mesmo que na realidade temos é muito simples de explicar.

Ao longo de determinado comprimento de um condutor, a fonte de tensão vai começar a "cair" no final do condutor, em virtude de sua duração, fonte de tensão, corrente, efeitos do ambiente de várias condições (temperatura, humidade...etc), e o condutor tipo (como o cobre ou alumínio).
 
Back
Topo