1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda com Vmod em P5K

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por vascorama, 8 de Dezembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1138)

1. vascorama

vascorama Power Member

Ora boas, estou a pensar aventurar-me um bocado nisso dos vmods e tal...até porque preciso de diminuir o vdrop da minha board, senão tenho de dar muita voltagem ao E8400 para ficar estável.
    Encontrei esta imagem na xs:

vDroop mod é o que me interessa, como não pesco muito(nada) de electronica, o que tenho de fazer ao certo?
    Que materiais preciso(além do ferro e da solda)?

Diz ali 10~20k VR, é uma resistência, é isso?
    Qual é o termo técnico dessa resistência em pt?

Depois segundo percebi, é para dar um pingo em cada uma daquelas duas "pontas", e meter a resistência no meio, tipo isto acho eu:

não pode fazer contacto no meio, certo?
    Obrigado desde já

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Bem, 10k e 20k é uma abreviatura.
    10k = 10000ohm
    20k = 20000ohm

O VR a frente significa "Variable Resistence", ou seja, resistencia variavel. Mas tambem se pode utilizar um potenciometro. Ainda que uma multivoltas de precisão talvez fosse o ideal.

3. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Boas.

Apanhas-te bem o conceito.

O termo é resistência variável ou potenciómetro/resistÊncia multi-volta (cada um chama-lhe uma coisa, já nem sei :) )

A parte do soldar é tal e qual como dizes!

Se estás á vontade em soldar podes fazer como dizes, regulas para o mázimo valor da resistencia (20kohms) soldas como disses-te e depois vais diminuindo o valor até verificares o melhor valor para diminuir ao máximo o vdroop.

Para tal podes medir essa oscilação através de software ou com o auxilio de um multimetro (recomendo)

Se não estás tão há vontade nada como fazeres o pencil mod, vai dar ao mesmo e para remover é so passar um borraxa ou um pouco de alcool.

4. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Já agora aproveito,

Vortan o tipo de lápis varia em alguma coisa? tem de ser um tipo especifico?

5. VoRtAn_MaDgE

Claro.

Um lápis que tenha um maior concentrado de grafite na sua constituição irá necessitar de "menos passagens" na resistencia em causa.

Um lápis 4b parece-me bem.

Se tiveres algum compasso normalmente a grafite do mesmo é mais concentrada o que fará com que passes menos do que com um lápis!

Abraço!

p.s - Passa entre 2/4vezes não com muita força e depois vê o resultado.

6. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Ok, obrigado ;)

7. vascorama

vascorama Power Member

Boas, VoRtAn_MaDgE, a razão deste post é porque já tentei o pencilmodsem qualquer sucesso, até fui comprar um lápis de propósito e o camano...2b foi o mais "grosso" que encontrei, passo o lápis várias vezes e tal mas népia, depois sopro para tirar o excesso e nem uma marcazita lá fica, parece que não agarra mesmo ao pcb...Vou então virar-me para um mod a sério, apesar da board ainda ter garantia, é "barata" e caso aconteça alguma coisa mais grave olha...paciência, não doi assim muito :)
    Neste caso falas dum potenciómetro, certo?

Agora ao que interessa, como já reparaste, termos técnicos é coisa que não abunda para estes lados :lol:, tipo, chego a uma loja de electronica e peço o quê em concreto?Obrigado pela ajuda :)

8. vascorama

vascorama Power Member

Pessoal, ajudem-me lá :lol:
    Preciso de ir comprar o material para me entreter...
    Obrigado!

9. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

[noob mode] após algumas pesquisas sobre vdrop, continuo sem perceber bem o que é... :P
    é a diferença entre o vcore na bios e windows? ou a diferença entre vcore windows idle e vcore windows load?
    ou tem outra explicação diferente destas:confused: [/noob mode]
    Cumps

10. rav3n

rav3n Power Member

norim_13:
    há o vdroop e o vdrop. um deles é a diferença entre o que colocas na bios e tens em idle no windows, outro é a diferença entre idle e full. qual é qual nao sei, mas tb nao me interessa muito

para mim o mais importante é a diferença entre idle e full

vascorama:
    eu nao me metia em soldas e ainda por cima de pontos tao pequenos sem pratica. existem boas hipoteses de fazeres merdum

11. VoRtAn_MaDgE

12. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

VORTAN_MADGE, ajuda? :P

Cumps

13. VoRtAn_MaDgE

Não existe vdrop e vdroop.

Na bios colocas um valor no vcore
    Quando não estás a puxar pela máquina se fores ler a voltagem do cpu acusa um valor
    Quando começas a puxar pela máquina ela acusa outro

A essa diferença damos o nome de vdroop que é a oscilação de voltagem que o vcore apresenta consoante as situações.

Quanto ao valor que colocamos na bios nunca ser o mesmo que na realidade temos é muito simples de explicar.

Ao longo de determinado comprimento de um condutor, a fonte de tensão vai começar a "cair" no final do condutor, em virtude de sua duração, fonte de tensão, corrente, efeitos do ambiente de várias condições (temperatura, humidade...etc), e o condutor tipo (como o cobre ou alumínio).

14. vascorama

vascorama Power Member

Partilhar esta Página