1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda! Como fazer e o que utilizar?

Discussão em 'Programação' iniciada por mars432, 17 de Novembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1179)

1. OI pessoal.

Sou um Professor que se quer vender às novas tecnologias e que tem umas luzes das mesmas. Tenho um netbook que utilizo nas minhas aulas como agenda e também para estar ligado ao projector.
    Tive a ideia de criar uma aplicação que me permitisse substituir as folhas de excel que utilizo em todas as minhas aulas para fazer os meus registos (faltas, quem faz os tpc, participação dos alunos).
    então seria qualquer coisa como uma aplicação que tivesse campos em que eu pudesse escolher data, a turma, depois o aluno dessa turma, noutro campo se o aluno faltou à aula, se o aluno fez o tpc ...

O objectivo era que esses dados ficassem gravados em folhas de excel (de perferencia um livro por turma) que eu depois podia imprimir no final do ano (ou de cada periodo) com a avaliação destes parametros por turma.

Agora o que eu preciso é dicas.

1º Que software utilizar visto que não entendo nada de programação.
    2º Será complicado?
    3º Será que dá para fazer isto?

agradeço desde já a ajuda.

2. dreamerboy

dreamerboy Power Member

O mais simples e directo seria usar o access e os seus formulários.

Num caso mais "bonito" mas mais técnico seria com php+mysql, vb+access, entre outros tantos.

Talvez para o teu caso a 1ª solução seria a mais indicada.

3. Viva.
    Uma vez que precisa de persistir informação (usar uma base de dados relacional), e não tendo conhecimentos avançados de programação, penso que deveria optar pelo MsAccess.
    Há milhentos tutoriais pela net sobre programação em access (penso que se chama VBA). Mesmo que não encontre algum exemplo igual ao que pretende, será fácil encontrar algo adaptável.

Cumprimentos
    Hélio

4. Obrigado malta vou ver o que consigo e depois vou pedindo ajuda por aqui

5. Mavors

Mavors Power Member

Pelo tipo de problema não me parece sequer que sejam necessários conhecimentos de programação. Talvez apenas um pouco de conhecimento em termos de relações de modelos de dados de forma a estruturar e relacionar tabelas. Mas qualquer tutorial de MS Access ajuda a fazer isso. Geralmente os exemplos dados giram à volta de programas de gestão de bibliotecas ou clubes de video, mas penso poderem ser facilmente adaptados para o enquadramento que se pretende.

Existem bastantes tutoriais na net para se começar a aprender:
    http://www.bcschools.net/staff/AccessHelp.htm
    http://www.functionx.com/access/

Estes dois últimos são uma boa ajuda, estando o último link direccionado para o funcionamento em Access 2007. O link seguinte encaminha directamente para o site da Microsoft onde também existem uns tutoriais em video bastante interessantes:

http://office.microsoft.com/en-us/training/CR061829401033.aspx

6. Olá outra vez!

Agradeço a ajuda do pessoal, mas continuo com dúvidas. Consigo criar uma base de dados no access com todos os alunos, disciplina etc, mas não sei como fazer para que sempre que o aluno X falte acrescentar esse dado para que depois no relatório apareça as faltas do miúdo.
    já tentei vários tutoriais e nada.
    Outra dúvida.
    Vamos supor que tenho a base de dados criada da seguinte maneira:

data:
    Turma:
    Disciplima:
    Aluno:
    falta de material:
    Falta:

Como é que faço para que em vez de ter que escrever qual a turma a que o aluno pertence apenas tenha que escolher entre valores predefinidos (por exemplo 5ºD, 6ºD, 6ºF).

Mais uma vez agradeço a disponibilidade da malta e peço desculpa se as minhas questão parecem demasiado estúpidas.

7. lothar_m

lothar_m Power Member

o proprio excel traz funcionalidades básicas de formularios embutidas. penso que serão suficientes para bases de dados básicas. é ver no menu data, a opção de formulário (permite buscas por qq dos campos da base de dados, preencher novos campos e actualizar dados).

8. Sou mesmo muito chato.
    Desculpem estar a chatear outra vez, mas tive outra ideia que me parece possível de realizar mas mais uma vez não sei como.
    Vamos esquecer as bases de dados e tentar usar o excel.

Tendo eu um livro de excel com várias folhas (pelo menos uma por turma) existe maneira de introduzir dados só na primeira folha e esses dados irem preencher células das folhas seguintes? Tentar explicar melhor

ter uma célula na primeira folha em que introduzo o número da turma, outra em que introduzo o número do aluno e outra em que introduzo o dia e esses dados passarem automaticamente para a folha que corresponde à turma na célula que corresponde ao aluno naquele dia preciso.

Desculpem lá o incomodo. (isto é tudo devido a uma grande lacuna do currículo do meu curso, só tive introdução à informática)

Obrigado pela atenção

9. andreizew

andreizew What is folding?

Boas,

Penso que o que quer fazer é passar valores de células entre várias folhas assim sendo:

Exemplo:

Código:
    =(Folha2!B5)+(Folha2!B6)
    Se colocar essa instrução numa qualquer célula na folha 1 ele irá somar as células B5 e B6 da folha 2.

Outro exemplo, quero colocar o valor que está na célula C4 da folha3 na célula A1 da folha 1, então na célula A1 coloco:

Código:
    =(Folha3!C4)
    cumps.

Última edição: 26 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página