1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda como focar o motivo pricipal e o fundo

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por pedroaguas, 21 de Maio de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1400)

  1. Depois de quase 2 meses de indecisão la me decidi por comprar a minha primeira slr (nunca tinha fotografado com uma antes), decidi-me pela olympus e-510, o kit das duas lentes que comprei por 699 euros na vobis do dolce vita no dragão (foi o melhor preço que consegui numa loja física).
    A verdade é que devido a minha inexperiência me deparo com um problema que não consigo resolver e por isso apelo ao apoio dos experts que andam por este fórum.
    Quando fotografo uma pessoa fora de casa ou foco a pessoa ou foco o fundo, não consigo que fique nítido tanto a pessoa como o fundo.
    Que aselhice é que estou a fazer? perdoem-me a franqueza mas estou farto de andar as voltas com isto e não me estou a safar...se me puderem dar uma ajudinha agradeço.
     
  2. Tens de usar uma maior profundidade de campo!
    Ou seja, usa uma pequena abertura (maior "f"), teras maior profundidade de campo!
     
  3. Marat

    Marat Power Member

    Isto se ñ me engano e se estou em erro corrijam,penso eu de que,na rodinha terás um programa que penso eu que é o A que significa Aperture,isto é da-te prioridade á escolha pessoal da abertura compensando a sobre-exposição automaticamente na velocidade do obturador,então se não estou em erro tenta seleccionar um F alto para teres o que desejas.
    Acho que assim resolverás o teu problema,ja agora parabéns pela compra.
    Boas fotos:003:
     
  4. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Tal como já foi dito, ao usares um F alto consegues aumentar a profundidade de campo. Mas a profundidade de campo não depende só da abertura da lente. A profundidade de campo depende também da distância focal que estás a usar, da distância entre a máquina e o que estás a fotografar, e da distância entre o que estás a fotografar e o fundo.

    Na prática, nunca vais conseguir focar tudo e mais alguma coisa. Existe uma profundidade de campo, que pode ser maior ou menor, mas nunca é infinita.

    Já agora, uma dica: O focares a pessoa, desfocando o fundo, é uma coisa positiva e não negativa. A maioria das pessoas pergunta exactamente o contrário de ti. :) "Como é que consigo focar só a pessoa?"
     
  5. Muito obrigado pela rápida resposta.
    Estive a por em pratica as vossas ajudas e realmente nota-se a diferença.
    Agora é praticar...
     
  6. Quetzal

    Quetzal Power Member

    Aperturas máximas! ainda no outro dia me estava a perguntar porque raio a lente ia até F30 ou lá o que era quando o que eu keria era k ela fosse abaixo de F3 :P
     
  7. com superior a F8 ja deves conseguir focar a pessoa e o background, mas cm ja foi dito, td depende da distancia k estas da pessoa e da distancia k a pessoa o background, kanto maior for cada uma delas maior o F number k tens de usar
     
  8. mundano

    mundano Power Member

    Pelo teu post inicial percebe-se que tás no inicio da "verdadeira" fotografia em que tu controlas as coisas... Por isso não desanimes, no inicio é mesmo assim, as vezes faz-nos falta os automatismos das compactas, mas quando começares a perceber o controlo que agora tens e antes não tinhas nunca mais consegues voltar atrás..


    Quanto à tua questão... Antes de mais, é impossível focar um objecto e o fundo ao mesmo tempo. Só consegues focar um plano de cada vez... Agora, haverá sempre uma area antes e depois desse plano que ficará relativamente nitida.. E à medida que te afastas do plano fica cada vez menos nitido, até que fica completamente desfocado..

    Essa area em que está suficientemente nitido, chama-se profundidade de campo.. E como já disseram há alguns factores que influenciam a profundidade de campo.


    1º Abertura da lente. Quanto maior a abertura, mais pequena será a profundidade de campo.. A F/3.5 terás muito pouca profundidade, a F/11 terás profundidade desde alguns metros até ao infinito.

    2º Distancia focal da lente. Quanto mais longa for a lente, mais pequena será a profundidade de campo. Com a tua teleobjectiva no máximo do zoom, terás uma profundidade de campo muito menor do que com a lente mais curta no minimo do zoom.

    3º A distancia relativa entre ti o objecto e o fundo. Grosso modo, quanto mais perto de ti e consequentemente, mais longe do fundo estiver o objecto, maior é a probabilidade de o fundo ficar completamente desfocado.



    Dito isto, tens toda a informação que precisas para focar o perto e o fundo. Agora, na fotografia cada escolha implica sempre um compromisso. Para aumentares a profundidade de campo, vais ter que fechar a lente, trabalhar com menos luz o que depois acarrecta outros problemas.. Embora em dias de sol isso seja irrelevante, tal a quantidade de luz disponivel.


    Só para acabar, devo dizer-te que com o tempo vais aperceber-te que na maior parte das vezes é bem mais interessante focar apenas o principal, e deixar o resto como um cenário desfocado que dá um contexto à fotografia mas não distrai do que é importante. Além de que os olhos vão sempre, sempre para a parte nitida da foto. E usar criativamente a profundidade de campo é uma forte ferramenta para destacar uma parte da fotografia no meio do resto.



    Repara nestas fotos tiradas ao acaso do Google...

    [​IMG]


    Aqui o homem está em perfeita focagem, tudo o resto apesar de relativamente perceptivel está desfocado. Esta é a unica forma de fazer sobressair o homem e não ser mais um no meio da multidão...




    [​IMG]

    Neste caso é usado um efeito ainda mais extremo para fazer destacar completamente o objecto principal e usar o desfocado apenas como pano de fundo que não distrai nem rouba protagonismo.



    Só para acabar, a profundidade de campo ao contrario do que disseram pode ser infinita.
     

Partilhar esta Página