1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda como focar o motivo pricipal e o fundo

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por pedroaguas, 21 de Maio de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1330)

1. Depois de quase 2 meses de indecisão la me decidi por comprar a minha primeira slr (nunca tinha fotografado com uma antes), decidi-me pela olympus e-510, o kit das duas lentes que comprei por 699 euros na vobis do dolce vita no dragão (foi o melhor preço que consegui numa loja física).
    A verdade é que devido a minha inexperiência me deparo com um problema que não consigo resolver e por isso apelo ao apoio dos experts que andam por este fórum.
    Quando fotografo uma pessoa fora de casa ou foco a pessoa ou foco o fundo, não consigo que fique nítido tanto a pessoa como o fundo.
    Que aselhice é que estou a fazer? perdoem-me a franqueza mas estou farto de andar as voltas com isto e não me estou a safar...se me puderem dar uma ajudinha agradeço.

2. Fatalit1-4

Fatalit1-4 [email protected] Member

Tens de usar uma maior profundidade de campo!
    Ou seja, usa uma pequena abertura (maior "f"), teras maior profundidade de campo!

3. Marat

Marat Power Member

Isto se ñ me engano e se estou em erro corrijam,penso eu de que,na rodinha terás um programa que penso eu que é o A que significa Aperture,isto é da-te prioridade á escolha pessoal da abertura compensando a sobre-exposição automaticamente na velocidade do obturador,então se não estou em erro tenta seleccionar um F alto para teres o que desejas.
    Acho que assim resolverás o teu problema,ja agora parabéns pela compra.
    Boas fotos:003:

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Tal como já foi dito, ao usares um F alto consegues aumentar a profundidade de campo. Mas a profundidade de campo não depende só da abertura da lente. A profundidade de campo depende também da distância focal que estás a usar, da distância entre a máquina e o que estás a fotografar, e da distância entre o que estás a fotografar e o fundo.

Na prática, nunca vais conseguir focar tudo e mais alguma coisa. Existe uma profundidade de campo, que pode ser maior ou menor, mas nunca é infinita.

Já agora, uma dica: O focares a pessoa, desfocando o fundo, é uma coisa positiva e não negativa. A maioria das pessoas pergunta exactamente o contrário de ti. :) "Como é que consigo focar só a pessoa?"

5. Muito obrigado pela rápida resposta.
    Estive a por em pratica as vossas ajudas e realmente nota-se a diferença.
    Agora é praticar...

6. Quetzal

Quetzal Power Member

Aperturas máximas! ainda no outro dia me estava a perguntar porque raio a lente ia até F30 ou lá o que era quando o que eu keria era k ela fosse abaixo de F3 :P

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

com superior a F8 ja deves conseguir focar a pessoa e o background, mas cm ja foi dito, td depende da distancia k estas da pessoa e da distancia k a pessoa o background, kanto maior for cada uma delas maior o F number k tens de usar

8. mundano

mundano Power Member

Pelo teu post inicial percebe-se que tás no inicio da "verdadeira" fotografia em que tu controlas as coisas... Por isso não desanimes, no inicio é mesmo assim, as vezes faz-nos falta os automatismos das compactas, mas quando começares a perceber o controlo que agora tens e antes não tinhas nunca mais consegues voltar atrás..

Quanto à tua questão... Antes de mais, é impossível focar um objecto e o fundo ao mesmo tempo. Só consegues focar um plano de cada vez... Agora, haverá sempre uma area antes e depois desse plano que ficará relativamente nitida.. E à medida que te afastas do plano fica cada vez menos nitido, até que fica completamente desfocado..

Essa area em que está suficientemente nitido, chama-se profundidade de campo.. E como já disseram há alguns factores que influenciam a profundidade de campo.

1º Abertura da lente. Quanto maior a abertura, mais pequena será a profundidade de campo.. A F/3.5 terás muito pouca profundidade, a F/11 terás profundidade desde alguns metros até ao infinito.

2º Distancia focal da lente. Quanto mais longa for a lente, mais pequena será a profundidade de campo. Com a tua teleobjectiva no máximo do zoom, terás uma profundidade de campo muito menor do que com a lente mais curta no minimo do zoom.

3º A distancia relativa entre ti o objecto e o fundo. Grosso modo, quanto mais perto de ti e consequentemente, mais longe do fundo estiver o objecto, maior é a probabilidade de o fundo ficar completamente desfocado.

Dito isto, tens toda a informação que precisas para focar o perto e o fundo. Agora, na fotografia cada escolha implica sempre um compromisso. Para aumentares a profundidade de campo, vais ter que fechar a lente, trabalhar com menos luz o que depois acarrecta outros problemas.. Embora em dias de sol isso seja irrelevante, tal a quantidade de luz disponivel.

Só para acabar, devo dizer-te que com o tempo vais aperceber-te que na maior parte das vezes é bem mais interessante focar apenas o principal, e deixar o resto como um cenário desfocado que dá um contexto à fotografia mas não distrai do que é importante. Além de que os olhos vão sempre, sempre para a parte nitida da foto. E usar criativamente a profundidade de campo é uma forte ferramenta para destacar uma parte da fotografia no meio do resto.

Repara nestas fotos tiradas ao acaso do Google...

Aqui o homem está em perfeita focagem, tudo o resto apesar de relativamente perceptivel está desfocado. Esta é a unica forma de fazer sobressair o homem e não ser mais um no meio da multidão...

Neste caso é usado um efeito ainda mais extremo para fazer destacar completamente o objecto principal e usar o desfocado apenas como pano de fundo que não distrai nem rouba protagonismo.

Só para acabar, a profundidade de campo ao contrario do que disseram pode ser infinita.

Partilhar esta Página