[AJUDA] Como montar uma pequena rede

Boas, a duvida é esta mesmo. tenho um pequeno escritorio para onde nos estamos a mudar agora (são 5 computadores e um servidor) e queria saber como ligar a rede.
Tenho um router da vodafone ADSL e queria partilhar a ligaçao para as 8 tomadas de rede que o escritorio tem mas o router só tem quatro portas, como posso fazer? O que preciso comprar?

Quanto ao servidor aquilo está uma confusao desgraçada e agora que estamos em mudanças o que eu quero é formatar tudo, o servidor e os 5 computadores e reinstalar os diversos windows, 4 XP, 1 Vista e 1 Windows Small B. Server 2003 e configurar toda a rede de forma a que toda a informaçao de utilizadores esteja no servidor e os diversos postos de trabalho vao lá buscar a informaçao, ou seja, os postos de trabalho ficam so com o utilizador "ADMINISTRADOR" e o utilizador manel e jaquim estao gravados no servidor e independentemente do computador que usam podem abrir sessão e cada um tem as suas limitaçoes.

Alguem me pode ajudar?
 
tens um router de 4 portas ... ligas uma das portas a um switch de 5 portas ... ficas assim com um total de 8 portas ....

com um router wireless .. é só instalar e está a andar ... um pen wireless em cada pc e está feito ...
 
boas, entao é só ligar do router para um switch? nao tenho que configurar nada? qual a diferença entre switch e hub?

e quanto à configuraçao dos pc´s?

mais uma coisa, o que é melhor, um switch 10/100/1000 ou um switch 10/100BaseTX?
 
Última edição:
um hub é o mais barato, menos inteligente e menos complicado. O que faz é bastante simples: Qualquer pacote(informação) que receba numa porta, ele envia para todas as outras portas. É completamente ignorante no tipo de data que transmite.

um switch faz o que um hub faz, mas de maneira mais eficiente. Ele presta atenção ao tráfego que passa por ele, consegue "aprender" aonde está aquela "morada" em particular. Por exemplo, se ele vê trafego vindo da máquina A na porta 2, ele fica a saber que a máquina A está ligada na porta 2 e que qualquer tráfego dirigido à máquina A deve ser redireccionada para apenas essa porta. Em redes congestionadas comparado com o HUB nota-se melhoramentos consideráveis a nivel de velocidade.

Eu em minha casa tambem tenho um router ADSL, não vinha com wireless, mas como tinha um router wireless liguei um ao outro e fiquei a usufruir de wireless e cabo, no meu caso tenho 6 portas ethernet disponiveis(4 num e 2 no outro) e 31 wireless (permite 32).

Se o tráfego de rede for pouco, podes usar os routers normais e as pens/placas wireless G. Se for muito e quiseres rapidez usa cabo CAT-6 e Router que suporte Gigabit / Wireless norma N. Para usufruires de redes Gigabit (1000MBPS) tudo tem que ser Gigabit (placas/cabo/router/switch etc..).

Em relação ao fazerem o login no servidor. Tens que criar um dominio no sbs 2003 antes de mais... mas aqui tens mais informações e links.

boa sorte
 
cool, explicas as cenas de forma simples! ja vou ver isso do dominio e ja meto as minhas duvidas.

quanto à rede tudo é 10/100/1000 excepto o switch que vai ser um novo e os cabos nao faço ideia... alguns sao UTP, outros TVHV de 4 pares... entao e 10/100/1000 ou 10/100Base TX? qual a diferença?

mais uma coisa, eu queria ter varios email do tipo [email protected] e um site do genero www.nomedaempresa.pt, como posso fazer isso? isso é um dominio não é?
 
Última edição:
Para isso precisas de comprar o dominio. Informa-te junto da DNS.PT para criação. Sendo empresa podes usufruir de dominios .pt (visto que acho que ainda nao foi liberalizado)

Podes colocar o dominio a "apontar" para o teu servidor mas para isso precisas de configurar o IIS no SBS. Outra alternativa é pagares alojamento numa empresa que o faça e ficares a pagar o alojamento a eles(se quiseres pagas o dominio a eles tambem em vez de ser à dns.pt).

Compensa mais usares o SBS para fazeres o alojamento, mas é necessário mais "trabalho" a configurares o IIS, existem muitos tutorias na internet que ensinam passo a passo. Para criação de e-mails precisas de ter o Exchange Server instalado. Se criares e configurares tudo isto tens o espaço que quiseres para e-mails e website além de trafego (conforme o teu ISP te fornecer).

Se criares uma conta de alojamento, pagas pelo espaço (apenas) que utilizas e a criação de e-mails é quase instatanea, mas tás sempre limitado ao espaço que alugas. O dominio até ser criado demora normalmente 1 dia.

Se quiseres saber preços de alojamentos baratos entra em contacto comigo (por mensagem privada) e posso-te indicar a empresa com que trabalho.
 
para uma pequena empresa com um publico alvo muito limitado e por isso com pouco trafego compensa mais alugar alojamento ou "comprar" dominio e alojar em servidor proprio?
 
para uma pequena empresa com um publico alvo muito limitado e por isso com pouco trafego compensa mais alugar alojamento ou "comprar" dominio e alojar em servidor proprio?

Alojar num servidor próprio depreende que tenhas alguns conhecimentos na área de administração de sistemas por assim dizer. Nao sei quais sao os teus conhecimentos neste género de área mas se nao te dás muito bem, o melhor é se calhar ir para um alojamento pago/alugado que normalmente vem com Cpanel que te permite configurar tudo de uma forma mais simples.

Cumps
 
Queres evitar tempo/chatices/questões de segurança, com configurações de IIS/Apache, Exchange Server ou outros?

compra alojamento.

Para a questão do dominio, instala o SBS, normalmente vem com 5 CAL's, se chegarem então cria o domain.
 
ok, comprar alojamento é o melhor =P

ja comecei a instalar os locais de trabalho, o switch ainda nao pedi nenhum pois nao sei se ei de escolhar 10/100Base TX ou 10/100/1000, julgo ser melhor o 10/100/1000, mais rapido, penso, mas como o 10/100/Base TX é mais caro fiquei naquela... afinal qual é melhor?
 
bom ninguem respondeu acabei por escolher um switch 10/100/1000.

sera que agora me podem explicar como posso fazer RAID com 2 discos sata?

Espero nao estar a abusar da boa vontade =P
 
Back
Topo