[AJUDA] Como substituir router/modem NOS?

ZeMartelo

Membro
Boas, recentemente fiz um contracto e instalaram-me o giga router 5.0 (TCG310J).
Surpresa a minha quando vejo que as configs são feitas remotamente e extremamente limitadas, pelo o que disseram isto é devido ás novas leis da protecção de dados.
Para alem disso a porta 4567 está sempre aberta ao que parece para receber actualizações de firmware.

Questões: como posso substituir completamente o router?
Que modem devo comprar?
Necessito de credencias para configurar wan?
Quais são as vlans?
Existe algum firmware da marca que me deixe dar a volta a isto tudo?

(A ligação é por cabo coaxial)

Liguei para o 16990 mas disseram-me que tinha de ligar para o apoio informático e pagar 34cents/min
 
Que eu saiba não podes trocar de equipamento, mas podes ativar o modo bridge na porta 4 (fica a funcionar como modem nessa porta) e depois ligas um outro equipamento para fazer de router.
 
Uma outra possibilidade é configurar o teu router com IP estático fora da gama de DHCP do router da NOS e depois na configuração do router da NOS (presumo que dê, tenho o power router 4.0 e dá) atribuir ao IP estático do teu router uma zona DMZ. Basicamente vais deixar passar tudo até ao teu router o da NOS apenas servirá de modem. Pelo que tenho lido aqui de limitação da velocidade em bridge a 200Mbps pode ser uma solução, assim como também não perdes os extras relativos a estares conectado à tua rede interna.
 
Update. Obrigado pelas vossas respostas.

Mas o que eu quero mesmo é ver-me livre destes equipamentos.

Entretanto contactei a linha comercial algumas 3 vezes e todos me deram uma resposta diferente.
Um disse que não envia tecnico outro disse que ficava agendado, ao que parece cada um diz aquilo que lhe apetece.

No que diz respeito ao router parece que não têm solução.
Será que obrigam até as empresas a utilizar este router?

Alguem aqui já tentou fazer um contracto sem equipamentos/instalação?
 
Tenho uma dúvida que gostava que me esclarecessem, existe uma grande diferença, para melhor, do router 4.0 para o 5.0? É que estou num processo de renegociação com a NOS e pretendo perceber se vale a pena "batalhar" pelo upgrade do router ou não. Comparando o router 5.0 com um TP-LINK ARCHER C5 v1.20 (https://www.tp-link.com/pt/home-networking/wifi-router/archer-c5/#overview) (https://www.tp-link.com/pt/support/download/archer-c5/v1.20/) qual é melhor? Presumo que seja o tp-link, por isso, será irrelevante para mim impor a troca de equipamento, certo? Digo isto porque tenho o router 4.0 em modo bridge e o Archer C5 a servir de router principal...!
 
Então acho que deves ficar melhor pelo 4.0. Imagina que o 5 dá stresses a fazer o bridge ou assim. Ele é mais conehcido por não fazer é ligações a smart devices.
 
Então acho que deves ficar melhor pelo 4.0. Imagina que o 5 dá stresses a fazer o bridge ou assim. Ele é mais conehcido por não fazer é ligações a smart devices.

Pois, acho que não vou exigir a troca do router 4.0 pelo 5.0...no meu caso não deve compensar pois tenho-o a servir de bridge e o Archer C5 como router principal! Tenho tudo configurado corretamente e com dois repetidores associados, por isso, nem vou mexer que para já tem estado tudo a funcionar em pleno. A partir do momento que o meu Archer C5 é melhor do que qualquer router da NOS, acaba por ser irrelevante o equipamento que eles me disponibilizam.
 
senao tens problemas de voz fixa no 4 e usas bridge , não vais ter melhorias. Eu por exemplo troquei porque o 4 tinha esse problema voz fixa e nao funcionava com powerlines ligados

5 tem a vantagem de ser docsis 3.1 e ter mais portadoras download e upload, apesar que por exemplo na Madeira eles estao testar aumento upload em clientes com equipamentos docsis 3.0


o 5 como disseram atras, tem problema grave com dispositivos smart home, quem tem a casa repleta destes aparelhos tem um problema em mãos
 
Última edição:
senao tens problemas de voz fixa no 4 e usas bridge , não vais ter melhorias. Eu por exemplo troquei porque o 4 tinha esse problema voz fixa e nao funcionava com powerlines ligados

5 tem a vantagem de ser docsis 3.1 e ter mais portadoras download e upload, apesar que por exemplo na Madeira eles estao testar aumento upload em clientes com equipamentos docsis 3.0

Apesar do pacote que tenho atualmente incluir serviço telefone fixo, eu não o utilizo e nem sequer tenho telefone ligado ao router...esse serviço tenho-o com outra operadora (MEO)! Quanto aos powerlines/repetidores nunca me deram problemas com o router 4.0 mas poderá ser por eu o ter apenas em modo bridge. Tenho o Archer C5 e dois repetidores tp-link a fazerem o trabalho todo.
 
Podes substituir
Boas, recentemente fiz um contracto e instalaram-me o giga router 5.0 (TCG310J).
Surpresa a minha quando vejo que as configs são feitas remotamente e extremamente limitadas, pelo o que disseram isto é devido ás novas leis da protecção de dados.
Para alem disso a porta 4567 está sempre aberta ao que parece para receber actualizações de firmware.

Questões: como posso substituir completamente o router?
Que modem devo comprar?
Necessito de credencias para configurar wan?
Quais são as vlans?
Existe algum firmware da marca que me deixe dar a volta a isto tudo?

(A ligação é por cabo coaxial)

Liguei para o 16990 mas disseram-me que tinha de ligar para o apoio informático e pagar 34cents/min


Podes substituir o Router, o meu actualmente (4.0), está dentro de uma gaveta! Não estou a utilizar o telefone fixo (não preciso), mas até isso dá para por a funcionar. Estou a usar um Asus Ac86u ligado directamente ao ONT.

Vê aqui https://forum.nos.xx/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/trocar-router-da-nos-8619 está lá a configuração que tens que implementar

Tenho perdas de conexão diariamente, ainda não consegui perceber se é do router se da ligação, mas basta fazer um restart (script automatico) à porta Wan e tudo a funcionar
 
Podes substituir



Podes substituir o Router, o meu actualmente (4.0), está dentro de uma gaveta! Não estou a utilizar o telefone fixo (não preciso), mas até isso dá para por a funcionar. Estou a usar um Asus Ac86u ligado directamente ao ONT.

Vê aqui https://forum.nos.xx/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/trocar-router-da-nos-8619 está lá a configuração que tens que implementar

Tenho perdas de conexão diariamente, ainda não consegui perceber se é do router se da ligação, mas basta fazer um restart (script automatico) à porta Wan e tudo a funcionar
Muda-lhe o modo QOS - deve ser isso que te "apaga" a ligação
 
Podes substituir



Podes substituir o Router, o meu actualmente (4.0), está dentro de uma gaveta! Não estou a utilizar o telefone fixo (não preciso), mas até isso dá para por a funcionar. Estou a usar um Asus Ac86u ligado directamente ao ONT.

Vê aqui https://forum.nos.xx/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/trocar-router-da-nos-8619 está lá a configuração que tens que implementar

Tenho perdas de conexão diariamente, ainda não consegui perceber se é do router se da ligação, mas basta fazer um restart (script automatico) à porta Wan e tudo a funcionar


Boas,

Sabes como configurar o telefone?
Tenho um Fritzbox 7590 e um Asus RT-AC86U. No Asus ainda não testei nada, mas no Fritzbox, ao tentar configurar o telefone pede o user, a pass, registrar e dominio... dá para saber estes dados? e no Asus, não é preciso?
Em relação à internet é facil, é só colocar a vlan e está a bombar, o problema é mesmo o telefone e iptv...
 
Boas,

Sabes como configurar o telefone?
Tenho um Fritzbox 7590 e um Asus RT-AC86U. No Asus ainda não testei nada, mas no Fritzbox, ao tentar configurar o telefone pede o user, a pass, registrar e dominio... dá para saber estes dados? e no Asus, não é preciso?
Em relação à internet é facil, é só colocar a vlan e está a bombar, o problema é mesmo o telefone e iptv...
No fritzbox o serviço de telefone é SIP, na NOS o serviço de telefone é IP Phone.

No Asus desconheço.
 
No fritzbox o serviço de telefone é SIP, na NOS o serviço de telefone é IP Phone.

No Asus desconheço.

No Fritzbox (num modelo mais antigo) já tive um n.º voip da MEO (Sapo na altura, acho) e funcionava bem, o problema é que agora dá para colocar a vlan para configurar o internet phone, mas depois obriga a colocar os dados de acesso, que julgo ser o problema habitual na substituição dos routers das operadoras...
No Asus, como não tem telefone, teria de fazer só passagem e, segundo vi num forum, com a utilização de um Cisco SPA112 estaria resolvido.
Eliminar o router da NOS seria algo fantástico!
 
Boa noite

tenho o modem da nos o 3.0 salvo erro, na net encontra se muita gente a vender o gigarouter , se eu comprar e ligar o meu cabo ao modem ele vai funcionar normalmente ou nem por isso.
Obrigado
 
Boa noite

tenho o modem da nos o 3.0 salvo erro, na net encontra se muita gente a vender o gigarouter , se eu comprar e ligar o meu cabo ao modem ele vai funcionar normalmente ou nem por isso.
Obrigado
nem por isso. O sistema da NOS tem que enviar um sinal de net e voip para o router. Como n envia :/
 
Back
Topo