Ajuda - compra de máquina fotográfica

lasanha

Membro
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina
  1. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?:
500 no máximo
  1. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Fotos das férias, viagens, fazer vídeos
  1. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Todo o lado - maioritariamente fotos de dia
  1. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Casual - sem experiência
  1. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
nenhum
  1. COMO É A TUA "REDE":
Nenhuma
  1. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Indiferente. Preferência por loja fisica mas pode ser alguma virtual desde que portuguesa.

Percebo zero deste assunto e por isso recorro a vós para obter algum feedback. O objectivo é mesmo ter mais qualidade nas fotografias (possibilidade de serem reveladas) nas viagens que efectuo durante as férias. Não são fotografias para redes sociais, a intenção é mesmo ter fotografias que retratem com o máximo de qualidade possivel os locais e possivelmente, fazer albuns de viagens.

Do que pesquisei, percebi que deveria ser algo mirrorless. Ou está engando?
Foi-me sugerido a Canon EOS M200 + M 15-45mm f/3.5-6.3 IS (APS-C) por 500€. Consideram uma boa compra?
A qualidade das fotos é boa e tem video 4K.

Muito obrigado desde já.

Mas vais fazer impressões maiores do que, por exemplo, A4?

É que para A4 até um telemóvel porreiro consegue safar a coisa com boa qualidade. Para esses tamanhos pequenos não há real necessidade dum equipamento dedicado.

Epah, mas os telemóveis não acompanham uma boa máquina compacta/bridge que tenha algum zoom. Fartei-me de viajar e tirar fotos com os meus Galaxys, S6 e S9, cada um na sua altura topos e do melhor que havia em termos de câmara. As fotos usam-se mas são fraquitas.

@lasanha a principal pergunta, além do tamanho das impressões, é o quanto te vais dar ao trabalho de usar a máquina. A maioria das pessoas que compra DSLR/mirrorless vai atrás a qualidade e depois acabam na gaveta porque são grandes, porque são mais complicadas de usar ou porque são inconvenientes com trocas de lentes e afins.

Se a ideia é só ter qualidade, sim a M200 tem qualidade para dar e vender, especialmente se lhe meteres uma boa lente. Embora 500€ seja puxado, comprei uma por menos que isso numa grande superfície e há mais de 1 ano atrás. E há outras opções boas de mirrorless perto dos mesmos valores ou usadas, mantendo o que referi acima.

Se queres uma máquina capaz de fazer tudo, que com o toque de um botão tanto capta uma paisagem como algo mais longe, mantendo uma qualidade decente, tens que ir para uma superzoom (compacta ou bridge).
Tens opções por metade desse orçamento como as Sony WX350/500 e Panasonics TZ70/80, etc, assim como talvez sejas capaz de encontrar uma Sony RX100 IV ou V perto desses valores usada ou quem sabe até algum resto de stock em loja.

Eu diria para poupares o dinheiro, a menos que estejas muito certo. E aí diria para poupares na mesma, porque se levares isto a sério, sai bastante caro (basta veres os três exemplos que te responderam, os três a levar a fotografia a sério, os três com mirrorless e os três "estoiraram" mais que 5x mais do que o orçamento que aqui colocas (que não significa que não seja possível fazer com menos)).

Acho que ou telemóvel ou, no máximo, superzoom ou bridge.

Não cortando as fotos, o telemóvel dá perfeitamente para fazer impressões 10x15, 20x15, e até um bocadinho mais com imagem perfeitamente nítida. Basta ver os testes que o Jared Polin faz regularmente a imprimir fotos do iPhone em tamanho A2 (sim...A2).

e os três "estoiraram" mais que 5x mais do que o orçamento que aqui colocas
Provavelmente mais de 20 vezes o orçamento :biglaugh:

Não cortando as fotos, o telemóvel dá perfeitamente para fazer impressões 10x15, 20x15, e até um bocadinho mais com imagem perfeitamente nítida. Basta ver os testes que o Jared Polin faz regularmente a imprimir fotos do iPhone em tamanho A2 (sim...A2).
Em termos de resolução, chega e sobra. Mas em termos de qualidade a partir de um certo tamanho já não é o mesmo e aí vai do que a pessoa quer. Particularmente quando envolve focais elevadas.
Assim de cabeça ocorre-me uma foto que tenho do parlamento Hungaro, tirada do outro lado do rio e como tal com recurso a zoom. Um S9, um Huawei e um Asus em 2019, todos ainda o topo de gama ou prestes a ser substituídos... E a minha Coolpix teria feito melhor que os 3 juntos.
Da minha experiência pelo menos, os telemóveis só se mantêm "competitivos" enquanto te mantiveres na focal da lente.

Provavelmente mais de 20 vezes o orçamento :biglaugh:
Olha aí que as mulheres podem ler isto e depois cascam num gajo... Eu disse à minha que foi oferta das Pringles. :lol:

Conheço várias pessoas que na ilusão de que uma máquina melhor daria melhores resultados, acabaram por voltar ao telemóvel. Mais pesada, mas complicada de usar e sem processamentos automáticos que dão aquele "pop" a muitas fotografias... sem pós processamento, é fácil ter fotografias "aborrecidas" com uma máquina melhor. Para não falar no zoom limitado face ao orçamento disponível.

Por isso sugeri também uma compacta ou Bridge... Por exemplo, as Sony RX100 no modo automático mais "sofisticado" já aplicam muita IA às fotos, com resultados surpreendentes.

É uma forte possibilidade, a que o telefone te seja suficiente.

Em alternativa, seria uma câmara com um zoom jeitoso, para poderes registar algumas imagens na distância sem fazeres cortes às fotos. Se bem que hoje em dia alguns telefones também já fazem isso.

Back