[Ajuda] Compra de TV 32"

jesv

Membro
Viva,

Estou a pensar adquirir este televisor, SONY KDL-32EX650 que será o meu primeiro LCD LED.
No entanto, gostaria de obter algumas opiniões quanto a esta opção e alternativas que poderei encontrar com caracteristicas semelhantes ou superiores, sem ultrapassar o valor de 500€.

290314.jpeg


Algumas características que me atraem nesta Sony:

- Design
- Full HD (1920 x 1080)
- Wi-Fi
- internet c/ web browser
- Gravação/Reprodução USB

Acrescento que a nível de imagem, as experiências mais consistentes que tenho de televisores deste género são os LCD's dos meus pais, um Philips 42PFL5603D/12 e um Samsung LE32S81BX/XEC, que sinceramente não me atraem pela imagem e cores apresentadas. Espero que neste aspecto, os televisores recentes estejam bem melhores.
Pensei que o factor LED viesse melhorar estes aspectos, mas pelo que tenho visto no forum não será bem assim, no entanto continuo a preferir a aquisição da tecnologia LED em deterimento dos LCD "originais" ou os Plasma, já que no último tive a experiência próxima de um que o meu pai teve e que durou pouco mais de 2 anos, além do consumo aos "100" :D

A televisão não tem sido prioridade para mim, mas já é hora de actualizar.

Agradeço desde já a v/ ajuda.
Obrigado ;)
 
Última edição:
Serão estas, boas ou melhores alternativas à Sony?

- LG 32LS5600
- LG 32LS570S
- Philips 32PFL5606H
- Philips 32PFL3517H
- Philips 32PFL4007H
- Samsung UE32D5500
- Samsung UE32EH5000
- Samsung UE32EH5300
- Samsung UE32ES5500

Uma opinião era bem vinda :)
Obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
Tb ando à procura de uma LED 32".

Fui a uma ***** ontem com ficheiros numa pen para ver a imagem de algumas TVs.

Quanto à philips pus de lado pq embora tenham uma imagem agradavel em termos de leitura pela pen deixou-me algo a desejar com problemas na legenda, problemas a expandir a imagem de um ficheiro 720p pois não respeitava o aspect ratio.

A SS EH5000 e a LGLS5600 são muito semelhantes em qualidade de imagem. A SS é bastante mais grossa pq esta série é backlight LED e não EDGE LED e falam que em termos de som será melhor porque possuem umas caixas de altifalantes melhores pois podem ser mais volumosas. Na loja não foi possivel aferir isso devido ao som ambiente. Além disso a SS tb tem a mais conseguir descodificar DTS e lêr as legendas embutidas no ficheiro que estejam em softsub. Outro aspecto que gostei mais em relação à LG foi a fonte da legenda usada sendo a da SS mais arredondada onde a da LG apresentava arestas mais rectas.

Quanto à ES nem considerei primeiro porque era mais cara e depois pq a imagem apresentada não parecia que valesse a pena. Fui com um colega que tem uma 32D6000 e chateou-me para ver a imagem dela. Já não havia e o mais aproximado era a 40D6000. Quando cheguei à beira reclamei logo de ela parecer um espelho. Via-se muito o reflexo na TV mas com as luzes todas em cima dela lá na loja não ajudava. Relutante coloquei a pen na TV e WOW. A imagem era fantástica. Mesmo os ficheiros 720p que eu levava ela fazia um trabalho de upscale exemplar. a imagem além de apresentar muito mais brilho tinha tb uma definição melhor pq nas duas anteriores podia ver um ligeiro grão na imagem e nesta nada. Fiquei fã.

Gostava de ver uma 32D5000 pq a D6000 está muito cara e é SmarTV e 3D que a mim não me diz nada, mas não havia D5000 no expositor e não me parece que vá conseguir porque estão em fim de linha esses modelos.

Agora a minha dúvida será se a série 5 consegue apresentar a mesma qualidade de imagem e se numa sala com as luzes mais equilibradas o reflexo não é tão notório.
Se por acaso alguém teve oportunidade de ver as duas a trabalhar e puder dar algum feedback agradecia.

No teu caso convém pensares se a funionalidade SmarTV te diz alguma coisa. A EH5000 não é nem a LS5600. As outras Samsung e a outra LG são e são mais caras.
 
Boas,

Antes de mais obrigado pelo teu relato.

Hoje tive igualmente oportunidade de ver a Samsung EH5000 a funcionar e fiquei bastante agradado com a imagem, som não deu para perceber porque com o barulho da loja é para esquecer.
De facto notei que é uma TV mais espessa em relação a muitas outras, mas agora vejo porque. Essa tecnologia backlight LED tem alguma vantagem sobre a EDGE LED além da desvantagem da espessura? (entretanto vou investigar)
Ainda em relação à EH5000 fiquei ligeiramente desiludido com o aspecto exterior, achei muito plástico, mas também pelo preço que se consegue na net (350€) acho que continua a ser uma hipotese a considerar.

A D5000 ainda não vi a funcionar, mas pensei que a nível de imagem fosse idêntica à EH5000 ou à ES5500 e que esta fosse a versão 2012 desse modelo, mas pelos vistos não deve ser :D
A D6000 só difere para a D5000 pela função smart TV e 3D?

Apesar da minha opção inicial, a Sony, ter smart tv e achar piada (principalmente a função web browser) não será factor decisivo na escolha.
A Sony tem um design mais interessante, por exemplo face a Samsung, mas a diferença de valor é bastante.

A função 3D para mim também não tem interesse.

Presumo que no teu caso estás indeciso entre a EH5000 e a D5000, sendo a última a melhor opção confirmando a imagem idêntica à D6000?

Já agora sendo a D5000 modelo do ano passado, qual é a sucessora deste ano? Não será melhor opção comprar uma TV deste ano?
 
Como são as legendas do TXL32E5?
Já vem com os óculos 3D incluídos?

Boas,

As legendas não são muito grandes, mas percebem-se perfeitamente. Só vi um filme com legendas, por norma é sempre sem legendas, mas consegui e quem estava ao meu lado também conseguiu ler sem problemas.

Tem uma coisa boa (além da qualidade no geral de imagem e som), consegue ler ficheiros com áudio DTS. Pelo menos dos que testei. Mas se quiseres posso testar algum ficheiro vídeo/áudio em particular..

Em relação ao 3D, esta TV não tem 3D..logo não são precisos óculos 3D para nada. :P
 
Pois, a TXL32ET5 é que tem 3D.

Uma troca de um E por um T e fiquei eu a ver em 3D :003:

Perguntei pelas legendas, porque sei que há aí umas TV's em que a fonte que usam nas legendas é horrível e dificulta imenso a sua leitura. Pelo que me disseram, as Sony são um desses exemplos.
 
Tens aí umas quantas dúvidas que tb me apoquentam.

Tb pensei que a EH fosse a série correspondente à D do ano passado, mas não deve ser, pois as tecnologias utilizadas são muito diferentes e a gama de preços tb não correspomnde uma à outra.
A nivel de imagem gostava de ver uma ao vivo pq não sei até que ponto não será muito diferente para a D6000.

Respostas Às tuas perguntas

A D6000 só difere para a D5000 pela função smart TV e 3D?
Talvez mas sem certeza, a D5500 tem smart TV mais q a 5000 e a série 6 teria o 3D a mais.

Presumo que no teu caso estás indeciso entre a EH5000 e a D5000, sendo a última a melhor opção confirmando a imagem idêntica à D6000?

Estou indeciso entre essas duas confirmando imagem idêntica e que não seja um espelho quando estou a ver TV de dia.

Já agora sendo a D5000 modelo do ano passado, qual é a sucessora deste ano? Não será melhor opção comprar uma TV deste ano?

Ando a pesquisar a tentar perceber qual a sucessora. Acredito que seria melhor opção comprar modelo recente visto que acredito que as marcas melhorem a cada ano que passa mas o que é verdade tb é já se viu televisões a sairem depois piores pq colocam novas tecnologias que Às vezes saem "furadas"..

Quanto ao Edge LED:

Se te quiseres entreter um bocado:

http://reviews.cnet.com/2795-6482_7-399.html
[URL="http://hometheater.about.com/od/televisions/qt/ledlcdtvfacts.htm"]http://hometheater.about.com/od/televisions/qt/ledlcdtvfacts.htm
[URL="http://www.htforum.com/vb/showthread.php/151392-Diferen%C3%A7as-entre-Backlights-de-LEDs-e-LCDs"]http://www.htforum.com/vb/showthread.php/151392-Diferen%C3%A7as-entre-Backlights-de-LEDs-e-LCDs
[URL="http://www.tecmundo.com.br/lcd/3200-por-que-tvs-de-led-nao-existem-.htm"]http://www.tecmundo.com.br/lcd/3200-por-que-tvs-de-led-nao-existem-.htm

[/URL][/URL][/URL]Em resumo:
A tecnologia Edge é feita com a colocação de ledsno topo e no fundo outras nos lados esquerdo e direito das TVs e algumas em todos os lados.
A full led como disse os leds estão na parte de trás do painel e ilumina a superficie traseira. As melhores logo mais caras tem uma tecnologia chamada local micro-dimming ou outros nomes parecidos que permite desligar os leds que não são precisos o que permite melhores pretos e controlo sobre as cores.
Tb se fala em edge LED com essa tecnologia mas não sei bem como funciona.
As Edge tem uma vantagem- fazer TVs mais finas.
Problemas que podem apresentar:
- como estão de lado a imagem pode sofrer de uniformidade, ou seja, para o centro da imagem a luz pode ser mais fraca visto que a luz parte dos lados.
- Podem ter luz a "sangrar" da moldura da Tv. Isso parece acontecer na montagem da TV. Se for bem montada ela não apresenta esse problema! As primeiras (2010) parece tb que sofriam mais do que as mais recentes.

Quanto à samsung série EH o que falta saber é quantos leds é que eles colocaram nas TVs. Porque levam muitos mais leds as full-LEd são mais caras, o que se fala é que a samsung consegue com menos LEDS obter uma imagem boa. Mas ainda não se fala muito nestas TVs logo reviews na net é coisa rara.

Se tiveres hipotese leva uma pen a uma loja e procura por uma D5000 ou D6000 a ver se encontras. Põe uma sample a correr e depois vai ver à EH a mesma sample e vê as diferenças.
 
Quem diria que a compra de uma TV pode ser tão complicada :-D

Relativamente às tecnologias de edge ou backlight, o que percebo é que à partida à backlight seria uma tecnologia melhor, full led, mas que não é exactamente o que deve acontecer no caso da EH.
Assim e nesta gama de preços parece que o mais utilizado acaba por ser a edge, que pode apresentar os problemas que referiste mas também deve estar mais aperfeiçoada por ser mais utilizada.
No meu caso acho que não vou considerar este factor, edge ou backlight, na escolha da TV.
Nada melhor que a experiência da imagem ao vivo, se bem que no que diz respeito à estética, sem dúvida a edge acaba por ser bem mais interessante dada espessura minima.
A EH por exemplo vista de lado parece uma TV mais desactualizada, mas o que importa mesmo é vista de frente. :D
Não sendo a EH a sucessora da D5000, deve ser a ES5500. Parece ter a mesma tecnologia e o valor está mais próximo, contudo a D5000 consegue ser menos espessa que a ES5500.

D5000 (esq.) ES5500 (dir.)

dimension_b1_3.jpg
UE32ES5500WXXC-30120-0.jpg


Se assim for, a unica vantagem da ES será ser deste ano, mas as D5000/5500 conseguem-se encontrar mais baratas.

A D6000 pelo que vejo está praticamente ao preço desta ES5500 e oferece o 3D pelo menos como vantagem.
Agora a dificuldade será mesmo encontrar a D5000 numa loja junto da EH, ES ou mesmo da D6000 para poder comparar.
Possivelmente se não for comparando lado a lado não se tiram as dúvidas de que realmente é melhor que a EH e idêntica à D6000.
Mas pensando bem se a 6000 é 3D isso pode influenciar de alguma forma a imagem comparativamente ás outras que não o são.
Concerteza devem haver diferenças no ecrã face ás 2D. O brilho que falas poderá ser por isso, não?

Encontrei aqui no forúm este tópico que fala das diferenças entre a D5000 e D5500 mas também mete a D6000 ao barulho: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=690769&page=1</a><br><br>

No final parece-me que tanto a EH5000 como as D5000/5500 ou a D6000 acabam por ser boas opções e só a diferença de valor é que poderá fazer decidir.
Já agora os melhores preços que encontrei para estes modelos foram:

32EH5000 - 350€
32D5000 - 416€
32D5500 - 430€
32D6000 - 508€
32ES5500 - 485€
 
Bem essa é de uma gama superior.
Além de ser modelo deste ano deve ser superior à D6000, digo eu.
Deve ser uma boa opção mas já é para outros valores.

Samsung UE40ES6530 - 830€ (apesar de existir em 32" não encontro preços, mas deve ser no minimo uns 600/650€)
 
Aquele SXXC no fim da que falei deve fazer alguma diferença. Está na "voltem sempre" a 999€. Uma diferença de preço considerável.
 
Por isso gostaria de ter visto a D5000 para tirar as dúvidas já que não é 3D. Pelo que percebi a D5000 mesmo em salas com janelas de lado o reflexo não é assim tanto. Agora falta-me confirmar a qualidade de imagem em relação à 6000. A sample que eu levei era do filme Hugo. O que mais me chamou a atenção foi quando fiz um pause na cabeça do miudo e era incrivel que mesmo à beira não via grão nenhum na imagem enquanto na EH embora fosse pouco notava. Quando vinha embora ao afastar-me já aí a uns bons dez metros era notório que a D6000 em termos de cor superava as outras que estavam ao lado. Vê se consegues arranjar uma loja que tenha uma e experimenta. Para mim a melhor forma de comparar é mesmo levar uma pen e ver a imagem pq na loja com o sinal que lá estiver acho que depende de muita coisa a imagem e fico com dúvidas.

Outra coisa que li é que nas TVs maiores os problemas das LED manifestam-se mais.
Esta é uma review da D5000
http://www.avforums.com/reviews/Samsung-D5000-UE-32D5000-37D5000-40D5000-46D5000-LED-LCD-TV-Review_262/Review.html

Discussão da série EH
http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1406151
[URL="http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1398113"]http://www.avsforum.com/avs-vb/showthread.php?t=1398113

[/URL]
 
Última edição:
Por isso gostaria de ter visto a D5000 para tirar as dúvidas já que não é 3D. Pelo que percebi a D5000 mesmo em salas com janelas de lado o reflexo não é assim tanto. Agora falta-me confirmar a qualidade de imagem em relação à 6000. A sample que eu levei era do filme Hugo. O que mais me chamou a atenção foi quando fiz um pause na cabeça do miudo e era incrivel que mesmo à beira não via grão nenhum na imagem enquanto na EH embora fosse pouco notava. Quando vinha embora ao afastar-me já aí a uns bons dez metros era notório que a D6000 em termos de cor superava as outras que estavam ao lado. Vê se consegues arranjar uma loja que tenha uma e experimenta. Para mim a melhor forma de comparar é mesmo levar uma pen e ver a imagem pq na loja com o sinal que lá estiver acho que depende de muita coisa a imagem e fico com dúvidas.

Sim, tens razão. A melhor forma de tirar as dúvidas é mesmo levando a pen com um filme e testar, porque os videos que eles têm a passar nas lojas de certo estão feitos para tirar o máximo partido das capacidades do equipamento e em suporte de alta definição.
 
Back
Topo